Roteiro de Leitura Orante do Evangelho 315
03/03/2021 | 2ª Semana da Quaresma | Quarta-feira
Evangelho segundo Mateus (20,17-28)
(1)
Coloque-se em atitude de oração
·
Escolha
um momento adequado e tranquilo/a para a meditação
·
Escolha
o lugar no qual você se sinta bem e não seja interrompido
·
Busque
uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se
·
Acenda
uma vela, e tome a bíblia em suas mãos
·
Tome
consciência de si mesmo/a e do momento que vivemos
·
Faça
silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus
·
Recorde
o tema e o apelo da Campanha da
Fraternidade Ecumênica
·
Prepare-se
cantando “Palavra de salvação somente o céu tem pra dar, por isso meu coração se
abre para escutar”. (Clique aqui: (https://www.youtube.com/watch?v=ui-q2qnJyac)
(2) Leia o texto da
Palavra de Deus
· Leia com toda a
atenção o texto de Mateus 20,17-28
· Leia o texto em
voz alta (se possível)
· Jesus está a caminho de Jerusalém, onde será preso e
executado, e faz desse caminho um processo de formação dos/as discípulos/as
· Surdos ao ensino sobre a inevitabilidade da rejeição e
da cruz, Tiago e João, através da mãe, postulam lugares privilegiados
· Na família patriarcal judia, assim como no império
romano, assegurar funções de chefia e de domínio era essencial
· Jesus desfaz o mito do poder e dos primeiros lugares,
pois no Reino de Deus não há lugar para chefes e senhores
· A comunidade dos discípulos/as é uma família
alternativa, onde todos são iguais, irmãos e servidores/as uns dos/as outros/as
· O que este trecho
da Palavra de Deus diz em si mesmo?
(3) Medite a Palavra
de Deus
· Procure perceber: O que
a Palavra de Deus diz a você hoje?
· Leia atentamente, palavra por palavra, a pretensão de
Tiago e João, o questionamento e o ensino de Jesus
· Observe a ordem que Jesus dá aos discípulos: “Entre
vocês não deve ser assim... Quem quiser ser grande, deve ser o servidor!”
· Em que tipo de líderes e autoridades podemos ver hoje
um exemplo de quem realmente é maior, na ótica de Jesus?
· Se puder, leia as
notas sobre o texto (na página seguinte)
· Saboreie
interiormente aquilo que mais ressoa ou atrai você
(4) Reze com o texto
lido e meditado
· Tome consciência
de que este texto é Palavra de Deus
· Depois de escutar
atentamente, agora é sua vez de falar
· Não mude de
assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus
· Permita que o
próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta
· Não se preocupe
com raciocínios e frases bem articuladas
· Procure perceber o que
a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus?
· Conclua rezando a Oração da Campanha da Fraternidade
2021
(5)
Contemple a vida à luz da Palavra
· Procure contemplar
a realidade do mundo com o olhar de Deus
· Busque meios para
colocar em prática o que Deus lhe fala
· Perceba o que você
precisa mudar a partir dessa meditação
· Responda: O que
Deus está pedindo que eu mude ou faça?
· Que passos nossas comunidades e a Igreja como um todo
precisam dar para levar a sério este ensinamento de Jesus?
(6)
Retorne à vida cotidiana
· Recite o Pai Nosso e a Ave Maria, ou faça uma oração pessoal que resuma a experiência de
oração do dia
· Recite ou cante a
invocação: Jesus, Maria e José: acolhei-nos, iluminai-nos e congregai-nos!
· Medite e reze com
a canção Paz na terra, paz no céu, paz aqui no meu país (Acessível aqui:
https://www.youtube.com/watch?v=lAgmswgz0VU)
· Assuma um
compromisso pessoal de conversão e mudança
· Apague a vela e
termina seu momento de oração
Algumas
pistas sobre Mateus 20,17-28
Como discípulos/as de
Jesus, devemos tomar distância da sede de aparecer e de ser o primeiro que
devora os fariseus. Todos somos irmã/os e servidores/as uns dos outros, iguais
em dignidade, filhos do Pai, guiados e instruídos por Jesus. A igualdade, a
fraternidade e o serviço mútuo configuram nossa identidade de discípulos/as
missionários/as de Jesus.
Essa foi a lição que
aprendemos ontem. Cronologicamente, a cena de hoje ocorre antes daquela de
ontem: está situada no meio do caminho de Jesus e seus discípulos a Jerusalém.
Estamos diante de um “diálogo pedagógico” cheio de equívocos e tensões. A
família de Tiago e João agem dentro dos interesses e do modelo da família
patriarcal, mas Jesus propõe uma família alternativa, contracorrente.
Enquanto os filhos de
Zebedeu fazem lobby para assegurar um
lugar de destaque e honra no seu reinado, Jesus se coloca na base e percorre o
caminho da margem: será zombado e açoitado, como era comum se fazer com os
escravos. Enfatizando o caminho da cruz, Jesus põe por terra os sedutores mitos
do poder e da glória, e é por isso que os demais discípulos se irritam. Como
Pedro na montanha da transfiguração, eles não sabiam o que estavam pedindo.
Na lição formativa da
sua resposta, Jesus insinua que os grandes e poderosos não realizam a vontade
de Deus, pois mandam e oprimem. Ele sim, o Filho do Homem, faz a vontade do
Pai, pois assume a condição do servidor, do menor, do último. A lógica de Deus
é inversa à lógica do poder e da honra. O Reino de Deus segue um dinamismo
contrário à lógica das instituições e dos reinos deste mundo.
A passagem de chefe a
irmão, de primeiro a último, do topo para a base é a prova de fogo do
discipulado de Jesus. O reino de Deus não tem nem senhores nem chefes, tem
apenas irmãos, concidadãos, iguais e servidores. Tornar-se discípulo/a é
percorrer um caminho marginal, é ensaiar uma família que vive a unidade na diversidade,
dialoga e acolhe, e, por isso, é uma família alternativa.
(Itacir Brassiani msf)
Pensamento da Fraternidade 2021
“Uma
comunidade viva e coerente com o Evangelho esforça-se para experimentar a nova realidade revelada em Cristo, ou
seja, sem relações de injustiça, de
poder opressor, de desigualdade, abuso e orgulho. Ser coerente com a
Boa-Nova é não cair na tentação de praticar a falsa paz da sociedade
greco-romana. O esforço para não nos afastarmos da Boa-Nova é diário. Sempre que
nos afastamos da Boa-Nova deixamos de
ser sal da terra e luz do mundo, perdemos a capacidade de ser fermento na massa”.
(Texto-Base,
§ 139)
Leitura Orante do Evangelho
A Leitura
Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para fecundar
nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou
em família, em grupo ou em comunidade.
“Ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio Divina,
deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho, superar a surdez àquilo que
não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para
alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra” (Bento XVI, Verbum Domini, 46).
Em
tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a saúde impõem restrições
à convivência e à movimentação social, a Leitura
Orante é um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais
e uma forma evitar que este seja um tempo pesado e estéril.
Os
textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária.
Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros textos, desde que tenham
uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite escolher apenas os textos
que agradam mais.
Que
a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo
nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a
vida do mundo.
Missionários da Sagrada Família
https://misafala.org/ |
Passo Fundo/RS
Nenhum comentário:
Postar um comentário