Roteiro de Leitura Orante do Evangelho 339
Dia 27/03/2021 | 5ª Semana da Quaresma | Sábado
Evangelho segundo João (11,45-56)
(1)
Coloque-se em atitude de oração
·
Escolha
um momento adequado e tranquilo/a para a meditação
·
Escolha
o lugar no qual você se sinta bem e não seja interrompido
·
Busque
uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se
·
Acenda
uma vela, e tome a bíblia em suas mãos
·
Tome
consciência de si mesmo/a e do momento que vivemos
·
Faça
silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus
·
Recorde
o tema e o apelo da Campanha da
Fraternidade Ecumênica
·
Prepare-se
cantando o mantra “Queremos ver Jesus, caminho, verdade e vida... Queremos ver Jesus!”
(Clique aqui: (https://www.youtube.com/watch?v=N5TpwDZvMis)
(2) Leia o texto da
Palavra de Deus
· Leia com toda a
atenção o texto de João 11,45-56
· Leia o texto em
voz alta (se possível)
· Depois da longa e tensa discussão com as lideranças do
templo, Jesus se dedica à pregação, quando é avisado da morte de Lázaro
· Depois de “chamar Lázaro para fora” e mandar que o
desamarrem e o deixem andar, muita gente aderiu a Jesus
· Sem nenhum interesse pela vida e autonomia do povo, a
elite religiosa se reúne e decreta a morte de Jesus, sem nenhum processo
· Justificam esta decisão recorrendo à “lei de segurança
nacional”: defesa do “lugar sagrado” e “segurança da nação”
· Jesus se retira desse ambiente perigoso e perverso, e,
longe do templo, acolhe novos/as discípulos/as e oferece-lhes formação
· O que este trecho
da Palavra de Deus diz em si mesmo?
(3) Medite a Palavra
de Deus
· Procure perceber: O que
a Palavra de Deus diz a você hoje?
· Releia o
texto com calma, pretando atenção aos personagens, ao que fazem e ao que dizem
· Qual é o
verdadeiro motivo da reunião do Conselho, e o que eles temem a respeito de
Jesus?
· Que tipo
de “leitura da realidade” eles fazem? O que dizem de Jesus? Isso é verdade?
· Como
entender que as ações emancipadoras e restauradoras de Jesus provoquem tanta
indignação e violência nas lideranças?
· Eles podem se arrogar a autoridade de representantes
de Deus? O que isso significa para as autoridades e lideranças cristãs de hoje?
(4) Reze com o texto
lido e meditado
· Tome consciência
de que este texto é Palavra de Deus
· Depois de escutar
atentamente, agora é sua vez de falar
· Não mude de
assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus
· Permita que o
próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta
· Não se preocupe
com raciocínios e frases bem articuladas
· Procure perceber o que
a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus?
(5)
Contemple a vida à luz da Palavra
· Procure contemplar
a realidade do mundo com o olhar de Deus
· Busque meios para
colocar em prática o que Deus lhe fala
· Perceba o que você
precisa mudar a partir dessa meditação
· Responda: O que
Deus está pedindo que eu mude ou faça?
(6)
Retorne à vida cotidiana
· Recite o Pai Nosso e a Ave Maria, ou faça uma oração pessoal que resuma a experiência de
oração do dia
· Recite ou cante a
invocação: Jesus, Maria e José: acolhei-nos, iluminai-nos e congregai-nos!
· Medite e reze com o
refrão: “Se o grão de trigo caindo em terra não morrer ficará só...”
(Acessível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=sBt4rCqo2Vg)
· Assuma um
compromisso pessoal de conversão e mudança
· Apague a vela e
termina seu momento de oração
Algumas
pistas sobre João 11,45-56
Na meditação de ontem vimos que Jesus conclui o
debate com as lideranças do templo reafirmando sua filiação divina – suas ações
o fazem parecido com o Pai – e que a elite religiosa é filha da idolatria (que
a tradição judaica chama de prostituição), pois rejeita, persegue e quer matar
Jesus.
Na cena de hoje, que está situada depois da
ressurreição de Lázaro, estas mesmas “autoridades” confirmam a decisão de
eliminar Jesus, dispensando qualquer processo minimamente legal. Diante da
crescente adesão do povo a Jesus, elas sentem estar perdendo a influência.
Então, reúnem o “conselho superior” (o Sinédrio) para tomar uma decisão.
As lideranças religiosas do templo não toleram
pessoas livres, conscientes e vivas. Como Jesus e sua pregação são os responsáveis
por isso, reúnem-se os que pretendem representar os “interesses de Deus”, seja
pelo cargo que exercem, seja pelo saber que administram. Reunidos, fazem uma
leitura negativa dos acontecimentos, não conseguem ver nada de bom e somente
ameaça naquilo que Jesus faz.
Pode parecer incrível, mas esta gente não está
interessada no cumprimento da vontade de Deus e em proteger e melhorar a vida
do povo, mas apenas com a perda da “clientela religiosa” para Jesus. Mas
disfarçam, e justificam sua decisão assassina acenando para o risco de que
Jesus provoque uma represália romana. Em outras palavras, apelam à “lei de
segurança nacional” para defender seus interesses.
Ironicamente, Caifás, em nome do conselho e
como chefe que encarna perfeitamente a instituição, opõe-se à ação de Deus em
Jesus para “salvar” o “lugar de Deus”, que é o templo. Isso faz com que Jesus
se afaste do templo e se esconda, onde atrai mais discípulos/as e se dedica à
última etapa de formação deles/as antes de ser levado à morte. Mas, com a morte na cruz, Jesus acaba
decretando o fim da identificação do povo de Deus com a nação judaica, pois
abre as portas para os “filhos de Deus dispersos”.
(Itacir Brassiani msf)
Pensamento da Fraternidade 2021
“Em
contextos fundamentalistas e de extremismos, tanto a população negra quanto os
povos indígenas precisam diariamente identificar estratégias para viver a sua
tradição religiosa. A perseguição a
estes povos é a perpetuação do racismo disfarçado de intolerância religiosa”. (Texto-Base, § 87)
Leitura Orante do Evangelho
A Leitura
Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para fecundar
nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou
em família, em grupo ou em comunidade.
“Ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio Divina,
deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho, superar a surdez àquilo que
não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para
alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra” (Bento XVI, Verbum Domini, 46).
Em
tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a saúde impõem restrições
à convivência e à movimentação social, a Leitura
Orante é um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais
e uma forma evitar que este seja um tempo pesado e estéril.
Os
textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária.
Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros textos, desde que tenham
uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite escolher apenas os textos
que agradam mais.
Que
a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo
nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a
vida do mundo.
Missionários da Sagrada Família
https://misafala.org/ |
Passo Fundo/RS
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