Roteiro de Leitura Orante do Evangelho 332
Dia 20/03/2021 | 4ª Semana da Quaresma | Sábado
Evangelho segundo João (7,40-53)
(1)
Coloque-se em atitude de oração
·
Escolha
um momento adequado e tranquilo/a para a meditação
·
Escolha
o lugar no qual você se sinta bem e não seja interrompido
·
Busque
uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se
·
Acenda
uma vela, e tome a bíblia em suas mãos
·
Tome
consciência de si mesmo/a e do momento que vivemos
·
Faça
silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus
·
Recorde
o tema e o apelo da Campanha da
Fraternidade Ecumênica
·
Prepare-se
cantando o mantra “Onde reina o amor, fraterno amor; onde reina o amor, Deus aí está!”
(Clique aqui: (https://www.youtube.com/watch?v=UpmnLAfCO0o)
(2) Leia o texto da
Palavra de Deus
· Leia com toda a
atenção o texto de João 7,40-53
· Leia o texto em
voz alta (se possível)
· Depois de uma breve interrupção da escuta do Evangelho
de João para festejar São José, voltamos aos episódios do discípulo amado
· Jesus constatava que a tentação de abandonar os
discípulos, e nem mesmo os seus familiares acreditavam nele
· Sozinho, sobe a Jerusalém para a Festa das Tendas, e
sua pregação impressiona, atrai e causa divisões e debates sem fim
· Ele é vítima do preconceito das elites religiosas da
capital contra o povo da periferia (Galileia), que insistem em prendê-lo
· O preconceito e a raiva fazem com que não respeitem a
lei que pregam e defendem: querem condenar Jesus sem sequer ouvi-lo
· O que este trecho
da Palavra de Deus diz em si mesmo?
(3) Medite a Palavra
de Deus
· Procure perceber: O que
a Palavra de Deus diz a você hoje?
· Situe-se no coração deste debate sobre Jesus, mas na
ausência dele
· Escute com atenção as opiniões divergentes que
diferentes grupos têm sobre ele, e note a intolerância e o fechamento ao
diálogo
· Em que medida nossos preconceitos culturais e
religiosos nos impedem de ver e reconhecer hoje a dignidade dos “diferentes”
(migrantes, evangélicos, negros, indígenas, ateus, LGBTI+)?
· Será que o medo, o fechamento e o preconceito não está
levando alguns grupos religiosos a negar com suas práticas o Evangelho que
anunciam com suas palavras?
(4) Reze com o texto
lido e meditado
· Tome consciência
de que este texto é Palavra de Deus
· Depois de escutar
atentamente, agora é sua vez de falar
· Não mude de
assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus
· Permita que o
próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta
· Não se preocupe
com raciocínios e frases bem articuladas
· Procure perceber o que
a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus?
· Peça a Deus a graça de ouvir, acolher e seguir com
alegria o Evangelho da liberdade e da compaixão anunciado por Jesus
(5)
Contemple a vida à luz da Palavra
· Procure contemplar
a realidade do mundo com o olhar de Deus
· Busque meios para
colocar em prática o que Deus lhe fala
· Perceba o que você
precisa mudar a partir dessa meditação
· Responda: O que
Deus está pedindo que eu mude ou faça?
· Como superar os preconceitos que tendem a
desqualificar os outros?
(6)
Retorne à vida cotidiana
· Recite o Pai Nosso e a Ave Maria, ou faça uma oração pessoal que resuma a experiência de
oração do dia
· Recite ou cante a
invocação: Jesus, Maria e José: acolhei-nos, iluminai-nos e congregai-nos!
· Medite e reze com a
canção “Conheço um coração tão manso, humilde e sereno” (Acessível
aqui: https://www.youtube.com/watch?v=MclzuG-rf3Y)
· Assuma um
compromisso pessoal de conversão e mudança
· Apague a vela e
termina seu momento de oração
Algumas
pistas sobre João 7,40-53
O contexto existencial e social no qual se
situa o episódio de hoje é especialmente difícil e conflituoso para Jesus. Seus
parentes queriam que ele fosse a Jerusalém para se tornar famoso, indiferentes
e resistentes ao caminho de despojamento e solidariedade que ele estava
propondo e vivendo. O evangelista diz que nem sua própria família acreditava
nele (c f. Jo 7,1-15).
Jesus foi a Jerusalém para a Festa das Tendas,
que celebrava a difícil e longa travessia do povo pelo deserto, fugindo da
escravidão de Egito e buscando uma terra livre e partilhada. Mas vai meio
sozinho, muito discreto. Mesmo assim, sua fala chama a atenção. “Ninguém jamais
falou como este homem”, dizem os policiais do templo, para escândalo dos
fariseus. Mas as opiniões se dividem e contrapõem.
A chefia do templo já havia decidido prender
Jesus, mas até os guardas ficam impressionados. E muita gente se pergunta se
ele não seria o Profeta ou o Messias esperado. Mas o preconceito do povo da
capital contra a gente da Galileia é uma catarata que os impedem de ver. E esse
preconceito se volta também contra os pobres e pouco letrados que se deixam
atrair por Jesus. “Essa gente que não conhece a lei é maldita”, dizem os fariseus,
ecoando o preconceito de todos.
Sobra até para Nicodemos, que desfrutava de
uma posição de liderança entre os fariseus. Quando ele lembra aos seus pares
que a lei que eles defendem e ensinam proíbe julgar alguém antes de ouvi-lo, é
taxado de analfabeto em relação às escrituras e de fazer parte da massa iludida
por Jesus. Faltou dizer: “Você gosta dele? Vai para Cuba ou Venezuela!”
O preconceito sempre distorce a visão de quem
se julga melhor e superior. O medo faz que vejamos demônios e terror por todo
lado. A intolerância nos fecha no estreito círculo da “nossa verdade”, que
geralmente não tem sustentação na realidade, e impossibilita a fraternidade e a
conversão ao Evangelho de Jesus. Precisamos levar Jesus a sério, pois ele
revela nossa verdade e nos conduz à autêntica liberdade.
(Itacir Brassiani msf)
Pensamento da Fraternidade 2021
“Os
choques entre comunidades, grupos e organizações sociais têm como um de seus
fundamentos a questão do preconceito étnico e racial. O ódio ao diferente,
dirigido contra pessoas por causa de traços físicos, expressões culturais,
vestimentas, língua, vocabulário, dança e religião, encontra nessas
características justificativa suficiente para a violência e para a perseguição”. (Texto-Base,
§ 85)
Leitura Orante do Evangelho
A Leitura
Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para fecundar
nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou
em família, em grupo ou em comunidade.
“Ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio Divina,
deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho, superar a surdez àquilo que
não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para
alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra” (Bento XVI, Verbum Domini, 46).
Em
tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a saúde impõem restrições
à convivência e à movimentação social, a Leitura
Orante é um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais
e uma forma evitar que este seja um tempo pesado e estéril.
Os
textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária.
Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros textos, desde que tenham
uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite escolher apenas os textos
que agradam mais.
Que
a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo
nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a
vida do mundo.
Missionários da Sagrada Família
https://misafala.org/ |
Passo Fundo/RS
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