quinta-feira, 3 de setembro de 2020

Leitura Orante do Evangelho (04.09.2020)


Dia 04 de setembro | Sexta-feira | 22ª Semana do Tempo Comum
Evangelho segundo Lucas (5,33-39)

A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.

Em tempos de restrições à convivência e à movimentação social, a leitura orante é um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um tempo pesado e estéril.

Os textos que propomos são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. O grupos organizados podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, preparem um roteiro e evitem escolher apenas os textos que agradam mais.

Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos.
 (Missionários da Sagrada Família
https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS)

(1)    Coloque-se em atitude de oração
·      Escolha um momento adequado e tranquilo/a para a oração
·      Escolha o lugar no qual você se sinta bem
·      Busque uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se
·      Acenda uma vela e tome a bíblia em suas mãos
·      Tome consciência de si mesmo/a e do momento que vivemos
·      Faça silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus
·      Reze, ouvindo ou cantando: Tua Palavra é luz no meu caminho; luz no meu caminho, Senhor, tua Palavra é! (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=-AsfnLP_blo)

(2)    Leia o texto da Palavra de Deus
·      Leia com toda a atenção o texto de Lucas 5,33-39
·      Leia o texto em voz alta (se possível)
·      Releia o texto uma ou mais vezes (se necessário)
·      Por causa da persuasão da Palavra de Jesus, Pedro avança para águas mais profundas e, com seus companheiros, aceitou o desafio de “pescar diferente”
·      Jesus prosseguiu seu ministério da compaixão restauradora, curando leprosos e paralíticos, aproximando-se de pecadores
·      Jesus vai mostrando uma novidade e uma liberdade que escandaliza os setores religiosos mais conservadores
·      Mesmo sem desprezar a prática do jejum, Jesus insiste na alegria que a irrupção do Reino de Deus proporciona
·      Perceber essa novidade e aderir a ela às vezes se torna difícil, mas não é possível ficar remendando e ajeitando
·      Feche a bíblia e responda: O que este trecho da Palavra de Deus diz em si mesmo?

(3)    Medite a Palavra de Deus
·      Reconstrua o cenário do texto, incluindo a si mesmo/a na cena
·      Retome pacientemente o episódio, começando pelo chamado de Levi e pela festa na casa dele (v. 27-32)
·      Perceba o escândalo e o desconcerto dos fariseus da troca da austeridade e do jejum pela confraternização à mesa
·      Deixe-se levar e inspirar pelas três comparações do Reino de Deus: o remendo novo em roupa velha, o vinho novo em pipas antigas e a alegre festa da Aliança (noivo)
·      Você percebe em você, sua família e na Igreja, sinais da tentação de usar o Evangelho e a vida de Jesus para remendar práticas que nada tem a ver com eles?
·      Procure perceber: O que a Palavra de Deus diz a você hoje?
·      Saboreie interiormente aquilo que mais ressoa ou atrai você

(4)    Reze com o texto lido e meditado
·      Tome consciência de que este texto é Palavra de Deus
·      Depois de escutar atentamente, agora é sua vez de falar
·      Não mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus
·      Permita que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta
·      Não se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas
·      Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus?
·      Repita as palavras de Jesus: “Vinho novo deve ser colocado em odres novos!” e peça a graça de não estragar ou desprezar a novidade que ele nos propõe

(5)    Contemple a vida à luz da Palavra
·      Procure contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus
·      Busque meios para colocar em prática o que Deus lhe fala
·      Perceba o que você precisa mudar a partir dessa meditação
·      Responda: O que Deus está pedindo que eu mude ou faça?
·      Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

(6)    Retorne à vida cotidiana
·      Se considerar conveniente, leia, na página seguinte, o subsídio proposto para ajudar na compreensão do texto lido
·      Recite o Pai Nosso e a Ave Maria, ou faça uma oração pessoal que resuma a experiência de oração desse dia.
·      Recite ou cante a invocação: Jesus, Evangelho de Deus! Tua Palavra guie os passos meus!
·      Ouça e cante canção de São Francisco: Senhor, fazei-me instrumento da vossa paz! (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=OPzXNjH38Ac)
·      Apague a vela, guarde a Bíblia e conclua seu tempo de oração

“No Mistério Pascal, realizam-se as palavras da Escritura, isto é, esta morte realizada “segundo as Escrituras” é um acontecimento que contém em si mesmo um logos, uma lógica: a morte de Cristo testemunha que a Palavra de Deus Se fez totalmente carne, história humana (Bento XVI, Verbum Domini, 13).

PARA COMPLETAR A REFLEXÃO
Depois da pesca frutuosa e do chamado dirigido a Pedro e seus companheiros de trabalho, Jesus cura um leproso (v. 12-16) e um paralítico (v. 17-26), chama Mateus a segui-lo e vai à casa dele se confraternizar com outros cobradores de impostos e pecadores (v. 27-32). Isso provoca desconforto nos fariseus, que começam questionar as práticas religiosas de Jesus e seus discípulos.
Ao interpelar Jesus a respeito do comportamento dos seus discípulos, os fariseus querem atingir Jesus. O ponto de discordância é o jejum, amplamente praticado pelos fariseus e também por João Batista e seus seguidores. Jesus e seus discípulos fazem pouco caso do jejum e da austeridade e priorizam a festa e a confraternização. Levi se converteu ao Evangelho de Jesus e, ao invés de fazer jejum, organizou uma festa!
Jesus não despreza o jejum, mas justifica a alegria e a esperança festiva que nasce da chegada do Reino de Deus. E faz isso recorrendo a duas sentenças ou parábolas que contrapõem uma realidade velha e uma novidade. A palavra “novo” aparece quatro vezes, e se refere ao Reino de Deus, à nova Aliança assinada por Jesus. Nesta aliança-casamento Jesus é o noivo da humanidade, e o vinho e o vestido apontam para a festa e a alegria.
Quem entra na lógica do Reino de Deus assume um estilo de vida divergente a alternativo: a purificação é interior, e não exterior. Para alguns, a abertura à novidade do Reino de Deus apresentado por Jesus é difícil, e eles preferem remendos numa roupa velha ou o vinho velho, ao qual já se habituaram.
Os/as discípulos/as de Jesus são convidados/as e perceber e viver essa novidade, deixando de lado “velhas lições” e “velhos hábitos” rigorosos, que levam a formar guetos de pessoas que se consideram perfeitas e superioras.
 (Itacir Brassiani msf)

Nenhum comentário: