domingo, 29 de setembro de 2024

Todas as pessoas que fazem o bem pertencem a Deus

Todas as pessoas que fazem o bem pertencem a Deus, mesmo separadas de nós | 488 | 30.09.2024 | Lucas 9,46-50

Os discípulos enfrentam uma terrível dificuldade de entender e aceitar o caminho de despojamento e compaixão pelo qual Jesus vai realizando sua missão, e que serve de critério e paradigma para a missão futura deles mesmos. Enquanto Jesus sublinha essa “opção não opcional” e se empenha em corrigir as posturas equivocadas dos discípulos, eles gastam preciosas energias discutindo quem deles é o maior.

Isso está estampado no rosto deles, e Jesus não precisa que ninguém o informe o que está acontecendo. Para Jesus, o bom, o melhor entre os humanos é o que se faz igual a todos. Para ele, todas as pessoas têm dignidade e são acolhidas por Deus, inclusive prostitutas e outras pessoas tratadas publicamente como pecadoras. Sendo assim, não haveria motivo para competições e ciúmes destruidores.

Jesus oferece esta importante lição a seus discípulos recorrendo a duas linguagens: um gesto e uma afirmação fundamental. Primeiro, chama uma criança (sujeito social insignificante e desprezado) para junto de si (lugar cobiçado por aqueles que se consideravam mais importantes). Depois, declara que ele mesmo é igual a esta criança desprezada, e afirma que aquele que faz algo de bom a ela, o faz a Jesus, pois o menor é que deve vir primeiro lugar. Para Jesus, grandes são os pequenos, e aqueles que os acolhem, defendem e se colocam a serviço deles.

Até aqui, Jesus está tratando das relações internas da comunidade, pedindo que seus discípulos e discípulas se relacionem como Jesus se relaciona com cada um deles. Mas, em seguida, Jesus passa à relação entre aqueles que o seguem e fazem parte do grupo definido de discípulos e outras pessoas que o seguem de modo diferente, mas prolongam no mundo a compaixão que ele praticou e pediu.

Como vimos em vários outros textos que já refletimos, os discípulos, com João à frente, querem proibir que pessoas que não estão com eles façam o bem em nome de Jesus. Pensam que somente eles podem agir em nome de Jesus, como vimos também ontem, no relato do evangelho de São Marcos. Mas Jesus não pensa assim, e diz um “Não!” claro e contundente à tentação do elitismo e da competição. Quem não está contra os discípulos missionários de Jesus, está a favor do reino de Deus. Todas as pessoas que agem com justiça e equidade pertencem ao Povo de Deus.

 

Meditação:

·    Como você se sente e que desejos movem você na atuação como liderança da comunidade eclesial?

·    Como você vê, trata e fala dos cristãos que pertencem a outras igrejas e pregam e agem em nome de Jesus e seu Evangelho?

·    Qual o sentido atual das afirmações “aquele que entre vocês é o menor, este é o maior” e “quem não está contra vocês, está a favor”?

·    Que iniciativas poderíamos tomar para “preparar espaços para Jesus”, mas sem afastá-lo do caminho que o leva à Cruz?

Nenhum comentário: