Dia 27
de setembro | Domingo | 26ª Domingo do Tempo Comum
Evangelho segundo Mateus (21,28-32)
A Leitura Orante da Palavra de Deus é
um exercício para iluminar e fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de
Deus. Pode ser feita individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.
“Ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar
a lectio
divina, deixar-se surpreender pela novidade dela, superar a surdez àquilo
que não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para
alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra” (Bento XVI, Verbum Domini, 46).
Em tempos de restrições à convivência e
à movimentação social, a leitura orante é um modo de ir além da simples
assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um tempo
pesado e estéril.
Os textos propostos são aqueles
indicados pela Igreja para a liturgia diária. O grupos podem escolher outros
textos, desde que tenham uma sequência, preparem um roteiro e evitem escolher
apenas os textos que agradam mais.
Que a Palavra de Deus encontre em cada
um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente
difíceis, produza bons e abundantes frutos.
(Missionários da Sagrada Família
https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS)
(1) Coloque-se
em atitude de oração
· Escolha
um momento adequado e tranquilo/a para a oração
· Escolha
o lugar no qual você se sinta bem
· Busque
uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se
· Acenda
uma vela e tome a bíblia em suas mãos
· Tome
consciência de si mesmo/a e do momento que vivemos
· Faça
silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus
· Prepare-se
ouvindo ou cantando: Aquele que vos chamou, aquele que vos chamou
é fiel, é fiel; fiel é aquele que vos chamou! (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=SU8-WSS31HM)
(2)
Leia o texto da Palavra de Deus
· Leia
com toda a atenção o texto de Mateus 21,28-32
· Leia
o texto em voz alta (se possível)
· Releia
o texto uma ou mais vezes (se necessário)
· Jesus está em Jerusalém, onde sofre
ameaças e represálias por parte das autoridades religiosas e, ao mesmo tempo, enfrenta
e desmascara a hipocrisia delas
· A parábola do evangelho de hoje está
neste contexto: há quem aparentemente e publicamente aceita a Lei de Deus, mas
este sim não se confirma posteriormente
· Por outro lado, há pessoas que são
acusadas de dizer Não a Deus, mas cumprem sua santa vontade, e estas,
consideradas pecadoras pelos primeiros, são agradáveis a Deus
· O
que este trecho da Palavra de Deus diz em si mesmo?
(3)
Medite a Palavra de Deus
· Reconstrua
o cenário do texto, incluindo a si mesmo/a na cena
· Qual é a atitude que predomina em
você: a do primeiro filho, que diz Sim mas o nega com a vida, ou a do outro,
que diz Não, mas acaba fazendo o que o pai pede?
· Qual é o sentido atual, em nosso
contexto brasileiro, da afirmação provocativa de Jesus: “Os publicanos e as
prostitutas vos precedem no Reino de Deus”?
· Como isso tudo ressoa em você e na
comunidade cristã, pois obviamente nos consideramos pessoas melhoras que os
pecadores em geral e as prostitutas em particular?
· Procure
perceber: O que a Palavra de Deus diz a você hoje?
· Saboreie
interiormente aquilo que mais ressoa ou atrai você
(4)
Reze com o texto lido e meditado
· Tome
consciência de que este texto é Palavra de Deus
· Depois
de escutar atentamente, agora é sua vez de falar
· Não
mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus
· Permita
que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta
· Não
se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas
· Procure
perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus?
(5) Contemple
a vida à luz da Palavra
· Procure
contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus
· Busque
meios para colocar em prática o que Deus lhe fala
· Perceba
o que você precisa mudar a partir dessa meditação
· Responda:
O
que Deus está pedindo que eu mude ou faça?
· Essa parábola pede alguma mudança na
imagem que temos de Jesus Cristo e de Deus?
· Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
(6) Retorne
à vida cotidiana
· Se
considerar conveniente, leia, na página seguinte, o subsídio proposto para
ajudar na compreensão do texto lido
· Recite
o Pai Nosso e a Ave Maria, ou faça uma oração pessoal que resuma a experiência de
oração desse dia.
· Recite
ou cante a invocação: Jesus, Boa Notícia de Deus! Tua Palavra guie
os passos meus!
· Ouça
e reze com: Jesus, tu és a luz dos olhos meus! Jesus, brilhe esta luz nos passos
meus seguindo os teus! (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=qpCS0gucq6c)
· Apague
a vela, guarde a Bíblia e conclua seu tempo de oração
“A Igreja não pode de modo algum limitar-se a uma pastoral de manutenção
para aqueles que já conhecem o Evangelho de Cristo. O ardor missionário é um sinal claro da maturidade de uma comunidade
eclesial. A todos a Igreja se sente devedora de anunciar a Palavra que salva” (Bento XVI, Verbum Domini, 95).
REFLEXÃO
COMPLEMENTAR
Todo o Antigo Testamento tem como meta o fiel a fazer a vontade
de Deus. As leis eram a expressão clara deste desejo. Por isto, as elites
religiosas ensinavam que não observar as leis era como como estar longe da
vontade de Deus. Quem não estava em dia com as leis, era visto como maldito.
Os verdadeiros filhos eram
os que cumpriam todas as prescrições. Os pecadores públicos e as prostitutas não
eram vistos como filhos de Deus. E, na opinião das elites religiosas, estariam
excluídas do Reino de Deus.
A justiça do
Reino, trazida
por Jesus entra em conflito com justiça da religião
petrificada das autoridades. Para começo de história, nesta parábola exclusiva
de Mateus, os dois são filhos
do pai, tanto os “bons observantes da Lei”, como também os
pecadores que eram considerados malditos. O mesmo apelo é dirigido a
ambos. Tudo depende da resposta
dada por cada um.
Ter como herança uma longa história, desde Abrão, Moisés, os
profetas, pode ser um solene “Sim” verbal a Deus. No entanto, não aceitar o Filho
enviado pelo Pai é dar um “Não” na prática, pois a vontade do Pai se realiza no Filho. Ninguém vai ao Pai se não for por Jesus.
Ninguém realiza a vontade do Pai só observando a Lei do AT e rejeitando o seu
Filho. Ele é a plenitude da
revelação. Fechando-se a Jesus, o plano do Pai não se realiza.
Muitos que não estavam em dia com a velha Lei, por opção
própria, ou por serem ignorantes ou não terem condições de cumpri-la, ao
encontrar Jesus, perceberam nele um apelo
do amor de Deus aos pobres, coisa que as elites religiosas,
empedernidas nas leis, não perceberam. Por isto mesmo, muitos pecadores
impuros, em contato com o Filho, sentindo-se
amados por Deus, abraçaram
a Boa Nova e se comprometeram com ela. No amor de Deus, manifestado em Jesus,
encontraram o caminho do Reino.
(Equipe de biblistas da ESTEF)
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