segunda-feira, 15 de março de 2021

Roteiro de Leitura Orante do Evangelho 328

Roteiro de Leitura Orante do Evangelho 328

Dia 16/03/2021 | 4ª Semana da Quaresma | Terça-feira

Evangelho segundo João (5,1-16)

 

(1)   Coloque-se em atitude de oração                                         

·        Escolha um momento adequado e tranquilo/a para a meditação

·        Escolha o lugar no qual você se sinta bem e não seja interrompido

·        Busque uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se

·        Acenda uma vela, e tome a bíblia em suas mãos

·        Tome consciência de si mesmo/a e do momento que vivemos

·        Faça silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus

·        Recorde o tema e o apelo da Campanha da Fraternidade Ecumênica

·        Prepare-se cantando o mantra “Onde reina o amor, fraterno amor; onde reina o amor, Deus aí está!” (Clique aqui: (https://www.youtube.com/watch?v=UpmnLAfCO0o)

 

(2)   Leia o texto da Palavra de Deus

·      Leia com toda a atenção o texto de João 5,1-16

·      Leia o texto em voz alta (se possível)

·      Nas duas semanas que separam da festa dos ramos, somos convidados a meditar episódios narrados pelo evangelista João

·      Domingo refletimos sobre o final da lição de Jesus a Nicodemos, e ontem meditamos sobre a cura do filho de um pagão, na Galileia

·      Hoje encontramos Jesus de novo em Jerusalém, na Judéia, misturado incógnito à multidão de gente excluída do templo

·      Como no encontro com a mulher samaritana, Jesus nota que algumas águas (as leis) só servem para discriminar e dividir

·      Por isso, à revelia da Lei e do Templo, devolve ao paralítico, símbolo de todos os excluídos, a autonomia e a dignidade, mas não permite que ele volte a se submeter àquilo que o escraviza

·      O que este trecho da Palavra de Deus diz em si mesmo?

 

(3)   Medite a Palavra de Deus

·      Procure perceber: O que a Palavra de Deus diz a você hoje?

·      Situe-se no interior da cena, observe a atitude de Jesus em meio à multidão que se acotovelava para conseguir “uma vaga” na água

·      Observe atentamente cada palavra que Jesus fala e cada gesto ou ação que ele executa, captando seu sentido profundo

·      Você consegue perceber como o episódio é uma denúncia forte contra o uso das leis e cultos para manter as pessoas dominadas?

·      O que a palavra e a prática de Jesus nos ensina sobre o uso abusivo da religião para premiar alguns e submeter multidões?

 

(4)   Reze com o texto lido e meditado

·    Tome consciência de que este texto é Palavra de Deus

·    Depois de escutar atentamente, agora é sua vez de falar

·    Não mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus

·    Permita que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta

·    Não se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas

·    Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus?

·    Peça a Jesus a liberdade e a generosidade para estar no meio do povo mais sofrido, despertando neles a confiança em si mesmo

 

(5)   Contemple a vida à luz da Palavra

·    Procure contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus

·    Busque meios para colocar em prática o que Deus lhe fala

·    Perceba o que você precisa mudar a partir dessa meditação

·    Responda: O que Deus está pedindo que eu mude ou faça?

·    Como evitar que nossas Igrejas excluam em vez de emancipar?

 

(6)   Retorne à vida cotidiana

·    Recite o Pai Nosso e a Ave Maria, ou faça uma oração pessoal que resuma a experiência de oração do dia

·    Recite ou cante a invocação: Jesus, Maria e José: acolhei-nos, iluminai-nos e congregai-nos!

·    Medite e reze com a canção “Conheço um coração tão manso, humilde e sereno” (Acessível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=MclzuG-rf3Y)

·    Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

·    Apague a vela e termina seu momento de oração

 

Algumas pistas sobre João 5,1-16

Jesus vai a Jerusalém pela segunda vez, mas desta vez não se diz que ele foi ao templo. João também não diz qual era a festa que se celebrava. Mas isso não importa, porque Jesus relativiza tanto o templo como todas as festas religiosas promovidas nele. O templo não é o lugar da fé e da vida!

A piscina batizada como casa da misericórdia não tem misericórdia nenhuma. É um retrato da multidão de gente excluída que se amontoa em Jerusalém. Somente os “puros”, os “bons” podem entrar no templo. É o próprio templo que impõe a lei segundo a qual somente “os primeiros” seriam beneficiados com a esperada cura. É a velha meritocracia...

O homem paralisado há 38 anos é figura da imensa maioria do povo excluída do templo e suas festas. Nela não há lugar para a fé que liberta, mas competição que exclui e perseguição que mata, como comprovará Jesus. Assim como o templo e suas festas não servem para nada, também a água da piscina, como a água do poço de Jacó, só discriminam.

Jesus visita Jerusalém sem chamar a atenção sobre si, nem sequer se apresenta à multidão excluída e ao homem paralisado. Ele também “não dá a mínima” para o templo e a Lei. As festas são ocasionais, a exclusão é permanente. Assim como a Lei e o Templo, que não libertam ninguém, são os próprios causadores da prostração e da exclusão do povo.

Jesus não mergulha o paralítico na água, nem o manda se lançar na piscina. Ele o manda levantar-se e caminhar por si mesmo, libertando-o das amarras e fardos da lei. A cama na qual estava preso é o símbolo da Lei! Estimulado por Jesus, o homem, emancipado, não leva mais a Lei em conta.

Por isso, Jesus vai buscar (e não “encontrar”) o homem curado no templo. Ser libertado à margem da Lei, e contra as regras da instituição do templo, mas continuar submisso a elas significa recair no pecado. Na Lei e no Templo ninguém encontra confirmação de sua liberdade e dignidade, mas apenas discriminação, perseguição e morte, como demonstra a decisão das lideranças em relação a Jesus.

 (Itacir Brassiani msf)

 

Pensamento da Fraternidade 2021

“Qual é o significado e o sentido do seguimento a Jesus? Associamos o nome de Jesus mais ao amor ou à intolerância? Nossa fé em Jesus Cristo tem contribuído para posturas de acolhida e de compromisso com as pessoas vulneráveis e vulnerabilizadas, pobres e excluídas e de comprometimento em projetos de superação das desigualdades?” (Texto-Base, § 12)

 

Leitura Orante do Evangelho

A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.

“Ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra” (Bento XVI, Verbum Domini, 46).

Em tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a saúde impõem restrições à convivência e à movimentação social, a Leitura Orante é um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um tempo pesado e estéril.

Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite escolher apenas os textos que agradam mais.

Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a vida do mundo.

 Missionários da Sagrada Família

https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS

(http://itacir-brassiani.blogspot.com/)

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