domingo, 26 de julho de 2020

Leitura Orante do Evangelho (27.07.2020)


Dia 27 de julho | Segunda-feira | 17ª Semana do Tempo Comum
Evangelho segundo Mateus (13,31-35)

A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade, inclusive através das redes sociais. Basta combinar com os amigos a mídia, a forma e o horário.

Em tempos de restrições à convivência e movimentação social, imposição que vem se prolongando mais do que esperávamos mas que é necessária, por respeito e cuidado com nosso irmãos e irmãs, a leitura orante é um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais e de impedir que este seja um tempo pesado e estéril.

Os textos propostos e desenvolvidos aqui são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Mas os grupos organizados podem também escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, se evite ficar apenas com os textos que agradam mais e se proponha um roteiro.

Que a Palavra de Deus encontre em cada um de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis – pela pandemia e pela crise generalizada que vivemos em nosso país – produza bons frutos.

(Missionários da Sagrada Família
https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS)

(1)   Coloque-se em atitude de oração
·      Escolha um momento adequado e tranquilo/a para a oração
·      Escolha o lugar no qual você se sinta bem
·      Busque uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se
·      Acenda uma vela e tome a bíblia em suas mãos
·      Tome consciência de si mesmo/a e do momento que vivemos
·      Faça silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus
·      Reze, ouvindo e repetindo o mantra: Que arda como brasa tua Palavra; nos renove esta chama que a boca proclama! (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=ushj5sKNvUE)

(2)   Leia o texto da Palavra de Deus
·      Leia com toda a atenção o texto de Mateus 13,31-35
·      Leia o texto em voz alta (se possível)
·      Releia o texto uma ou mais vezes (se necessário)
·      Com o recurso das parábolas, deseja animar os discípulos/as na esperança e quebrar a resistência e a oposição das elites à novidade do Reino de Deus
·      As duas parábolas destacam o contraste entre a pequenez do Reino hoje e sua força de transformação e seu futuro
·      O Reino de Deus tem, nas pessoas que aderem a ele, a força da semente e do fermento, e vai minando as mentalidades e estruturas egoístas e opressoras
·      Seu modo de atuar não é o mesmo daquele das elites culturais e econômicas que se apossam dos estados e nações
·      Feche a bíblia e responda: O que este trecho da Palavra de Deus diz em si mesmo?

(3)   Medite a Palavra de Deus
·      Reconstrua o cenário do texto, incluindo a si mesmo/a na cena
·      Leia atentamente as duas parábolas e deixe-se levar pelas imagens do fermento e da semente de mostarda (ou de eucalipto)
·      De que modo estas parábolas, como de resto toda a vida e ensino de Jesus, podem nos ensinar a conjugar realismo com esperança, paciência com urgência?
·      Você nota alguma “fermentação” evangélica na sua vida desde que você começou a praticar a Leitura Orante do Evangelho?
·      O que podemos fazer para que o fermento do Evangelho ajudem nossas famílias e a Igreja a serem melhores?
·      Procure perceber: O que a Palavra de Deus diz a você hoje?
·      Saboreie interiormente aquilo que mais ressoa ou atrai você

(4)   Reze com o texto lido e meditado
·      Tome consciência de que este texto é Palavra de Deus
·      Depois de escutar atentamente, agora é sua vez de falar
·      Não mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus
·      Permita que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta
·      Não se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas
·      Procure recordar pessoas e situações que, lentamente, foram transformadas pelo Evangelho
·      Visualize e nomeie iniciativas de solidariedade pequenas e discretas que, sem alarde, fazem um grande bem à quem mais precisa
·      Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus?

(5)   Contemple a vida à luz da Palavra
·      Procure contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus
·      Busque meios para colocar em prática o que Deus lhe fala
·      Perceba o que você precisa mudar a partir dessa meditação
·      O que podemos fazer para que nossa família e nossa comunidade se deixe guiar pelos valores do Reino de Deus em tudo o que decidimos, fazemos e projetamos?
·      Responda: O que Deus está pedindo que eu mude ou faça?
·      Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

(6)   Retorne à vida cotidiana
·      Se considerar conveniente, leia, na página seguinte, o subsídio proposto para ajudar na compreensão do texto lido
·      Recite o Pai Nosso e a Ave Maria, ou faça uma oração pessoal que resuma a experiência de oração desse dia.
·      Recite ou cante a invocação: Jesus, Maria e José: acolhei-nos, iluminai-nos e ajudai-nos!
·      Ouça e cante o refrão: Eu sei, eu sei, eu sei em quem acreditei! Eu sei! Eu sei em quem acreditei! (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=trZaqZnfNpY)
·      Apague a vela, guarde a Bíblia e conclua seu tempo de oração

SUBSÍDIO
Já vimos que Jesus prefere anunciar o mistério do Reino de Deus através de parábolas. É um recurso sapiencial e popular que usa imagens tiradas da experiência cotidiana, e exige o engajamento do ouvinte na interpretação. Aos discípulos, Jesus se comunica de modo mais explicativo.
Nas parábolas de hoje, explicitamente relacionadas com o Reino de Deus, que recorre às imagens da semente de mostrada e do fermento, Jesus parte da experiência agrícola e doméstica. Enquanto que a parábola do semeador chama a atenção sobre a ação de semear e as condições da terra, as de hoje sublinham o contraste entre o pequeno e o pouco de hoje e a grandeza e a força no futuro.
Jesus tem presente que o aparente fracasso do Reino que ele prega não se deve unicamente à oposição que ele sofre, mas também à própria natureza do reino de Deus. Ele não cresce ao modo dos impérios e poderes políticos, impondo-se pela força e pela grandeza, mas de modo discreto e escondido, lentamente, corroendo a lógica do poder e do egoísmo como o fermento corrompe a farinha.
As parábolas nos chamam a manter os pés e mãos no tempo presente, mas sem deixar de vislumbrar o futuro, com realismo e esperança. O projeto alternativo do Reino de Deus, como o fermento encoberto e escondido pela farinha, é invisível aos olhos da elite, mas lentamente vai minando o status quo e, de pequeno como a semente de mostarda, se torna hortaliça frondosa à sombra da qual os povos e pessoas oprimidas (aves) encontram acolhida.
O texto termina com frases um pouco mais enigmáticas. Mas o sentido delas pode ser expresso assim: alguns ouvem e entendem a mensagem do Reino de Deus e outros não entendem e rejeitam. Mas a salvação de Deus é oferecida a todos, e está aberta até àqueles que a rejeitam.
 (Itacir Brassiani msf)

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