Dia 25
de julho | Sábado | Festa de São Tiago Apóstolo
Evangelho segundo Mateus (20,20-28)
A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício
para iluminar e fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser
feita individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade, inclusive através das redes sociais.
Basta combinar com os amigos a mídia, a forma e o horário.
Em tempos de restrições à convivência e movimentação social,
imposição que vem se prolongando mais do que esperávamos mas que é necessária, por
respeito e cuidado com nosso irmãos e irmãs, a leitura orante é um modo de ir
além da simples assistência de celebrações virtuais e de impedir que este seja um tempo pesado e estéril.
Os textos propostos
e desenvolvidos aqui são aqueles indicados
pela Igreja para a liturgia diária. Mas os grupos organizados podem também
escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, se evite ficar apenas
com os textos que agradam mais e se proponha um roteiro.
Que a Palavra de Deus encontre em cada
um de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses
tempos inesperadamente difíceis – pela pandemia e pela crise generalizada
que vivemos em nosso país – produza bons
frutos.
(Missionários da Sagrada
Família
(1)
Coloque-se em atitude de oração
· Escolha um momento
adequado e tranquilo/a para a oração
· Escolha o lugar no
qual você se sinta bem
· Busque uma posição
corporal que lhe ajude a concentrar-se
· Acenda uma vela e
tome a bíblia em suas mãos
· Tome consciência
de si mesmo/a e do momento que vivemos
· Faça silêncio
interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus
· Reze, ouvindo e
repetindo o mantra: A Palavra está perto de ti, em tua boca, em teu coração! (Clique
aqui: https://www.youtube.com/watch?v=BU9zUi4N3Yc)
(2)
Leia o texto da Palavra de Deus
· Leia com toda a atenção
o texto de Mateus 20,20-28
· Leia o texto em
voz alta (se possível)
· Releia o texto uma
ou mais vezes (se necessário)
· A cena ilustra como a ideologia do poder encantava e
seduzia também os discípulos/as, e, ao mesmo tempo, a clara diferença da proposta
de Jesus
· Tiago e João estavam entre os primeiros discípulos
chamados por Jesus e esperavam alguma precedência ou privilégio
· Na verdade, o pedido não é da mãe deles, mas deles
mesmo, e expressa a secreta expectativa de todos os demais
· A resposta/advertência de Jesus ao pedido não se
dirige nem à mãe, nem aos dois, mas a todos os discípulos/as
· Feche a bíblia e
responda: O que este trecho da Palavra de Deus diz em si mesmo?
(3)
Medite a Palavra de Deus
· Reconstrua o
cenário do texto, incluindo a si mesmo/a na cena
· Retome a cena e as palavras, dando atenção a cada
gesto, a cada personagem e a cada palavra
· Em que medida o desejo de grandeza, destaque e
privilégio contamina hoje as diversas lideranças da Igreja?
· O que fazer para fazer frente a essa ambição?
· O que significa para você ser servidor dos outros
hoje?
· Procure perceber: O que
a Palavra de Deus diz a você hoje?
· Saboreie
interiormente aquilo que mais ressoa ou atrai você
(4)
Reze com o texto lido e meditado
· Tome consciência
de que este texto é Palavra de Deus
· Depois de escutar
atentamente, agora é sua vez de falar
· Não mude de
assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus
· Permita que o
próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta
· Não se preocupe
com raciocínios e frases bem articuladas
· Coloque-se diante de Jesus, que viveu para servir, e
peça a ele essa graça e essa dignidade também para você
· Recorde e louve a Deus pelos homens e mulheres,
conhecidos seus, que, ontem e hoje, viveram e vivem de modo alternativo, em
tudo amando e servindo
· Reze pelos líderes da sua comunidade cristã, para que
Deus conceda a eles/as a graça de viver a novidade do Evangelho
· Procure perceber o que
a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus?
(5)
Contemple a vida à luz da Palavra
· Procure contemplar
a realidade do mundo com o olhar de Deus
· Busque meios para
colocar em prática o que Deus lhe fala
· Perceba o que você
precisa mudar a partir dessa meditação
· Enumere as atitudes que precisam ser melhoradas na
liderança e animação da Igreja
· Como podemos nos comprometer pessoalmente nessa
mudança?
· Responda: O que
Deus está pedindo que eu mude ou faça?
· Assuma um
compromisso pessoal de conversão e mudança
(6)
Retorne à vida cotidiana
· Se considerar
conveniente, leia, na página seguinte, o subsídio proposto para ajudar na
compreensão do texto lido
· Recite o Pai Nosso e a Ave Maria, ou faça uma oração pessoal que resuma a experiência de
oração desse dia.
· Recite ou cante a
invocação: Jesus, Maria e José: acolhei-nos, iluminai-nos e ajudai-nos!
· Ouça e cante o
refrão: Ele me amou e se entregou por mim! Ele me amou e se entregou por mim! (Clique
aqui: https://www.youtube.com/watch?v=orWcwWHWWEY)
· Apague a vela,
guarde a Bíblia e conclua seu tempo de oração
SUBSÍDIO
Hoje a Igreja celebra a festa do Apóstolo São Tiago
e, por isso, o texto proposto foge um pouco da sequência que estávamos seguindo.
Parece que, propondo-nos este texto, parece que a Igreja quer nos provocar uma
autocrítica sobre o exercício da autoridade.
Um pouco antes desta cena, Jesus sublinhava que, na
lógica do Reino de Deus, os últimos da escala social ocupam os lugares
preferenciais, e que ele mesmo seria rejeitado, perseguido e condenado. Por
isso, fica a impressão de que os discípulos não quiseram entender e ficaram
calados, resistindo silenciosamente.
A ideologia do império romano, que idealizava a
grandeza, a força, o poder e a violência encantava e seduzia também aos
discípulos/as de Jesus. O que aparece em Tiago e seu irmão não é exclusividade
deles: todos estavam mais preocupados com suas ambições e desejavam tronos, e
logo!
A raiva mal disfarçada dos outros discípulos contra
os dois que se anteciparam revela ressentimento e concorrência, ou então a
reação por terem visto demolidos seus sonhos de poder e grandeza resposta de
Jesus ao pedido da mãe dos dois é dirigida a todos.
A novidade do Reino de Deus provoca uma guinada na
escala de valores. Ele pede dos seus discípulos/as uma práxis radicalmente
alternativa. A condição do servo, proposto como modelo, se aproxima da condição
social da criança, da vulnerabilidade, da impotência e da irrelevância. Nada a
ver com grandeza, tudo a ver com a margem!
Jesus não poderia ser mais claro: “Entre vocês não
deve haver dominação e tirania!” Na Igreja de Jesus não há lugar para senhores:
as funções são diferentes, mas a dignidade é a mesma para todos. Todos/as são
iguais! E nisso, Jesus é, em primeira pessoa, modelo e caminho.
(Itacir
Brassiani msf)
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