Roteiro de Leitura Orante do Evangelho 336
Dia 24/03/2021 | 5ª Semana da Quaresma | Quarta-feira
Evangelho segundo João (8,31-42)
(1)
Coloque-se em atitude de oração
·
Escolha
um momento adequado e tranquilo/a para a meditação
·
Escolha
o lugar no qual você se sinta bem e não seja interrompido
·
Busque
uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se
·
Acenda
uma vela, e tome a bíblia em suas mãos
·
Tome
consciência de si mesmo/a e do momento que vivemos
·
Faça
silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus
·
Recorde
o tema e o apelo da Campanha da
Fraternidade Ecumênica
·
Prepare-se
cantando o mantra “Queremos ver Jesus, caminho, verdade e vida... Queremos ver Jesus!”
(Clique aqui: (https://www.youtube.com/watch?v=N5TpwDZvMis)
(2) Leia o texto da
Palavra de Deus
· Leia com toda a
atenção o texto de João 8,31-42
· Leia o texto em
voz alta (se possível)
· Continuamos com a discussão entre Jesus e os fariseus,
em frente ao tesouro do templo
· Jesus os advertira que, fechando-se em seus interesses
e suas ideias distorcidas de Deus, a elite religiosa permanecia no pecado
· Tornar-se discípulo/a de Jesus implica em aceitar sua
Boa Notícia e permanecer no seu caminho de compaixão pelos vulneráveis
· É nessa permanência que o/a discípulo/a conhece a
verdade mais profunda da vida e, por isso, sua capacidade de fazer-se dom
· Nesse caminho não há lugar para adesões superficiais e
orgulhos rasteiros (raça, gênero, classe): filho/a é quem se parece com o pai
· O que este trecho
da Palavra de Deus diz em si mesmo?
(3) Medite a Palavra
de Deus
· Procure perceber: O que
a Palavra de Deus diz a você hoje?
· A quantas
anda nossa adesão a Jesus Cristo e ao seu Evangelho libertário? Vai além da
admiração e da exterioridade?
· Olhemos
atentamente e criticamente para nossas decisões, ações e compromissos: elas
revelam que somos filhos do Deus de Jesus?
· Em que
medida continuamos pensando que somos livres para fazer o que queremos, e não
para lutar pelos direitos humanos?
· Será que
ainda reivindicamos a superioridade da nossa raça, da nossa religião, da nossa
origem, da nossa classe frente aos outros?
(4) Reze com o texto
lido e meditado
· Tome consciência
de que este texto é Palavra de Deus
· Depois de escutar
atentamente, agora é sua vez de falar
· Não mude de
assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus
· Permita que o
próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta
· Não se preocupe
com raciocínios e frases bem articuladas
· Procure perceber o que
a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus?
· Peça a Jesus a graça de permanecer na sua Palavra,
aderir à sua Boa Notícia aos pobres, ser livre para doar-se a arriscar-se por
ele
(5)
Contemple a vida à luz da Palavra
· Procure contemplar
a realidade do mundo com o olhar de Deus
· Busque meios para
colocar em prática o que Deus lhe fala
· Perceba o que você
precisa mudar a partir dessa meditação
· Responda: O que
Deus está pedindo que eu mude ou faça?
(6)
Retorne à vida cotidiana
· Recite o Pai Nosso e a Ave Maria, ou faça uma oração pessoal que resuma a experiência de
oração do dia
· Recite ou cante a
invocação: Jesus, Maria e José: acolhei-nos, iluminai-nos e congregai-nos!
· Medite e reze com o
refrão: “Se o grão de trigo caindo em terra não morrer ficará só...”
(Acessível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=sBt4rCqo2Vg)
· Assuma um
compromisso pessoal de conversão e mudança
· Apague a vela e
termina seu momento de oração
Algumas
pistas sobre João 8,31-42
Continuamos com a narração que nos reporta o
grande e tenso debate entre Jesus e as lideranças do judaísmo, depois da defesa
pública da dignidade de uma mulher prestes a ser apedrejada na praça do templo.
Jesus acusa o grupo que dirige o judaísmo de viver e ensinar uma fé equivocada,
que se apresenta como modelo de fidelidade mas se mostra irredutivelmente
fechada à ação libertadora de Deus.
No final da cena de ontem, um grupo de judeus
mostrou admiração e deu crédito a Jesus. Mas Jesus os conhece, e dispensa a
admiração ou uma adesão simplesmente exterior. Só o conhece e só se torna seu
discípulo quem assimila e leva a sério sua Palavra, quem participa da sua ação
solidária e libertadora em benefício dos oprimidos. Esta é a verdade sobre Deus
e sobre o ser humano, uma verdade que o torna livre, capaz de doar a própria
vida.
A liberdade que os/as discípulos/as de Jesus
experimentam não é a faculdade de decidir isso ou aquilo, mas a capacitação
para participar da liberdade do Pai, que ama e acolhe bons e maus, merecedores
ou não do seu amor, mas todos necessitados do seu perdão acolhedor. Quem age
sempre guiado pelo medo, pela raiva, pela competição ou pela busca dos próprios
interesses não é livre, mas escravo. Não é capaz de dar-se e perder-se num “amor
a fundo perdido”.
Dizendo isso, Jesus dá a entender que a elite
religiosa que se opõe a ele não é verdadeiramente livre. Esta elite reage
afirmando orgulhosamente serem da raça e estirpe de Abraão, e que nunca foram
escravos. Mas Jesus retruca que ser filho é ser parecido com o pai, e eles
estão muito longe de imitarem Abraão. Aderindo às estruturas de opressão e
dominação e dando-lhes estabilidade e caráter intocável, eles servem ao pecado,
que impede o amor e leva à morte.
Jesus conclui reafirmando sua filiação divina –
suas ações o fazem parecido com o Pai – e que a elite religiosa é filha da
idolatria (que a tradição judaica chama de prostituição), pois não aceitam, perseguem
e querem matar Jesus.
(Itacir Brassiani msf)
Pensamento da Fraternidade 2021
“Reconhecemos, com isso, que seguir a Jesus,
dedicar-se ao sagrado e comungar com a fé são questões que não isentam o fiel e
a Igreja das crises que atingem a todos. O
seguimento de Jesus exige de nós discernimento diante das mais diversas
dúvidas, crises e contradições. Não é possível estar com Deus e, ao mesmo
tempo, discriminar e desrespeitar as outras pessoas por causa das suas
diferenças étnicas, religiosas ou de gênero”. (Texto-Base, § 45; 126)
Leitura Orante do Evangelho
A Leitura
Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para fecundar
nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou
em família, em grupo ou em comunidade.
“Ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio Divina,
deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho, superar a surdez àquilo que
não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para
alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra” (Bento XVI, Verbum Domini, 46).
Em
tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a saúde impõem restrições
à convivência e à movimentação social, a Leitura
Orante é um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais
e uma forma evitar que este seja um tempo pesado e estéril.
Os
textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária.
Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros textos, desde que tenham
uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite escolher apenas os textos
que agradam mais.
Que
a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo
nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a
vida do mundo.
Missionários da Sagrada Família
https://misafala.org/ |
Passo Fundo/RS
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