Roteiro de Leitura Orante do Evangelho 322
Dia 10/03/2021 | 3ª Semana da Quaresma | Quarta-feira
Evangelho segundo Mateus (5,17-19)
(1)
Coloque-se em atitude de oração
·
Escolha
um momento adequado e tranquilo/a para a meditação
·
Escolha
o lugar no qual você se sinta bem e não seja interrompido
·
Busque
uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se
·
Acenda
uma vela, e tome a bíblia em suas mãos
·
Tome
consciência de si mesmo/a e do momento que vivemos
·
Faça
silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus
·
Recorde
o tema e o apelo da Campanha da
Fraternidade Ecumênica
·
Prepare-se
cantando “Jesus, tu és a luz dos olhos meus! Jesus, brilhe esta luz nos passos
meus seguindo os teus!”. (Clique aqui: (https://www.youtube.com/watch?v=ui-q2qnJyac)
(2) Leia o texto da
Palavra de Deus
· Leia com toda a
atenção o texto de Mateus 5,17-19
· Leia o texto em
voz alta (se possível)
· Jesus havia anunciado solenemente quem são as pessoas
bem-aventuradas, aquelas que agradam ao Deus do Reino
· Sabendo que isso não fechava claramente com as leis
tradicionais, Jesus esclarece que não é anarquista e nem um simples reformador
· Recorrendo à sua autoridade de enviado de Deus e de
intérprete competente das antigas escrituras, ele mostra a novidade do Reino
· Ele veio dar pleno cumprimento à profecia e às leis, e
isso ele mostra nas suas decisões, ações e pregações
· Depois de afirmar isso, ele apresentará uma série de
casos nos quais evidencia o que significa pleno cumprimento das escrituras
· O que este trecho
da Palavra de Deus diz em si mesmo?
(3) Medite a Palavra
de Deus
· Procure perceber: O que
a Palavra de Deus diz a você hoje?
· Leia atentamente esta pequena catequese de Jesus,
procurando entender exatamente e apenas aquilo que está escrito
· Você não tem a impressão de que, com seu ensino e sua
prática, Jesus estimula uma postura desobediente e anárquica frente às leis?
· Você não acha que, por outro lado, muitas pregações e
práticas prendem Jesus à simples e inflexível obediência às leis e costumes?
· O que significa para nós, hoje, levar a sério que
Jesus cumpre e revela plenamente as escrituras anteriores a ele?
· Saboreie
interiormente aquilo que mais ressoa ou atrai você
(4) Reze com o texto
lido e meditado
· Tome consciência
de que este texto é Palavra de Deus
· Depois de escutar
atentamente, agora é sua vez de falar
· Não mude de
assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus
· Permita que o
próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta
· Não se preocupe
com raciocínios e frases bem articuladas
· Procure perceber o que
a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus?
(5)
Contemple a vida à luz da Palavra
· Procure contemplar
a realidade do mundo com o olhar de Deus
· Busque meios para
colocar em prática o que Deus lhe fala
· Perceba o que você
precisa mudar a partir dessa meditação
· Responda: O que
Deus está pedindo que eu mude ou faça?
· Como ajudar nossas famílias e comunidades a não
apagarem a novidade desafiadora e revolucionária da vida e da ação de Jesus?
(6)
Retorne à vida cotidiana
· Recite o Pai Nosso e a Ave Maria, ou faça uma oração pessoal que resuma a experiência de
oração do dia
· Recite ou cante a
invocação: Jesus, Maria e José: acolhei-nos, iluminai-nos e congregai-nos!
· Medite e reze com o
Canto
da mulher latino-americana (Acessível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=tTCSYtLafek)
· Assuma um
compromisso pessoal de conversão e mudança
· Apague a vela e
termina seu momento de oração
Algumas
pistas sobre Mateus 5,17-19
Os evangelhos não deixam dúvidas: aos olhos de
grande parte dos seus contemporâneos, Jesus foi um anarquista e estimulou à
desobediência da lei religiosa e civil. A liberdade experimentada por
aqueles/as que se fizeram discípulos/as seus também causou preocupações, até
por causa do exagero de alguns. Daí a pergunta: Jesus veio abolir a Lei?
Estamos na primeira grande aula no processo de
formação dos discípulos/as, que conhecemos como “sermão da montanha”. É claro
que a indicação de quem são os/as “bem-aventurados”, os santos/as, os/as que
agradam a Deus causou desconcerto. A intervenção de Jesus que estamos
refletindo procura colocar as coisas no seu devido lugar.
As citações diretas das escrituras que podemos
ler nos capítulos anteriores já poderiam ter eliminado as dúvidas: tudo na vida
de Jesus ocorre “para que se cumprisse a Lei”. Mas então, Jesus seria um
profeta judeu como todos os outros, ou um simples reformador dos costumes? Nele
só há continuidade, e nenhuma ruptura, em relação ao judaísmo?
Por isso, Jesus começa com uma advertência:
“Não pensem que eu vim abolir a Lei e os profetas!” Tanto uma como a outra,
continuam como uma espécie de “pedagogo” (como dirá São Paulo), até que o Reino
de Deus seja consumado, até que passem este velho sistema social, cultural e
religioso (“o céu e a terra”). E completa: “Eu vim para cumprir plenamente”
tanto a Lei como a Profecia. A prática dos escribas e fariseus era parcial e
imperfeita.
A expressão “em verdade, em verdade, eu vos
digo” é uma afirmação da autoridade de Jesus, que se apresenta como o cumpridor
do sentido profético da Lei, até então escondido aos judeus. Ele se apresenta
como a “chave” que nos abre o sentido das escrituras. Elas devem ser lidas e
revistas a partir daquilo que Jesus viveu e ensinou. Desobedecendo as leis para
atender as necessidades das pessoas vulneráveis, Jesus se mostra um profeta, e
manifesta o verdadeiro sentido e o objetivo último da lei.
(Itacir Brassiani msf)
Pensamento da Fraternidade 2021
“A terra tem sido agredida de tal modo que
as palavras do profeta Joel continuam atuais: “Os
campos estão devastados, as terras de luto, o trigo devastado, o mosto em
falta, o azeite fresco, estancado. Os grãos ressecaram sob as glebas. Os silos
estão devastados, os celeiros demolidos, pois o trigo está em falta. O fogo devora as pastagens da estepe; a
chama consome todas as árvores dos campos. Até os animais selvagens voltam-se
para ti, os córregos estão secos e o fogo devora as pastagens da estepe”. (Texto-Base, §
44)
Leitura Orante do Evangelho
A Leitura
Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para fecundar
nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou
em família, em grupo ou em comunidade.
“Ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio Divina,
deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho, superar a surdez àquilo que
não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para
alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra” (Bento XVI, Verbum Domini, 46).
Em
tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a saúde impõem restrições
à convivência e à movimentação social, a Leitura
Orante é um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais
e uma forma evitar que este seja um tempo pesado e estéril.
Os
textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária.
Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros textos, desde que tenham
uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite escolher apenas os textos
que agradam mais.
Que
a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo
nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a
vida do mundo.
Missionários da Sagrada Família
https://misafala.org/ |
Passo Fundo/RS
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