Dia 08
de setembro | Terça-feira | Festa da Natividade de Maria
Evangelho segundo Mateus (1,1-23)
A Leitura Orante da Palavra de Deus é um
exercício para iluminar e fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus.
Pode ser feita individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.
Em tempos de restrições à convivência e à movimentação
social, a leitura orante é um modo de ir além da simples assistência de
celebrações virtuais e uma forma evitar
que este seja um tempo pesado e estéril.
Os textos que
propomos são aqueles indicados pela
Igreja para a liturgia diária. O grupos organizados podem escolher outros
textos, desde que tenham uma sequência, preparem um roteiro e evitem escolher
apenas os textos que agradam mais.
Que a Palavra de Deus encontre em cada
um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses
tempos inesperadamente difíceis, produza
bons e abundantes frutos.
(Missionários da Sagrada Família
(1) Coloque-se
em atitude de oração
· Escolha
um momento adequado e tranquilo/a para a oração
· Escolha
o lugar no qual você se sinta bem
· Busque
uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se
· Acenda
uma vela e tome a bíblia em suas mãos
· Tome
consciência de si mesmo/a e do momento que vivemos
· Faça
silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus
· Reze,
ouvindo ou cantando: Maria de Nazaré, Maria me cativou! (Clique
aqui: https://www.youtube.com/watch?v=S4ATsZujKEI)
(2)
Leia o texto da Palavra de Deus
· Leia
com toda a atenção o texto de Mateus 1,1-23
· Leia
o texto em voz alta (se possível)
· Releia
o texto uma ou mais vezes (se necessário)
· Com este texto de Mateus, a Igreja
quer iluminar a festa do nascimento de Maria, ou de “Maria Menina”
· As genealogias servem para assegurar a
pertença de uma pessoa a uma família ou a um povo, e garantir sua legitimidade
· Na genealogia de Jesus, Mateus rompe
com a tradição e inclui nela figura de mulheres, todas humilhadas e
marginalizadas
· Com isso, sublinha que o nascimento de
Jesus e a irrupção do Reino de Deus acaba também que o poder patriarcal
· Tanto Jesus como Maria tem suas raízes
no povo de Israel, do qual são legítimos herdeiros, e seu horizonte na
intervenção misericordiosa e libertadora de Deus em favor dos oprimidos
· Os v. 18-23 demonstram como ocorreu a
encarnação do Filho de Deus, sem o recurso ao poder patriarcal
· Feche
a bíblia e responda: O que este trecho da Palavra de Deus diz em
si mesmo?
(3)
Medite a Palavra de Deus
· Reconstrua
o cenário do texto, incluindo a si mesmo/a na cena
· Retome a genealogia, prestando atenção
na inserção das figuras femininas
· Perceba a mudança da lógica narrativa
quando fala da geração de Jesus em Maria
· Contemple demoradamente o drama
enfrentado por José diante da inaudita e inexplicável gravidez da sua noiva
· Qual é a relevância, e o que
significa, para você, lembrar que Maria também nasceu, pertence a um povo e faz
parte do grupo de mulheres olhadas com desprezo pelos homens?
· Procure
perceber: O que a Palavra de Deus diz a você hoje?
· Saboreie
interiormente aquilo que mais ressoa ou atrai você
(4)
Reze com o texto lido e meditado
· Tome
consciência de que este texto é Palavra de Deus
· Depois
de escutar atentamente, agora é sua vez de falar
· Não
mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus
· Permita
que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta
· Não
se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas
· Procure
perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus?
· Reze a Ave Maria, recordando as cenas
evangélicas às quais se referem e deixando que cada palavra da oração ressoe
profundamente em você
(5) Contemple
a vida à luz da Palavra
· Procure
contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus
· Busque
meios para colocar em prática o que Deus lhe fala
· Perceba
o que você precisa mudar a partir dessa meditação
· Responda:
O
que Deus está pedindo que eu mude ou faça?
· Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
(6) Retorne
à vida cotidiana
· Se
considerar conveniente, leia, na página seguinte, o subsídio proposto para
ajudar na compreensão do texto lido
· Recite
o Pai Nosso e a Ave Maria, ou faça uma oração pessoal que resuma a experiência de
oração desse dia.
· Recite
ou cante a invocação: Jesus, Evangelho de Deus! Tua Palavra guie
os passos meus!
· Ouça
e cante canção de São Francisco: Maria de Deus, Maria da gente! Maria da
simplicidade da flor! (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=1BR3BBPm_cQ)
· Apague
a vela, guarde a Bíblia e conclua seu tempo de oração
“O olhar de Maria é o único verdadeiramente
infantil, o único olhar de criança que jamais se levantou contra nossa
vergonha. Olhar inconcebível, inexprimível, que a torna mais jovem que o
pecado, mais jovem do que a estirpe da qual saiu” (George Bernanos).
NOTAS COMPLEMENTARES
Recordamos o nascimento de Maria para destacar a
longa preparação e o início da realização da promessa de Deus, da nova e eterna
aliança. Maria é filha do seu povo e, através dela e do filho, o amor de Deus
alcança toda a humanidade, sem nenhuma exclusão. Maria é a “arca da aliança”, e
nela se unem a antiga e a nova aliança.
Os relatos de genealogia, como esse de Jesus, nos
parecem hoje enfadonhos e inúteis. Mas, para a cultura do oriente antigo, era
um modo de assegurar a pertença a um povo. No caso de Mateus, mesmo sem
apresentar uma genealogia completa (Moisés e os profetas não são citados),
demonstra que Jesus pertence ao povo hebreu, que ele é um israelita legítimo,
um descendente de Davi.
As genealogias apresentam apenas figuras
masculinas, são patriarcais. Mas Mateus incluiu cinco mulheres na genealogia de
Jesus: Tamar (filha de prostituta), Raab (protitura cananéia), Rute
(estrangeira, de um povo acusado de ter se originado de um incesto), a “mulher
de Urias” (sem nome, abusada por Davi) e Maria de Nazaré.
Incluindo estas mulheres nas origens de Jesus,
Mateus deslegitima o patriarcado e sublinha a providência misericordiosa de
Deus e a inclusão de pessoas e povos marginalizados nos seus planos e
intervenções. Silenciando sobre o pai biológico de Jesus (“José, esposo de
Maria, da qual nasceu Jesus”, Mateus deslegitima mais uma vez a
ideologia patriarcal
Maria é incluída no grupo das outras quatro
mulheres (ela é filha da humanidade!), mas, ao mesmo tempo, representa uma
diferença, uma novidade: nela se manifesta a encarnação de um Deus que intervém
na história elevando os humilhados e relativizando os poderes e ideologias,
inclusive o patriarcado. “Maria de Deus, Maria da gente!”
(Itacir Brassiani msf)
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