sexta-feira, 31 de julho de 2020

Leitura Orante do Evangelho (01.08.2020)


Dia 01 de Agosto | Sábado | 17ª Semana do Tempo Comum
Evangelho segundo Mateus (14,1-12)

A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade, inclusive através das redes sociais. Basta combinar com os amigos a mídia, a forma e o horário.

Em tempos de restrições à convivência e movimentação social, imposição que vem se prolongando mais do que esperávamos mas que é necessária, por respeito e cuidado com nosso irmãos e irmãs, a leitura orante é um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais e de impedir que este seja um tempo pesado e estéril.

Os textos propostos e desenvolvidos aqui são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Mas os grupos organizados podem também escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, se evite ficar apenas com os textos que agradam mais e se proponha um roteiro.

Que a Palavra de Deus encontre em cada um de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis – pela pandemia e pela crise generalizada que vivemos em nosso país – produza bons frutos.

(Missionários da Sagrada Família
https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS)

(1)   Coloque-se em atitude de oração
·      Escolha um momento adequado e tranquilo/a para a oração
·      Escolha o lugar no qual você se sinta bem
·      Busque uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se
·      Acenda uma vela e tome a bíblia em suas mãos
·      Tome consciência de si mesmo/a e do momento que vivemos
·      Faça silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus
·      Reze, ouvindo e repetindo o mantra: Que arda como brasa tua Palavra; nos renove esta chama que a boca proclama! (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=ushj5sKNvUE)

(2)   Leia o texto da Palavra de Deus
·      Leia com toda a atenção o texto de Mateus 14,1-12
·      Leia o texto em voz alta (se possível)
·      Releia o texto uma ou mais vezes (se necessário)
·      Mateus faz uma espécie de parêntesis na sua narração da ação e da pregação de Jesus para apresentar o desfecho da missão profética de João Batista
·      A memória do martírio de João Batista é uma espécie de antecipação do que está sendo tramado contra Jesus e poderá se abater também sobre seus discípulos/as
·      Aquele que veio preparar os caminhos do Messias, comia pouco e não bebia, teve seu martírio tramado numa festa da elite
·      Herodes era um príncipe de pouca importância, violento e medroso, preocupado em agradar o imperador de Roma
·      Feche a bíblia e responda: O que este trecho da Palavra de Deus diz em si mesmo?

(3)   Medite a Palavra de Deus
·      Reconstrua o cenário do texto, incluindo a si mesmo/a na cena
·      Leia atentamente esse relato, e perceba o papel de cada personagem na execução de João Batista
·      O profeta do Jordão não recuou diante das ameaças e riscos, e manteve sua pregação e suas denúncias
·      Recorde o nome de profetas e profetizas que marcaram a vida dos cristãos nos últimos tempos
·      Deixe-se estimular e motivar pelo testemunho de João Batista e dos profetas e profetizas que você recordou
·      Procure perceber: O que a Palavra de Deus diz a você hoje?
·      Saboreie interiormente aquilo que mais ressoa ou atrai você

(4)   Reze com o texto lido e meditado
·      Tome consciência de que este texto é Palavra de Deus
·      Recorde o nome de pessoas, grupos e movimentos quer hoje correm riscos de vida por causa de sua atuação pela justiça e pela vida dos mais pobres e marginalizados
·      Deixe-se inspirar por eles e expresse sua prece de súplica ou de agradecimento
·      Depois de escutar atentamente, agora é sua vez de falar
·      Não mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus
·      Permita que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta
·      Não se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas
·      Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus?

(5)   Contemple a vida à luz da Palavra
·      Procure contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus
·      Busque meios para colocar em prática o que Deus lhe fala
·      Perceba o que você precisa mudar a partir dessa meditação
·      Como ajudar nossas comunidades e nossas Igrejas a não se acovardarem diante das ameaças das elites e podres poderes?
·      Que iniciativas podemos tomar para apoiar as pessoas e grupos ameaçados (como os bispos que estão sendo desacreditados por terem se manifestado criticamente sobre o Governo Federal)?
·      Responda: O que Deus está pedindo que eu mude ou faça?
·      Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

(6)   Retorne à vida cotidiana
·      Se considerar conveniente, leia, na página seguinte, o subsídio proposto para ajudar na compreensão do texto lido
·      Recite o Pai Nosso e a Ave Maria, ou faça uma oração pessoal que resuma a experiência de oração desse dia.
·      Recite ou cante a invocação: Jesus, Maria e José: acolhei-nos, iluminai-nos e ajudai-nos!
·      Ouça e cante o refrão: Eu sei, eu sei, eu sei em quem acreditei! Eu sei! Eu sei em quem acreditei! (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=trZaqZnfNpY)
·      Apague a vela, guarde a Bíblia e conclua seu tempo de oração
SUBSÍDIO
Embora possa parecer, a notícia detalhada sobre a trama que levou o profeta João Batista à morte não é uma espécie de parênteses sem muita relevância na apresentação da missão de Jesus. O episódio é uma antecipação daquela que seria a sorte de Jesus e um alerta aos discípulos/as: eles precisam ser profeticamente lúcidos e corajosos, não fechar os olhos frente à prepotência e não ter medo.
Herodes é judeu que exerce um poder limitado, concedido pelo imperador de Roma e a serviço dele. É um príncipe pequeno e insignificante, que entra em colisão com o Reino de Deus e age com prepotência contra seu irmão, se apossando de sua esposa. É contra essa prepotência, e contra outros desmandos e injustiças que reinavam na sociedade e no judaísmo, que João Batista se levanta.
Mateus deixa claro que Herodes desejava eliminar o incômodo profeta. Ele temia que sua pregação acabasse suscitando uma revolta popular, e, dada a popularidade de João Batista, tinha que esperar a ocasião perfeita, para não perder completamente o apoio do povo. E a ocasião se lhe oferece numa festa que reúne a elite masculina e chama as mulheres como parte da diversão e das orgias. Dançar no meio dos homens significava insinuar-se o oferecer serviços sexuais.
E João Batista, que não come nem bebe, tem seu destino definido numa festa com comida, bebida e dança. Atendendo ao pedido de sua mulher, Herodes valoriza mais os códigos de honra e de família que os mandamentos da religião que professa e impedem de matar. Ele se aproveita de tudo isso, inclusive do pedido da mulher, para eliminar um crítico incômodo e assegurar a benevolência do império.
Jesus é informado do desfecho da vida do profeta e amigo, mas isso não o intimida nem esmorece sua fidelidade no anúncio e na construção do Reino de Deus.
 (Itacir Brassiani msf)

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