quinta-feira, 12 de maio de 2022

ANO C | TEMPO PASCAL | QUINTO DOMINGO | 15.05.2022

O amor compassivo é a fonte, a meta e o método da missão.

No entardecer da vida seremos julgados pelo amor, afirma o místico e poeta. Mas no alvorecer e no meio-dia da nossa existência, o verbo amar há de ser conjugado em todos os tempos e modos, inclusive no imperativo, mas especialmente no presente e no gerúndio. O testamento de Jesus nos e o testemunho corajoso das primeiras comunidades cristãs, nascidas do amor espiritual, humano e político dos apóstolos, estão aí, vivos e eloquentes, para que não esqueçamos disso.

A meta que dá sentido à nossa vida e missão é o Reino de Deus. Os cristãos não podem passar pelo mundo caminhando na ponta dos pés, como se tivessem medo de se contaminar. Também não podemos voltar o olhar para uma ilusória interioridade, como se não tivéssemos outra tarefa além de salvar a própria alma. Não foi isso que Jesus Cristo fez, e não foi isso que seus melhores discípulos e discípulas fizeram ao longo dos vinte séculos de história do cristianismo. A esperança de novos céus e nova terra nos comprometem na transfiguração desta terra!

E nem mesmo as dificuldades que enfrentamos podem nos levar a desistir da grande Utopia que nos faz caminhar. O terremoto da perseguição que se abatia sobre os cristãos no final no primeiro século não impediu que João e sua comunidade visualizassem novos céus e nova terra: uma cidade-sociedade santa, bela como noiva enfeitada para o casamento; a tenda da morada definitiva de Deus no coração da humanidade; a presença de Deus, como mãe, enxugando nossas lágrimas; a terra sem males, espaço do bem-viver, como sonham ensinam nossos povos originários.

Mas precisamos pôr nossa inteligência em funcionamento para dar a esta imagem poética traços históricos e atuais: um mundo sem barreiras para os migrantes, e no qual haja lugar para todos os seres humanos; um sistema econômico que respeite e preserve a criação; uma política que não se limite a assegurar os privilégios de uma pequena elite, cortar os investimentos em políticas sociais, armar os violentos e atentar contra a democracia; uma cultura amante da humanidade, da criatividade, da liberdade e da beleza; uma Igreja regida pela igualdade e pela compaixão.

Demonstrando plena consciência do desfecho da própria vida, e pensando no martírio que coroaria o amor intenso que marcou toda sua vida, Jesus declara que Deus o glorificará sem demora. Para ele, a cruz não é absurdo e ignomínia, mas a radicalização da solidariedade de Deus com a humanidade e a suprema doação da humanidade a Deus. Por isso, é glorificação de Deus e revelação do ser humano. Santo Irineu afirmará que a glória de Deus é a vida do ser humano.

Para os cristãos, amar não é uma opção condicionada, mas um imperativo absoluto. E, a partir da morte e ressurreição de Jesus, a medida do amor é Jesus. “Eu vos dou um novo mandamento. Amai-vos uns aos outros. Como eu vos amei, assim também vós deveis amar-vos uns aos outros.” Jesus faz questão de sublinhar que a medida que verifica o amor é nova. A medida do amor é amar sem medidas, dirão os místicos. A partir de Jesus de Nazaré, amar significa lutar para que todos tenham vida, dando da própria vida e arriscando a própria vida.

Prosseguindo o diálogo testamentário com seus discípulos, Jesus diz: “Quem crê em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas. Se alguém me ama, guardará a minha palavra; meu Pai o amará, e nós viremos e faremos nele a nossa morada” (Jo 14,12-23). Isso quer dizer que a comunidade dos que amam verdadeiramente se torna a morada de Deus no mundo. E então o amor ao próximo e ao distante se torna o estatuto e a identidade da comunidade cristã. “Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se vos amardes uns aos outros”.

Jesus de Nazaré, Cordeiro de Deus e missionário do Pai, expressão viva e inequívoca do verbo amar. Lavando os pés dos discípulos, inclusive de Pedro e de Judas, tu nos perguntas se entendemos o que estás fazendo. Na verdade, ainda não entendemos tudo e profundamente. Por isso, aproximamo-nos de novo da mesa da Palavra e do Pão. Queremos contemplar teu gesto e aprender tua lição e vivê-la nos caminhos do mundo e nos cenáculos da vida, fazendo-nos tudo para todos, sempre amando e servindo, vivendo e testemunhando a Boa Notícia que anima os pobres, levanta os caídos e abre os olhos aos cegos. Assim seja! Amém!

Itacir Brassiani msf

Atos dos Apóstolos 14,21-27 | Salmo 144 (145) | Apocalipse de São João 21,1-5 |  Evangelho  de São  João (13,31-35)

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