Dia 18
de setembro | Sexta-feira | 24ª Semana Comum
Evangelho
segundo Lucas (8,1-3)
A Leitura
Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e fecundar nossa vida
cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em família,
em grupo ou em comunidade.
“Ouvir
juntos a Palavra de Deus, praticar a lectio divina, deixar-se
surpreender pela novidade dela, superar nossa surdez àquilo que não está de
acordo com nossas opiniões ou preconceitos, escutar e estudar em comunhão com
os demais fiéis, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à
escuta da Palavra” (Bento XVI, Verbum
Domini, 46).
Em tempos
de restrições à convivência e à movimentação social, a leitura orante é um modo
de ir além da simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar
que este seja um tempo pesado e estéril.
Os textos propostos
são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. O grupos podem
escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, preparem um roteiro e
evitem escolher apenas os textos que agradam mais.
Que a Palavra de Deus
encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos
inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos.
(Missionários da Sagrada Família
https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS)
(1) Coloque-se
em atitude de oração
· Escolha
um momento adequado e tranquilo/a para a oração
· Escolha
o lugar no qual você se sinta bem
· Busque
uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se
· Acenda
uma vela e tome a bíblia em suas mãos
· Tome
consciência de si mesmo/a e do momento que vivemos
· Faça
silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus
·
Prepare-se ouvindo ou cantando: Escuta,
Israel! Javé, teu Deus, quer falar! (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=u2VMsDR-rPE)
(2)
Leia o texto da Palavra de Deus
· Leia
com toda a atenção o texto de Lucas 8,1-3
· Leia
o texto em voz alta (se possível)
· Releia
o texto uma ou mais vezes (se necessário)
· A mulher considerada pecadora se
mostra “filha da sabedoria”, porque reconhece em Jesus o Deus misericordioso
· Como ela, um bom grupo de mulheres
segue Jesus, aprende com ele e colabora com sua missão de anunciar o Reino
· Elas aparecem e são citadas em nível
de igualdade até com o grupo dos doze apóstolos!
· O
que este trecho da Palavra de Deus diz em si mesmo?
(3)
Medite a Palavra de Deus
· Reconstrua
o cenário do texto, incluindo a si mesmo/a na cena
· Retome, com todas nuances, a cena descrita
hoje por Lucas
· Sua comunidade eclesial tem se
esforçado para reconhecer a plena dignidade das mulheres e não tem impedido que
tenham lugar e importância como os homens?
· Por que a igreja católica ainda não
consegue incluir plenamente as mulheres nos seus ministérios e funções de
direção?
· O que fazer para que a Igreja seja
coerente com Jesus no tratamento inclusivo das mulheres?
· Procure
perceber: O que a Palavra de Deus diz a você hoje?
· Saboreie
interiormente aquilo que mais ressoa ou atrai você
(4)
Reze com o texto lido e meditado
· Tome
consciência de que este texto é Palavra de Deus
· Depois
de escutar atentamente, agora é sua vez de falar
· Não
mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus
· Permita
que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta
· Não
se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas
· Procure
perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus?
· Permita que ressoe nos seus lábios a
oração das mulheres que dão o melhor de si pelas comunidades e pelos sofredores
· Deixe ressoar também o grito das
mulheres discriminadas na Igreja e que sofrem violência na sociedade e até na
família
(5) Contemple
a vida à luz da Palavra
· Procure
contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus
· Busque
meios para colocar em prática o que Deus lhe fala
· Perceba
o que você precisa mudar a partir dessa meditação
· Responda:
O
que Deus está pedindo que eu mude ou faça?
· O que nós e nossa Igreja deve fazer
para fazer o que Jesus fez, com a mesma liberdade e capacidade de acolhida?
· Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
(6) Retorne
à vida cotidiana
· Se
considerar conveniente, leia, na página seguinte, o subsídio proposto para
ajudar na compreensão do texto lido
· Recite
o Pai Nosso e a Ave Maria, ou faça uma oração pessoal que resuma a experiência de
oração desse dia.
· Recite
ou cante a invocação: Jesus, Boa Notícia de Deus! Tua Palavra guie
os passos meus!
· Ouça
e reze com o refrão: Jesus, tu és a luz dos olhos meus! Jesus,
brilhe esta luz nos passos meus seguindo os teus (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=qpCS0gucq6c)
· Apague
a vela, guarde a Bíblia e conclua seu tempo de oração
“Faça-se com que o estudo da Sagrada
Escritura seja verdadeiramente a alma da teologia, enquanto se reconhece
nela a Palavra que Deus hoje dirige ao mundo, à Igreja e a cada um
pessoalmente” (Bento XVI, Verbum Domini, 86).
REFLEXÃO
COMPLEMENTAR
No episódio de ontem vimos que Simão não
reconhece sua condição de pecador e, com isso, se fecha ao perdão e à gratidão,
e, assim, não segue Jesus. Mas a mulher sem nome, porque perdoada, expressa sua
confiança e gratidão a Jesus. E tudo indica que se torna discípula!
É isso que nos dão a entender os três versos
do evangelho de hoje: na sua peregrinação por cidades e povoados para anunciar
a boa notícia do Reino de Deus, Jesus era acompanhado pelo “grupo dos doze” e
por um bom número de mulheres libertadas de um passado de medo e exclusão,
beneficiadas pela misericórdia de Deus em Jesus Cristo.
Que Jesus admita mulheres como discípulas é
algo inusitado para a cultura daquele tempo. Os pais escolhiam mestres e
educadores para seus filhos, mas não para as filhas. Isso representa uma
novidade e uma ruptura com os padrões judaicos. A inauguração do Reino de Deus
gera relações de partilha, serviço e autonomia.
As mulheres que acompanham Jesus, nomeadas ou
não, não são explicitamente chamadas de discípulas, mas o são. E aparecem em
nível de igualdade com o grupo dos dize! Elas aparecem como servidoras eficazes
– diaconisas! – e são modelos daquilo que se espera de todo/a discípulo/a
missionário/a de Jesus e do Reino de Deus.
O que congrega e caracteriza este grupo amplo
e diversificado de pessoas que seguem Jesus é a plena dedicação a ele, a
disposição de deixar-se formar na sua “escola”, o anúncio da boa notícia do
Reino de Deus e o testemunho de abertura, acolhida, partilha e irmandade. A
novidade de Jesus se mostra na comunidade que o segue!
Que belo exemplo, e que provocação
contundente, Jesus faz à nossa igreja, ainda tão masculina e resistente ao
pleno reconhecimento do jeito feminino de viver a missão!
(Itacir Brassiani msf)
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