segunda-feira, 7 de setembro de 2020

Leitura Orante do Evangelho (08.09.2020)


Dia 08 de setembro | Terça-feira | Festa da Natividade de Maria
Evangelho segundo Mateus (1,1-23)

A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.

Em tempos de restrições à convivência e à movimentação social, a leitura orante é um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um tempo pesado e estéril.

Os textos que propomos são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. O grupos organizados podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, preparem um roteiro e evitem escolher apenas os textos que agradam mais.

Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos.
 (Missionários da Sagrada Família
https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS)

(1)    Coloque-se em atitude de oração
·      Escolha um momento adequado e tranquilo/a para a oração
·      Escolha o lugar no qual você se sinta bem
·      Busque uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se
·      Acenda uma vela e tome a bíblia em suas mãos
·      Tome consciência de si mesmo/a e do momento que vivemos
·      Faça silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus
·      Reze, ouvindo ou cantando: Maria de Nazaré, Maria me cativou! (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=S4ATsZujKEI)

(2)    Leia o texto da Palavra de Deus
·      Leia com toda a atenção o texto de Mateus 1,1-23
·      Leia o texto em voz alta (se possível)
·      Releia o texto uma ou mais vezes (se necessário)
·      Com este texto de Mateus, a Igreja quer iluminar a festa do nascimento de Maria, ou de “Maria Menina”
·      As genealogias servem para assegurar a pertença de uma pessoa a uma família ou a um povo, e garantir sua legitimidade
·      Na genealogia de Jesus, Mateus rompe com a tradição e inclui nela figura de mulheres, todas humilhadas e marginalizadas
·      Com isso, sublinha que o nascimento de Jesus e a irrupção do Reino de Deus acaba também que o poder patriarcal
·      Tanto Jesus como Maria tem suas raízes no povo de Israel, do qual são legítimos herdeiros, e seu horizonte na intervenção misericordiosa e libertadora de Deus em favor dos oprimidos
·      Os v. 18-23 demonstram como ocorreu a encarnação do Filho de Deus, sem o recurso ao poder patriarcal
·      Feche a bíblia e responda: O que este trecho da Palavra de Deus diz em si mesmo?

(3)    Medite a Palavra de Deus
·      Reconstrua o cenário do texto, incluindo a si mesmo/a na cena
·      Retome a genealogia, prestando atenção na inserção das figuras femininas
·      Perceba a mudança da lógica narrativa quando fala da geração de Jesus em Maria
·      Contemple demoradamente o drama enfrentado por José diante da inaudita e inexplicável gravidez da sua noiva
·      Qual é a relevância, e o que significa, para você, lembrar que Maria também nasceu, pertence a um povo e faz parte do grupo de mulheres olhadas com desprezo pelos homens?
·      Procure perceber: O que a Palavra de Deus diz a você hoje?
·      Saboreie interiormente aquilo que mais ressoa ou atrai você

(4)    Reze com o texto lido e meditado
·      Tome consciência de que este texto é Palavra de Deus
·      Depois de escutar atentamente, agora é sua vez de falar
·      Não mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus
·      Permita que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta
·      Não se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas
·      Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus?
·      Reze a Ave Maria, recordando as cenas evangélicas às quais se referem e deixando que cada palavra da oração ressoe profundamente em você

(5)    Contemple a vida à luz da Palavra
·      Procure contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus
·      Busque meios para colocar em prática o que Deus lhe fala
·      Perceba o que você precisa mudar a partir dessa meditação
·      Responda: O que Deus está pedindo que eu mude ou faça?
·      Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

(6)    Retorne à vida cotidiana
·      Se considerar conveniente, leia, na página seguinte, o subsídio proposto para ajudar na compreensão do texto lido
·      Recite o Pai Nosso e a Ave Maria, ou faça uma oração pessoal que resuma a experiência de oração desse dia.
·      Recite ou cante a invocação: Jesus, Evangelho de Deus! Tua Palavra guie os passos meus!
·      Ouça e cante canção de São Francisco: Maria de Deus, Maria da gente! Maria da simplicidade da flor! (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=1BR3BBPm_cQ)
·      Apague a vela, guarde a Bíblia e conclua seu tempo de oração

O olhar de Maria é o único verdadeiramente infantil, o único olhar de criança que jamais se levantou contra nossa vergonha. Olhar inconcebível, inexprimível, que a torna mais jovem que o pecado, mais jovem do que a estirpe da qual saiu” (George Bernanos).

NOTAS COMPLEMENTARES
Recordamos o nascimento de Maria para destacar a longa preparação e o início da realização da promessa de Deus, da nova e eterna aliança. Maria é filha do seu povo e, através dela e do filho, o amor de Deus alcança toda a humanidade, sem nenhuma exclusão. Maria é a “arca da aliança”, e nela se unem a antiga e a nova aliança.
Os relatos de genealogia, como esse de Jesus, nos parecem hoje enfadonhos e inúteis. Mas, para a cultura do oriente antigo, era um modo de assegurar a pertença a um povo. No caso de Mateus, mesmo sem apresentar uma genealogia completa (Moisés e os profetas não são citados), demonstra que Jesus pertence ao povo hebreu, que ele é um israelita legítimo, um descendente de Davi.
As genealogias apresentam apenas figuras masculinas, são patriarcais. Mas Mateus incluiu cinco mulheres na genealogia de Jesus: Tamar (filha de prostituta), Raab (protitura cananéia), Rute (estrangeira, de um povo acusado de ter se originado de um incesto), a “mulher de Urias” (sem nome, abusada por Davi) e Maria de Nazaré.
Incluindo estas mulheres nas origens de Jesus, Mateus deslegitima o patriarcado e sublinha a providência misericordiosa de Deus e a inclusão de pessoas e povos marginalizados nos seus planos e intervenções. Silenciando sobre o pai biológico de Jesus (“José, esposo de Maria, da qual nasceu Jesus”, Mateus deslegitima mais uma vez a ideologia patriarcal
Maria é incluída no grupo das outras quatro mulheres (ela é filha da humanidade!), mas, ao mesmo tempo, representa uma diferença, uma novidade: nela se manifesta a encarnação de um Deus que intervém na história elevando os humilhados e relativizando os poderes e ideologias, inclusive o patriarcado. “Maria de Deus, Maria da gente!”
 (Itacir Brassiani msf)

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