Dia 17
de julho | Sexta-feira | 15ª Semana do Tempo Comum
Evangelho segundo Mateus (12,1-8)
A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício
para iluminar e fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser
feita individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade, inclusive através das redes sociais.
Basta combinar com os amigos a mídia, a forma e o horário.
Em tempos de restrições à convivência e movimentação social,
imposição que vem se prolongando mais do que esperávamos mas que é necessária, por
respeito e cuidado com nosso irmãos e irmãs, a leitura orante é um modo de ir
além da simples assistência de celebrações virtuais e de impedir que este seja um tempo pesado e estéril.
Os textos propostos
e desenvolvidos aqui são aqueles indicados
pela Igreja para a liturgia diária. Mas os grupos organizados podem também
escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, se evite ficar apenas
com os textos que agradam mais e se proponha um roteiro.
Que a Palavra de Deus encontre em cada
um de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses
tempos inesperadamente difíceis – pela pandemia e pela crise generalizada
que vivemos em nosso país – produza bons
frutos.
(Missionários da Sagrada
Família
(1)
Coloque-se em atitude de oração
· Escolha um momento
adequado e tranquilo/a para a oração
· Escolha o lugar no
qual você se sinta bem
· Busque uma posição
corporal que lhe ajude a concentrar-se
· Acenda uma vela e tome
a bíblia em suas mãos
· Tome consciência
de si mesmo/a e do momento que vivemos
· Faça silêncio
interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus
· Reze, ouvindo e
repetindo o mantra: Tua Palavra é luz do meu caminho; luz do meu caminho, meu Deus, tua Palavra
é! (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=-AsfnLP_blo)
(2) Leia o texto da
Palavra de Deus
· Leia com toda a
atenção o texto de Mateus 12,1-8
· Leia o texto em
voz alta (se possível)
· Releia o texto uma
ou mais vezes (se necessário)
· Jesus está em plena missão itinerante, em favor da
vida do povo e da formação prática dos discípulos
· Era sábado, eles tinham fome e o alimento estava ao
alcance da mão, mas não lhes pertencia
· Os fariseus criticam a tolerância de Jesus, e Jesus
colhe a ocasião para reafirmar aquilo que é realmente absoluto para Deus e para
aqueles que nele crêem
· Feche a bíblia e
responda: O que este trecho da Palavra de Deus diz em si mesmo?
(3) Medite a Palavra
de Deus
· Reconstrua o
cenário do texto, incluindo a si mesmo/a na cena
· Você identifica também hoje sinais de uso da fé para
se dispensar da atenção à vida das pessoas?
· E o que dizer da economia liberal, que faz da comida,
da água, da saúde e de tudo o mais uma simples mercadoria, limitando o acesso
de multidões a ela?
· Como colocar em prática hoje, na sua família e na sua
comunidade, a vontade de um Deus que prioriza a misericórdia e não a lei, o
culto e os sacrifícios?
· Procure perceber: O que
a Palavra de Deus diz a você hoje?
· Saboreie
interiormente aquilo que mais ressoa ou atrai você
(4) Reze com o texto
lido e meditado
· Tome consciência
de que este texto é Palavra de Deus
· Depois de escutar
atentamente, agora é sua vez de falar
· Não mude de
assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus
· Permita que o
próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta
· Não se preocupe
com raciocínios e frases bem articuladas
· Acompanhe o caminho de Jesus com seus discípulos,
participe da fome deles, observe o questionamento dos fariseus
· Acolha palavra por palavra o ensino enfático de Jesus,
os exemplos históricos que ele cita, a afirmação lapidar que faz
· Procure perceber o que
a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus?
(5)
Contemple a vida à luz da Palavra
· Procure contemplar
a realidade do mundo com o olhar de Deus
· Busque meios para
colocar em prática o que Deus lhe fala
· Perceba o que você
precisa mudar a partir dessa meditação
· Como evitar a eterna tentação de identificar Deus com as
leis e os costumes que mandam e proíbem, os lugares e dias?
· Responda: O que
Deus está pedindo que eu mude ou faça?
· Assuma um
compromisso pessoal de conversão e mudança
(6)
Retorne à vida cotidiana
· Se considerar
conveniente, leia, na página seguinte, o subsídio proposto para ajudar na compreensão
do texto lido
· Recite o Pai Nosso e a Ave Maria, ou faça uma oração pessoal que resuma a experiência de
oração desse dia.
· Recite ou cante a
invocação: Jesus, Maria e José: acolhei-nos, iluminai-nos e ajudai-nos!
· Ouça e cante o
refrão: Eu creio na semente plantada na terra, na vida da gente; eu creio no
amor! (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=GcYEy0DdYcc)
· Apague a vela,
guarde a Bíblia e conclua seu tempo de oração
Pai, eu me abandono
em Ti, faça de mim o que quiseres. Seja o que for, Te agradeço. Estou pronto/a
para tudo, aceito tudo. Desde que Sua Vontade seja feita em mim, em todas as Tuas
criaturas, eu nada mais desejo, meu Deus. Eu coloco minha vida em Tuas mãos. Eu
a dou a Ti, meu Deus, com todo o amor do meu coração, porque eu Te amo, e isso
é uma necessidade de amor, me dar a Ti, para me colocar em Tuas mãos, sem
medida, com uma confiança infinita porque Tu és meu Pai.
SUBSÍDIO
Aparentemente, a questão central que Jesus discute
com os fariseus parece ser a questão da obediência à Lei. Porém, sobressai
outra questão, mais importante: as leis e costumes que controlam a comida e o
acesso a ela. A recorrente menção ao campo de trigo, aos grãos e à fome, ao ato
de comer, tanto dos discípulos como de Davi e seus companheiros não deixa
dúvidas. Os fariseus agem para limitar aos discípulos o acesso ao alimento.
Temos visto como o ensinamento e a prática de Jesus
são alternativos, e confrontam e desafiam as leis e sistemas, e não apenas as leis
religiosas. Jesus revoluciona o papel da lei, do templo e a própria imagem de
Deus. Ele é o Senhor, o enviado pelo Pai, para revelar e realizar a sua
vontade, anunciada nas escrituras e ritualizada no templo. Deus é misericórdia,
e de nós ele espera misericórdia, e não cultos vazios e duros legalismos.
A misericórdia é a essência do relacionamento de
Deus com suas criaturas, é a forma da justiça divina na relação com o ser
humano, e praticá-la significa enfrentar e superar as práticas restritivas que
limitam ou impedem o acesso dos seus filhos e filhas aos direitos humanos
básicos, como a alimentação. É isso que Jesus faz, com a maior liberdade, e
fazem seus discípulos/as. A fome tem prioridade sobre as leis e instituições.
Jesus questiona fortemente a interpretação
restritiva e fria das escrituras dos fariseus, que se mostram sempre tão
corretos. Por duas vezes ele questiona: “Nunca lestes?” E adverte: “Se tivesses
compreendido o que significa...” Jesus é maior que o templo e a lei, é a
superação de ambos e a chave-de-leitura da verdadeira religião. Para ele, a
lei, o templo e o alimento pertencem a Deus, e crer é fazê-los acessíveis a
todos. Tudo isso e tudo o mais está abaixo do querer de Deus.
(Itacir Brassiani msf)
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