Jesus propõe e inaugura uma mudança de atitudes, de hábitos de práticas | 464 | 06.09.2024
| Lucas 5,33-39
Depois da pesca frutuosa e do chamado dirigido a
Pedro e seus companheiros de trabalho, nas cenas que a sequência litúrgica
trata noutras oportunidades, Jesus cura um leproso (v. 12-16) e um paralítico
(v. 17-26), chama o publicano Mateus a segui-lo e vai à casa dele se
confraternizar com outros cobradores de impostos e pecadores (v. 27-32). Isso
provoca desconforto nos fariseus, que começam a questionar as práticas
religiosas de Jesus e também o comportamento dos seus discípulos.
Ao interpelar Jesus a respeito do comportamento dos
seus discípulos, os fariseus querem, na verdade, atingir o próprio Jesus. O
ponto de discordância é o jejum, amplamente praticado pelos fariseus e também
por João Batista e seus seguidores. Jesus e seus discípulos fazem pouco caso do
jejum e da austeridade, e priorizam a festa e a confraternização. Levi se
converteu ao Evangelho de Jesus e, ao invés de fazer jejum, organizou uma
festa, para a qual convidou seus companheiros cobradores de impostos. É quase
uma provocação às tradições dos judeus.
Na sua resposta, Jesus não despreza o jejum, mas
justifica a alegria e a esperança que nascem da chegada do Reino de Deus. E faz
isso recorrendo a duas sentenças ou parábolas que contrapõem uma realidade
velha e uma novidade. A palavra “novo” aparece quatro vezes nestes versículos,
e se refere ao Reino de Deus, à nova Aliança assinada por Jesus. Nesta
aliança-casamento Jesus é o noivo da humanidade, e o vinho e o vestido apontam
para a festa e a alegria.
Quem entra na lógica do Reino de Deus assume um
estilo de vida divergente a alternativo àquele vivido como fachada de um modo superficial:
a purificação que agrada a Deus e faz bem às pessoas é interior, e não
exterior. Para alguns judeus, mormente os mais piedosos, a abertura à novidade
do Reino de Deus, anunciado e inaugurado por Jesus, é difícil, e eles preferem
remendos numa roupa velha ou o vinho velho, ao qual já se habituaram, mesmo que
tenha perdido função e sabor.
Os discípulos de
Jesus são convidados e perceber e viver essa novidade, deixando de lado “velhas
lições” e “velhos hábitos”, rigorosos e excludentes, que levam a formar guetos fechados
de pessoas que se consideram perfeitas e superioras às demais, e tratam as
outras com desprezo, chegando até a atitudes e palavras violentas.
Meditação:
· Retome pacientemente o
episódio, começando pelo chamado de Levi e pela festa na casa dele (v. 27-32)
· Perceba o escândalo e o
desconcerto dos fariseus diante da troca da austeridade e do jejum pela
confraternização à mesa
· Deixe-se inspirar pelas
imagens do Reino de Deus: o remendo novo em roupa velha, o vinho novo em pipas
antigas e a festa da Aliança
· Você percebe, em você e
sua comunidade, sinais da tentação de usar o Evangelho para remendar práticas
que nada tem a ver com eles?
Um comentário:
Boa Noite é verdade tudo isso está escrito na Bíblia tenho muita fé na Bíblia
Postar um comentário