sábado, 20 de março de 2021

Roteiro de Leitura Orante do Evangelho 332

Roteiro de Leitura Orante do Evangelho 332

Dia 20/03/2021 | 4ª Semana da Quaresma | Sábado

Evangelho segundo João (7,40-53)

                                                                          

(1)   Coloque-se em atitude de oração                                                                                

·        Escolha um momento adequado e tranquilo/a para a meditação

·        Escolha o lugar no qual você se sinta bem e não seja interrompido

·        Busque uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se

·        Acenda uma vela, e tome a bíblia em suas mãos

·        Tome consciência de si mesmo/a e do momento que vivemos

·        Faça silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus

·        Recorde o tema e o apelo da Campanha da Fraternidade Ecumênica

·        Prepare-se cantando o mantra “Onde reina o amor, fraterno amor; onde reina o amor, Deus aí está!” (Clique aqui: (https://www.youtube.com/watch?v=UpmnLAfCO0o)

 

(2)   Leia o texto da Palavra de Deus

·      Leia com toda a atenção o texto de João 7,40-53

·      Leia o texto em voz alta (se possível)

·      Depois de uma breve interrupção da escuta do Evangelho de João para festejar São José, voltamos aos episódios do discípulo amado

·      Jesus constatava que a tentação de abandonar os discípulos, e nem mesmo os seus familiares acreditavam nele

·      Sozinho, sobe a Jerusalém para a Festa das Tendas, e sua pregação impressiona, atrai e causa divisões e debates sem fim

·      Ele é vítima do preconceito das elites religiosas da capital contra o povo da periferia (Galileia), que insistem em prendê-lo

·      O preconceito e a raiva fazem com que não respeitem a lei que pregam e defendem: querem condenar Jesus sem sequer ouvi-lo

·      O que este trecho da Palavra de Deus diz em si mesmo?

 

(3)   Medite a Palavra de Deus

·      Procure perceber: O que a Palavra de Deus diz a você hoje?

·      Situe-se no coração deste debate sobre Jesus, mas na ausência dele

·      Escute com atenção as opiniões divergentes que diferentes grupos têm sobre ele, e note a intolerância e o fechamento ao diálogo

·      Em que medida nossos preconceitos culturais e religiosos nos impedem de ver e reconhecer hoje a dignidade dos “diferentes” (migrantes, evangélicos, negros, indígenas, ateus, LGBTI+)?

·      Será que o medo, o fechamento e o preconceito não está levando alguns grupos religiosos a negar com suas práticas o Evangelho que anunciam com suas palavras?

 

(4)   Reze com o texto lido e meditado

·    Tome consciência de que este texto é Palavra de Deus

·    Depois de escutar atentamente, agora é sua vez de falar

·    Não mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus

·    Permita que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta

·    Não se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas

·    Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus?

·    Peça a Deus a graça de ouvir, acolher e seguir com alegria o Evangelho da liberdade e da compaixão anunciado por Jesus

 

(5)   Contemple a vida à luz da Palavra

·    Procure contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus

·    Busque meios para colocar em prática o que Deus lhe fala

·    Perceba o que você precisa mudar a partir dessa meditação

·    Responda: O que Deus está pedindo que eu mude ou faça?

·    Como superar os preconceitos que tendem a desqualificar os outros?

 

(6)   Retorne à vida cotidiana

·    Recite o Pai Nosso e a Ave Maria, ou faça uma oração pessoal que resuma a experiência de oração do dia

·    Recite ou cante a invocação: Jesus, Maria e José: acolhei-nos, iluminai-nos e congregai-nos!

·    Medite e reze com a canção “Conheço um coração tão manso, humilde e sereno” (Acessível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=MclzuG-rf3Y)

·    Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

·    Apague a vela e termina seu momento de oração

 

Algumas pistas sobre João 7,40-53

O contexto existencial e social no qual se situa o episódio de hoje é especialmente difícil e conflituoso para Jesus. Seus parentes queriam que ele fosse a Jerusalém para se tornar famoso, indiferentes e resistentes ao caminho de despojamento e solidariedade que ele estava propondo e vivendo. O evangelista diz que nem sua própria família acreditava nele (c f. Jo 7,1-15).

Jesus foi a Jerusalém para a Festa das Tendas, que celebrava a difícil e longa travessia do povo pelo deserto, fugindo da escravidão de Egito e buscando uma terra livre e partilhada. Mas vai meio sozinho, muito discreto. Mesmo assim, sua fala chama a atenção. “Ninguém jamais falou como este homem”, dizem os policiais do templo, para escândalo dos fariseus. Mas as opiniões se dividem e contrapõem.

A chefia do templo já havia decidido prender Jesus, mas até os guardas ficam impressionados. E muita gente se pergunta se ele não seria o Profeta ou o Messias esperado. Mas o preconceito do povo da capital contra a gente da Galileia é uma catarata que os impedem de ver. E esse preconceito se volta também contra os pobres e pouco letrados que se deixam atrair por Jesus. “Essa gente que não conhece a lei é maldita”, dizem os fariseus, ecoando o preconceito de todos.

Sobra até para Nicodemos, que desfrutava de uma posição de liderança entre os fariseus. Quando ele lembra aos seus pares que a lei que eles defendem e ensinam proíbe julgar alguém antes de ouvi-lo, é taxado de analfabeto em relação às escrituras e de fazer parte da massa iludida por Jesus. Faltou dizer: “Você gosta dele? Vai para Cuba ou Venezuela!”

O preconceito sempre distorce a visão de quem se julga melhor e superior. O medo faz que vejamos demônios e terror por todo lado. A intolerância nos fecha no estreito círculo da “nossa verdade”, que geralmente não tem sustentação na realidade, e impossibilita a fraternidade e a conversão ao Evangelho de Jesus. Precisamos levar Jesus a sério, pois ele revela nossa verdade e nos conduz à autêntica liberdade.

 (Itacir Brassiani msf)

 

Pensamento da Fraternidade 2021

Os choques entre comunidades, grupos e organizações sociais têm como um de seus fundamentos a questão do preconceito étnico e racial. O ódio ao diferente, dirigido contra pessoas por causa de traços físicos, expressões culturais, vestimentas, língua, vocabulário, dança e religião, encontra nessas características justificativa suficiente para a violência e para a perseguição”. (Texto-Base, § 85)

 

Leitura Orante do Evangelho

A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.

“Ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra” (Bento XVI, Verbum Domini, 46).

Em tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a saúde impõem restrições à convivência e à movimentação social, a Leitura Orante é um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um tempo pesado e estéril.

Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite escolher apenas os textos que agradam mais.

Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a vida do mundo.

 Missionários da Sagrada Família

https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS

(http://itacir-brassiani.blogspot.com/)

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