sexta-feira, 26 de março de 2021

Roteiro de Leitura Orante do Evangelho 339

Roteiro de Leitura Orante do Evangelho 339

Dia 27/03/2021 | 5ª Semana da Quaresma | Sábado

Evangelho segundo João (11,45-56)

                                                                          

(1)   Coloque-se em atitude de oração                                                                                

·        Escolha um momento adequado e tranquilo/a para a meditação

·        Escolha o lugar no qual você se sinta bem e não seja interrompido

·        Busque uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se

·        Acenda uma vela, e tome a bíblia em suas mãos

·        Tome consciência de si mesmo/a e do momento que vivemos

·        Faça silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus

·        Recorde o tema e o apelo da Campanha da Fraternidade Ecumênica

·        Prepare-se cantando o mantra “Queremos ver Jesus, caminho, verdade e vida... Queremos ver Jesus!” (Clique aqui: (https://www.youtube.com/watch?v=N5TpwDZvMis)

 

(2)   Leia o texto da Palavra de Deus

·      Leia com toda a atenção o texto de João 11,45-56

·      Leia o texto em voz alta (se possível)

·      Depois da longa e tensa discussão com as lideranças do templo, Jesus se dedica à pregação, quando é avisado da morte de Lázaro

·      Depois de “chamar Lázaro para fora” e mandar que o desamarrem e o deixem andar, muita gente aderiu a Jesus

·      Sem nenhum interesse pela vida e autonomia do povo, a elite religiosa se reúne e decreta a morte de Jesus, sem nenhum processo

·      Justificam esta decisão recorrendo à “lei de segurança nacional”: defesa do “lugar sagrado” e “segurança da nação”

·      Jesus se retira desse ambiente perigoso e perverso, e, longe do templo, acolhe novos/as discípulos/as e oferece-lhes formação

·      O que este trecho da Palavra de Deus diz em si mesmo?

 

(3)   Medite a Palavra de Deus

·      Procure perceber: O que a Palavra de Deus diz a você hoje?

·      Releia o texto com calma, pretando atenção aos personagens, ao que fazem e ao que dizem

·      Qual é o verdadeiro motivo da reunião do Conselho, e o que eles temem a respeito de Jesus?

·      Que tipo de “leitura da realidade” eles fazem? O que dizem de Jesus? Isso é verdade?

·      Como entender que as ações emancipadoras e restauradoras de Jesus provoquem tanta indignação e violência nas lideranças?

·      Eles podem se arrogar a autoridade de representantes de Deus? O que isso significa para as autoridades e lideranças cristãs de hoje?

 

(4)   Reze com o texto lido e meditado

·    Tome consciência de que este texto é Palavra de Deus

·    Depois de escutar atentamente, agora é sua vez de falar

·    Não mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus

·    Permita que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta

·    Não se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas

·    Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus?

 

(5)   Contemple a vida à luz da Palavra

·    Procure contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus

·    Busque meios para colocar em prática o que Deus lhe fala

·    Perceba o que você precisa mudar a partir dessa meditação

·    Responda: O que Deus está pedindo que eu mude ou faça?

 

(6)   Retorne à vida cotidiana

·    Recite o Pai Nosso e a Ave Maria, ou faça uma oração pessoal que resuma a experiência de oração do dia

·    Recite ou cante a invocação: Jesus, Maria e José: acolhei-nos, iluminai-nos e congregai-nos!

·    Medite e reze com o refrão: “Se o grão de trigo caindo em terra não morrer ficará só...” (Acessível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=sBt4rCqo2Vg)

·    Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

·    Apague a vela e termina seu momento de oração

 

Algumas pistas sobre João 11,45-56

Na meditação de ontem vimos que Jesus conclui o debate com as lideranças do templo reafirmando sua filiação divina – suas ações o fazem parecido com o Pai – e que a elite religiosa é filha da idolatria (que a tradição judaica chama de prostituição), pois rejeita, persegue e quer matar Jesus.

Na cena de hoje, que está situada depois da ressurreição de Lázaro, estas mesmas “autoridades” confirmam a decisão de eliminar Jesus, dispensando qualquer processo minimamente legal. Diante da crescente adesão do povo a Jesus, elas sentem estar perdendo a influência. Então, reúnem o “conselho superior” (o Sinédrio) para tomar uma decisão.

As lideranças religiosas do templo não toleram pessoas livres, conscientes e vivas. Como Jesus e sua pregação são os responsáveis por isso, reúnem-se os que pretendem representar os “interesses de Deus”, seja pelo cargo que exercem, seja pelo saber que administram. Reunidos, fazem uma leitura negativa dos acontecimentos, não conseguem ver nada de bom e somente ameaça naquilo que Jesus faz.

Pode parecer incrível, mas esta gente não está interessada no cumprimento da vontade de Deus e em proteger e melhorar a vida do povo, mas apenas com a perda da “clientela religiosa” para Jesus. Mas disfarçam, e justificam sua decisão assassina acenando para o risco de que Jesus provoque uma represália romana. Em outras palavras, apelam à “lei de segurança nacional” para defender seus interesses.

Ironicamente, Caifás, em nome do conselho e como chefe que encarna perfeitamente a instituição, opõe-se à ação de Deus em Jesus para “salvar” o “lugar de Deus”, que é o templo. Isso faz com que Jesus se afaste do templo e se esconda, onde atrai mais discípulos/as e se dedica à última etapa de formação deles/as antes de ser levado à morte. Mas, com a morte na cruz, Jesus acaba decretando o fim da identificação do povo de Deus com a nação judaica, pois abre as portas para os “filhos de Deus dispersos”.

 (Itacir Brassiani msf)

Pensamento da Fraternidade 2021

“Em contextos fundamentalistas e de extremismos, tanto a população negra quanto os povos indígenas precisam diariamente identificar estratégias para viver a sua tradição religiosa. A perseguição a estes povos é a perpetuação do racismo disfarçado de intolerância religiosa”. (Texto-Base, § 87)

Leitura Orante do Evangelho

A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.

“Ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra” (Bento XVI, Verbum Domini, 46).

Em tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a saúde impõem restrições à convivência e à movimentação social, a Leitura Orante é um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um tempo pesado e estéril.

Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite escolher apenas os textos que agradam mais.

Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a vida do mundo.

 Missionários da Sagrada Família

https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS

(http://itacir-brassiani.blogspot.com/)

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