segunda-feira, 22 de março de 2021

Roteiro de Leitura Orante do Evangelho 334

Roteiro de Leitura Orante do Evangelho 334

Dia 22/03/2021 | 5ª Semana da Quaresma | Segunda-feira

Evangelho segundo João (8,1-11)

 

(1)   Coloque-se em atitude de oração                                                                                

·        Escolha um momento adequado e tranquilo/a para a meditação

·        Escolha o lugar no qual você se sinta bem e não seja interrompido

·        Busque uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se

·        Acenda uma vela, e tome a bíblia em suas mãos

·        Tome consciência de si mesmo/a e do momento que vivemos

·        Faça silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus

·        Recorde o tema e o apelo da Campanha da Fraternidade Ecumênica

·        Prepare-se cantando o mantra “Queremos ver Jesus, caminho, verdade e vida... Queremos ver Jesus!” (Clique aqui: (https://www.youtube.com/watch?v=N5TpwDZvMis)

 

(2)   Leia o texto da Palavra de Deus

·      Leia com toda a atenção o texto de João 8,1-11

·      Leia o texto em voz alta (se possível)

·      Jesus estava correndo um perigo cada vez maior, evitava aparecer em público no templo, e, por isso, aparece nele de madrugada

·      Parece que os seus adversários estavam na espreita, por não tardam a apresentar-lhe uma mulher que acusavam de adultério

·      O caso da mulher não passava de um pretexto, e eles a apresentavam como uma isca para fisgar as contradições de Jesus

·      Jesus se inclina, coloca-se no nível dela e, olhando os fariseus de baixo para cima, pedem que “se olhem no espelho”

·      Diante de Deus, ninguém é mais ou menos pecador/a; todos/as somos pessoas limitadas que precisam de perdão e acolhida

·      O que este trecho da Palavra de Deus diz em si mesmo?

 

(3)   Medite a Palavra de Deus

·      Procure perceber: O que a Palavra de Deus diz a você hoje?

·      Estamos entrando na última semana da quaresma, e o apelo à mudança de olhar e de atitude se torna cada vez mais contundente

·      Retome esta cena atentamente, situando-se entre os três personagens: os fariseus, a mulher e Jesus

·      Tome como dirigidas a você as palavras de Jesus: “Quem não tem pecado, jogue a primeira pedra... Eu também não te condeno... Vai em paz e não tornes a pecar...”

·      Por que nos custa tanto superar a atitude de acusadores/as e assumir, de verdade, nossa realidade de pecadores/as e iguais?

 

(4)   Reze com o texto lido e meditado

·    Tome consciência de que este texto é Palavra de Deus

·    Depois de escutar atentamente, agora é sua vez de falar

·    Não mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus

·    Permita que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta

·    Não se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas

·    Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus?

·    Peça a Jesus a graça de um olhar limpo, de uma serena consciência dos próprios pecados e de tratar todas as pessoas com misericórdia

 

(5)   Contemple a vida à luz da Palavra

·    Procure contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus

·    Busque meios para colocar em prática o que Deus lhe fala

·    Perceba o que você precisa mudar a partir dessa meditação

·    Responda: O que Deus está pedindo que eu mude ou faça?

 

(6)   Retorne à vida cotidiana

·    Recite o Pai Nosso e a Ave Maria, ou faça uma oração pessoal que resuma a experiência de oração do dia

·    Recite ou cante a invocação: Jesus, Maria e José: acolhei-nos, iluminai-nos e congregai-nos!

·    Medite e reze com o refrão: “Se o grão de trigo caindo em terra não morrer ficará só...” (Acessível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=sBt4rCqo2Vg)

·    Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

·    Apague a vela e termina seu momento de oração

 

Algumas pistas sobre João 8,1-11

No dia mais solene da festa, de madrugada, vai ao templo. Neste exato momento chegam à praça do templo alguns fariseus arrastando uma mulher acusando-a de adultério. Eles pretendem apresentar uma armadilha a Jesus: colocam ele entre a lei judaica, a lei romana e seu próprio ensino.

Jesus começa respondendo com um gesto corporal: inclina-se, e coloca-se no nível de mulher; abaixa-se diante do um bando de homens que esperam seu sinal para liberar sua violência machista. Jesus se aproxima da humanidade ferida e busca uma avaliação e uma palavra justas. Querendo ] desmobilizar a violência dos acusadores, Jesus evita o olhar dos agressores. Fugindo do enfrentamento, ele o esvazia de sentido. Abandonando o combate, ele o acaba vencendo, vence o círculo da violência mimética.

Os fariseus não se entregam, e insistem. Então, a resposta de Jesus é extremamente simples, uma única frase, que chama ao discernimento: quem nunca pecou, que comece o apedrejamento! Os fariseus conhecem a Lei, e sabem que ela chama à conversão, à atenção a Deus e ao seu povo. Eles se dão conta da ilusão de serem superiores. E Jesus e a mulher permanecem sós na praça. A miséria diante da misericórdia.

A mulher permanece ali, cercada pela própria culpa. Então Jesus se dirige a ela, com uma pergunta que ajuda a mulher a tomar consciência de que todos os seus acusadores são pecadores, como ela, todos são membros da mesma e única humanidade que ele veio libertar. Por fim, declara que ele também não a condena, e pede que a mulher não volte a pecar.

Estas palavras de Jesus não expressam laxismo nem rigorismo, mas a misericórdia, que não legitima o pecado, mas também se recusa a reduzir e identificar a pessoa com seu pecado.  A pessoa não jamais pode ser reduzida aos seus atos!  Diante de Deus, todos/as temos chance. Não é verdade que para conhecer e experimentar Deus não podemos ser pecadores/as! Ser pecador/a é uma chance de conhecer a Deus! Mas, por isso mesmo, precisamos viver cada vez melhor.

 (Itacir Brassiani msf)

 

Pensamento da Fraternidade 2021

Era a Lei religiosa que separava as pessoas puras das impuras, que identificava as pessoas doentes como pecadoras, que silenciava as mulheres, os pobres, os órfãos e tantos outros. As pessoas empobrecidas e que não se encaixassem nas normas eram obrigadas a viver do lado de fora dos muros da cidade. Jesus questionou essas estruturas de poder e desigualdade. As pessoas não poderiam ser descartadas e sofrer as consequências para a manutenção de um poder segregador”. (Texto-Base, § 57)

 

Leitura Orante do Evangelho

A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.

“Ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra” (Bento XVI, Verbum Domini, 46).

Em tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a saúde impõem restrições à convivência e à movimentação social, a Leitura Orante é um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um tempo pesado e estéril.

Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite escolher apenas os textos que agradam mais.

Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a vida do mundo.

 Missionários da Sagrada Família

https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS

(http://itacir-brassiani.blogspot.com/)

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