Dia 21
de setembro | Segunda-feira | Festa de São Mateus
Evangelho segundo Mateus (9,9-13)
A Leitura
Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e fecundar nossa vida
cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em família,
em grupo ou em comunidade.
“Ouvir
juntos a Palavra de Deus, praticar a lectio divina, deixar-se
surpreender pela novidade dela, superar nossa surdez àquilo que não está de
acordo com nossas opiniões ou preconceitos, escutar e estudar em comunhão com
os demais fiéis, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à
escuta da Palavra” (Bento XVI, Verbum
Domini, 46).
Em tempos
de restrições à convivência e à movimentação social, a leitura orante é um modo
de ir além da simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar
que este seja um tempo pesado e estéril.
Os textos propostos
são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. O grupos podem
escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, preparem um roteiro e
evitem escolher apenas os textos que agradam mais.
Que a
Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo
nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos.
(Missionários da Sagrada
Família
https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS)
(1) Coloque-se
em atitude de oração
· Escolha
um momento adequado e tranquilo/a para a oração
· Escolha
o lugar no qual você se sinta bem
· Busque
uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se
· Acenda
uma vela e tome a bíblia em suas mãos
· Tome
consciência de si mesmo/a e do momento que vivemos
· Faça
silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus
· Prepare-se
ouvindo ou cantando: Toda semente é um anseio de frutificar, e
todo fruto é uma forma de a gente se dar! (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=6zVtdZCdvF0)
(2)
Leia o texto da Palavra de Deus
· Leia
com toda a atenção o texto de Mateus 9,9-13
· Leia
o texto em voz alta (se possível)
· Releia
o texto uma ou mais vezes (se necessário)
· Este trecho de Mateus nos ajuda fazer
memória e festejar este discípulo, apóstolo e evangelista, nosso precursor na
fé
· Fazendo parte do grupo rico e
explorador e, ao mesmo tempo, odiado pelos judeus, Mateus entra no dinamismo de
Jesus
· Acolhido por Jesus e convertido, ele
se torna discípulo e aprendiz de um estilo de vida pautado pela misericórdia
· E dará o melhor de si para testemunhar
e anunciar esse caminho que proporciona vida abundante para todos
· O
que este trecho da Palavra de Deus diz em si mesmo?
(3)
Medite a Palavra de Deus
· Reconstrua
o cenário do texto, incluindo a si mesmo/a na cena
· Retome a cena de Mateus trabalhando,
sendo interpelado por Jesus, deixando tudo para segui-lo, confraternizando-se
com ele e seus colegas em sua casa
· Participe da cena, da alegria de
Mateus e outros pecadores, da postura crítica dos fariseus e líderes do
judaísmo
· Contemple a vida de Jesus e, com
Mateus, acolha e aprenda essa lição fundamental: Deus quer misericórdia e não
sacrifícios
· Procure
perceber: O que a Palavra de Deus diz a você hoje?
· Saboreie
interiormente aquilo que mais ressoa ou atrai você
(4)
Reze com o texto lido e meditado
· Tome
consciência de que este texto é Palavra de Deus
· Depois
de escutar atentamente, agora é sua vez de falar
· Não
mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus
· Permita
que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta
· Não
se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas
· Procure
perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus?
· Deixe ressoar em sua oração a gratidão
reconhecida de Mateus e de todas as pessoas que, em Jesus, experimentam a
acolhida misericordiosa que os faz reviver
· Peça a Jesus a graça de aprender essa
lição: o que agrada a Deus é a prática da misericórdia, não o ritualismo e o
legalismo
(5) Contemple
a vida à luz da Palavra
· Procure
contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus
· Busque
meios para colocar em prática o que Deus lhe fala
· Perceba
o que você precisa mudar a partir dessa meditação
· Responda:
O
que Deus está pedindo que eu mude ou faça?
· Qual será hoje sua resposta a Jesus
que te chama e acolhe?
· Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
(6) Retorne
à vida cotidiana
· Se
considerar conveniente, leia, na página seguinte, o subsídio proposto para
ajudar na compreensão do texto lido
· Recite
o Pai Nosso e a Ave Maria, ou faça uma oração pessoal que resuma a experiência de
oração desse dia.
· Recite
ou cante a invocação: Jesus, Boa Notícia de Deus! Tua Palavra guie
os passos meus!
· Ouça
e reze com o refrão: Aquele que vos chamou, aquele que vos chamou
é fiel, é fiel; fiel é aquele que vos chamou! (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=dj7y_YkwBb0)
· Apague
a vela, guarde a Bíblia e conclua seu tempo de oração
“À palavra de Deus e ao
mistério eucarístico a Igreja tributou e quis e estabeleceu que, sempre e em
todo o lugar, se tributasse a mesma veneração embora não o mesmo culto” (Bento XVI, Verbum
Domini, 55).
REFLEXÃO COMPLEMENTAR
Como hoje festejamos São Mateus, discípulo e
apóstolo de Jesus, também evangelista, voltamos ao evangelho segundo Mateus, ao
trecho que nos conta o chamado de Jesus a Levi, que a tradição identifica com
Mateus.
Levi era cobrador de impostos, colaborador do
império romano e, por isso, considerado pecador e execrado e banido da
convivência social e religiosa pelos judeus. Jesus não se orienta por
preconceitos que excluem, pelas aparências e exterioridades. Partindo da base
da e da periferia social, Jesus chama e congrega pessoas para, com elas,
iniciar uma comunidade alternativa.
Levi responde prontamente ao chamado de Jesus, e
entra no seu caminho. Como não exclui ninguém da mesa do Reino, desde que a
pessoa entre no dinamismo do Reino de Deus, Jesus se confraterniza com Levi,
seus colegas e muitas outras pessoas tratadas pelo judaísmo como pecadoras.
Pecador é o termo usado para designar e identificar quem desaprova e não vive
de acordo com as normas de um grupo.
Essa prática inclusiva e inovadora de Jesus desestabiliza
a ordem social e é criticada pelos fariseus e mestres da lei. O que é
manifestação da misericórdia de Deus é por eles vista como desconformidade com
a vontade de Deus. A condescendência e a justiça de Deus como é entendida e
praticada por Jesus deslegitima as práticas excludentes do judaísmo e seus
representantes.
Levi, doravante identificado com Mateus, tomará
parte desta comunidade vivificadora que compartilha os recursos e estabelece
relações estáveis de acolhida e inclusão. Ele passa a ser visto como modelo de
discípulo e apóstolo. Ele entendeu que Deus quer misericórdia, e não legalismo,
que Jesus veio para quem está necessitado e não para quem se considera
satisfeito.
(Itacir Brassiani msf)
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