Dia 01
de Agosto | Sábado | 17ª Semana do Tempo Comum
Evangelho segundo Mateus (14,1-12)
A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício
para iluminar e fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser
feita individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade, inclusive através das redes sociais.
Basta combinar com os amigos a mídia, a forma e o horário.
Em tempos de restrições à convivência e movimentação social,
imposição que vem se prolongando mais do que esperávamos mas que é necessária, por
respeito e cuidado com nosso irmãos e irmãs, a leitura orante é um modo de ir
além da simples assistência de celebrações virtuais e de impedir que este seja um tempo pesado e estéril.
Os textos propostos
e desenvolvidos aqui são aqueles indicados
pela Igreja para a liturgia diária. Mas os grupos organizados podem também
escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, se evite ficar apenas
com os textos que agradam mais e se proponha um roteiro.
Que a Palavra de Deus encontre em cada
um de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses
tempos inesperadamente difíceis – pela pandemia e pela crise generalizada
que vivemos em nosso país – produza bons
frutos.
(Missionários da Sagrada
Família
(1)
Coloque-se em atitude de oração
· Escolha um momento
adequado e tranquilo/a para a oração
· Escolha o lugar no
qual você se sinta bem
· Busque uma posição
corporal que lhe ajude a concentrar-se
· Acenda uma vela e
tome a bíblia em suas mãos
· Tome consciência
de si mesmo/a e do momento que vivemos
· Faça silêncio
interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus
· Reze, ouvindo e
repetindo o mantra: Que arda como brasa tua Palavra; nos renove esta chama que a boca
proclama! (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=ushj5sKNvUE)
(2) Leia o texto da
Palavra de Deus
· Leia com toda a
atenção o texto de Mateus 14,1-12
· Leia o texto em
voz alta (se possível)
· Releia o texto uma
ou mais vezes (se necessário)
· Mateus faz uma espécie de parêntesis na sua narração
da ação e da pregação de Jesus para apresentar o desfecho da missão profética
de João Batista
· A memória do martírio de João Batista é uma espécie de
antecipação do que está sendo tramado contra Jesus e poderá se abater também
sobre seus discípulos/as
· Aquele que veio preparar os caminhos do Messias, comia
pouco e não bebia, teve seu martírio tramado numa festa da elite
· Herodes era um príncipe de pouca importância, violento
e medroso, preocupado em agradar o imperador de Roma
· Feche a bíblia e
responda: O que este trecho da Palavra de Deus diz em si mesmo?
(3) Medite a Palavra
de Deus
· Reconstrua o
cenário do texto, incluindo a si mesmo/a na cena
· Leia atentamente esse relato, e perceba o papel de
cada personagem na execução de João Batista
· O profeta do Jordão não recuou diante das ameaças e
riscos, e manteve sua pregação e suas denúncias
· Recorde o nome de profetas e profetizas que marcaram a
vida dos cristãos nos últimos tempos
· Deixe-se estimular e motivar pelo testemunho de João
Batista e dos profetas e profetizas que você recordou
· Procure perceber: O que
a Palavra de Deus diz a você hoje?
· Saboreie
interiormente aquilo que mais ressoa ou atrai você
(4) Reze com o texto
lido e meditado
· Tome consciência
de que este texto é Palavra de Deus
· Recorde o nome de pessoas, grupos e movimentos quer
hoje correm riscos de vida por causa de sua atuação pela justiça e pela vida
dos mais pobres e marginalizados
· Deixe-se inspirar por eles e expresse sua prece de
súplica ou de agradecimento
· Depois de escutar
atentamente, agora é sua vez de falar
· Não mude de
assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus
· Permita que o
próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta
· Não se preocupe
com raciocínios e frases bem articuladas
· Procure perceber o que
a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus?
(5)
Contemple a vida à luz da Palavra
· Procure contemplar
a realidade do mundo com o olhar de Deus
· Busque meios para
colocar em prática o que Deus lhe fala
· Perceba o que você
precisa mudar a partir dessa meditação
· Como ajudar nossas comunidades e nossas Igrejas a não
se acovardarem diante das ameaças das elites e podres poderes?
· Que iniciativas podemos tomar para apoiar as pessoas e
grupos ameaçados (como os bispos que estão sendo desacreditados por terem se
manifestado criticamente sobre o Governo Federal)?
· Responda: O que
Deus está pedindo que eu mude ou faça?
· Assuma um
compromisso pessoal de conversão e mudança
(6)
Retorne à vida cotidiana
· Se considerar
conveniente, leia, na página seguinte, o subsídio proposto para ajudar na
compreensão do texto lido
· Recite o Pai Nosso e a Ave Maria, ou faça uma oração pessoal que resuma a experiência de
oração desse dia.
· Recite ou cante a
invocação: Jesus, Maria e José: acolhei-nos, iluminai-nos e ajudai-nos!
· Ouça e cante o
refrão: Eu sei, eu sei, eu sei em quem acreditei! Eu sei! Eu sei em quem
acreditei! (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=trZaqZnfNpY)
· Apague a vela,
guarde a Bíblia e conclua seu tempo de oração
SUBSÍDIO
Embora possa parecer, a notícia detalhada sobre a
trama que levou o profeta João Batista à morte não é uma espécie de parênteses
sem muita relevância na apresentação da missão de Jesus. O episódio é uma
antecipação daquela que seria a sorte de Jesus e um alerta aos discípulos/as:
eles precisam ser profeticamente lúcidos e corajosos, não fechar os olhos
frente à prepotência e não ter medo.
Herodes é judeu que exerce um poder limitado,
concedido pelo imperador de Roma e a serviço dele. É um príncipe pequeno e
insignificante, que entra em colisão com o Reino de Deus e age com prepotência
contra seu irmão, se apossando de sua esposa. É contra essa prepotência, e
contra outros desmandos e injustiças que reinavam na sociedade e no judaísmo,
que João Batista se levanta.
Mateus deixa claro que Herodes desejava eliminar o
incômodo profeta. Ele temia que sua pregação acabasse suscitando uma revolta
popular, e, dada a popularidade de João Batista, tinha que esperar a ocasião
perfeita, para não perder completamente o apoio do povo. E a ocasião se lhe
oferece numa festa que reúne a elite masculina e chama as mulheres como parte
da diversão e das orgias. Dançar no meio dos homens significava insinuar-se o
oferecer serviços sexuais.
E João Batista, que não come nem bebe, tem seu
destino definido numa festa com comida, bebida e dança. Atendendo ao pedido de
sua mulher, Herodes valoriza mais os códigos de honra e de família que os
mandamentos da religião que professa e impedem de matar. Ele se aproveita de
tudo isso, inclusive do pedido da mulher, para eliminar um crítico incômodo e
assegurar a benevolência do império.
Jesus
é informado do desfecho da vida do profeta e amigo, mas isso não o intimida nem
esmorece sua fidelidade no anúncio e na construção do Reino de Deus.
(Itacir Brassiani msf)
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