Dia 20
de julho | Segunda-feira | 16ª Semana do Tempo Comum
Evangelho segundo Mateus (12,38-42)
A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício
para iluminar e fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser
feita individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade, inclusive através das redes sociais.
Basta combinar com os amigos a mídia, a forma e o horário.
Em tempos de restrições à convivência e movimentação social,
imposição que vem se prolongando mais do que esperávamos mas que é necessária, por
respeito e cuidado com nosso irmãos e irmãs, a leitura orante é um modo de ir
além da simples assistência de celebrações virtuais e de impedir que este seja um tempo pesado e estéril.
Os textos propostos
e desenvolvidos aqui são aqueles indicados
pela Igreja para a liturgia diária. Mas os grupos organizados podem também
escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, se evite ficar apenas
com os textos que agradam mais e se proponha um roteiro.
Que a Palavra de Deus encontre em cada
um de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses
tempos inesperadamente difíceis – pela pandemia e pela crise generalizada
que vivemos em nosso país – produza bons
frutos.
(Missionários da Sagrada
Família
(1)
Coloque-se em atitude de oração
· Escolha um momento
adequado e tranquilo/a para a oração
· Escolha o lugar no
qual você se sinta bem
· Busque uma posição
corporal que lhe ajude a concentrar-se
· Acenda uma vela e tome
a bíblia em suas mãos
· Tome consciência
de si mesmo/a e do momento que vivemos
· Faça silêncio
interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus
· Reze, ouvindo e
repetindo o mantra: A Palavra está perto de ti, em tua boca, em teu coração! (Clique
aqui: https://www.youtube.com/watch?v=BU9zUi4N3Yc)
(2) Leia o texto da
Palavra de Deus
· Leia com toda a
atenção o texto de Mateus 12,38-42
· Leia o texto em
voz alta (se possível)
· Releia o texto uma
ou mais vezes (se necessário)
· Todos buscamos sinais da presença amorosa e
libertadora de Deus na nossa vida e na vida dos outros, e isso não é problema
· O problema é quando esperamos sinais grandiosos e
potentes, e não levamos em consideração os sinais de compaixão libertadora que
ele espalha aos montes
· No passado, e para sempre, o maior sinal é sua entrega
total por amor, compartilhando a cruz dos mais excluídos
· Estes sinais pedem de nós abertura e conversão profunda
de mente e de coração
· Feche a bíblia e
responda: O que este trecho da Palavra de Deus diz em si mesmo?
(3) Medite a Palavra
de Deus
· Reconstrua o
cenário do texto, incluindo a si mesmo/a na cena
· Que sinais você costuma pedir ou esperar para
confirmar o amor e a presença de Deus?
· Você leva em conta que é a fé que torna os sinais
grandes e animadores, e não o contrário?
· Como o exemplo do povo de Nínive e da rainha de Sabá,
citados por Jesus, podem estimular nossa adesão a Jesus Cristo e ao seu
Evangelho?
· Procure perceber: O que
a Palavra de Deus diz a você hoje?
· Saboreie
interiormente aquilo que mais ressoa ou atrai você
(4) Reze com o texto
lido e meditado
· Tome consciência
de que este texto é Palavra de Deus
· Depois de escutar
atentamente, agora é sua vez de falar
· Não mude de
assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus
· Permita que o
próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta
· Não se preocupe
com raciocínios e frases bem articuladas
· Reze pedindo ao Senhor olhos limpos e coração generoso
para perceber os muitos sinais do Reino presentes e ativos no mundo
· Agradeça por aqueles sinais cotidianos, e por isso
frequentemente esquecidos, da bondade de Deus por você, sua família, seus
amigos, seu povo
· Procure perceber o que
a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus?
(5)
Contemple a vida à luz da Palavra
· Procure contemplar
a realidade do mundo com o olhar de Deus
· Busque meios para
colocar em prática o que Deus lhe fala
· Perceba o que você
precisa mudar a partir dessa meditação
· O que nossa catequese e nossa pregação deve melhorar
ou mudar para não criar a expectativa de que Deus se mostra apenas nos sinais
poderosos e capazes de impressionar?
· Responda: O que
Deus está pedindo que eu mude ou faça?
· Assuma um
compromisso pessoal de conversão e mudança
(6)
Retorne à vida cotidiana
· Se considerar
conveniente, leia, na página seguinte, o subsídio proposto para ajudar na
compreensão do texto lido
· Recite o Pai Nosso e a Ave Maria, ou faça uma oração pessoal que resuma a experiência de
oração desse dia.
· Recite ou cante a
invocação: Jesus, Maria e José: acolhei-nos, iluminai-nos e ajudai-nos!
· Ouça e cante o
refrão: Ele me amou e se entregou por mim! Ele me amou e se entregou por mim! (Clique
aqui: https://www.youtube.com/watch?v=orWcwWHWWEY)
· Apague a vela,
guarde a Bíblia e conclua seu tempo de oração
SUBSÍDIO
Na ação missionária e libertadora de Jesus não
faltavam sinais da misericórdia de Deus em favor do povo, por muitos motivos
cansado e abatido. Ele havia acabado de curar uma pessoa cuja personalidade
estava destruída por uma força diabólica. Mas, em vez de acreditar, os fariseus
o acusaram de agir em nome do pai da maldade. E ele respondeu que é pelos
frutos que se conhece a árvore.
Agora, os mestres da lei voltam a insistir, pedindo
a Jesus um sinal que ateste que veio e age em nome de Deus. Eles já tem sinais
e provas suficientes, mas se recusam a aceitar os sinais que beneficiam os
sofredores e excluídos, pois esperam sinais poderosos, capazes de impressionar
e assustar. Mas Jesus só faz sinais para fazer o bem a quem está em situação de
necessidade, e não para satisfazer a curiosidade de incrédulos.
Na verdade, Jesus acena para um sinal futuro e
inusitado: como o profeta Jonas ficara três dias no ventre de um peixe, o
enviado do Pai e Filho do Homem compartilhará a condição o destino dos humanos condenados
e será morto e sepultado no ventre da terra. O sinal da sua divindade é sua
plena e insuperável humanidade. E como os pagãos de Nínive acreditaram na
pregação de Jonas e se converteram, também eles devem aceitar seu testemunho e
mudar de vida.
A resposta de Jesus se torna um insulto e uma
denúncia, quando diz que povos pagãos que se converteram julgarão os piedosos e
orgulhosos mestres da lei. Jesus diz que eles são maus (agem por força do
demônio) e adúlteros (sem nenhuma honra). E, além do exemplo do povo ninivita,
recorda o exemplo da rainha de Sabá, que fez de tudo para visitar Salomão, e
reconheceu sua sabedoria. E, de fato, Jesus é muito mais que Jonas e muito mais
que Salomão. Ele é a encarnação da Sabedoria de Deus, e o sinal maior que ele nos
dá é a compaixão, levada ao extremo na cruz.
(Itacir
Brassiani msf)
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