Roteiro de Leitura Orante do Evangelho 338
Dia 26/03/2021 | 5ª Semana da Quaresma | Sexta-feira
Evangelho segundo João (10,31-42)
(1)
Coloque-se em atitude de oração
·
Escolha
um momento adequado e tranquilo/a para a meditação
·
Escolha
o lugar no qual você se sinta bem e não seja interrompido
·
Busque
uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se
·
Acenda
uma vela, e tome a bíblia em suas mãos
·
Tome
consciência de si mesmo/a e do momento que vivemos
·
Faça
silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus
·
Recorde
o tema e o apelo da Campanha da
Fraternidade Ecumênica
·
Prepare-se
cantando o mantra “Queremos ver Jesus, caminho, verdade e vida... Queremos ver Jesus!”
(Clique aqui: (https://www.youtube.com/watch?v=N5TpwDZvMis)
(2) Leia o texto da
Palavra de Deus
· Leia com toda a
atenção o texto de João 10,31-42
· Leia o texto em
voz alta (se possível)
· Passamos do capítulo 8 ao capítulo 10 de João, marcado
pela crítica de Jesus às lideranças oficiais, chamadas de mercenárias
· Dizendo que ele é a única liderança autêntica e capaz
de dar a vida pela vida do seu rebanho, Jesus desperta a ira dos controladores
do templo, que o chamam de louco e o acusam de blasfêmia
· Jesus reivindica um julgamento a partir daquilo que
ele faz, e não a partir daquilo que ele diz ou que os outros pensam dele
· Na verdade, as obras dessa elite denunciam que seus
membros são perseguidores violentos e assassinos, e não defensores da lei
· Por isso, Jesus deixa o templo e o monte Sião, a terra
prometida de outrora e que agora estava transformada num novo Egito
· É fora do templo e da cidade sagrada que ele atrai
discípulos, e é fora dos seus muros que ele será crucificado, excluído da
cidadania
· O que este trecho
da Palavra de Deus diz em si mesmo?
(3) Medite a Palavra
de Deus
· Procure perceber: O que
a Palavra de Deus diz a você hoje?
· Observe o
diálogo difícil e tenso entre Jesus, que se mostra em suas ações de compaixão,
e a elite religiosa, que o acusa de blasfêmia
· Releia e
perceba o sentido das acusações levantadas contra Jesus e dos argumentos que
apresenta para se defender
· Será que
não somos tentados pelo mesmo pecado das elites do templo: dissociar aquilo que
proclamamos daquilo que fazemos?
· Sendo
verdade que são nossas ações e relações que revelam nosso valor, o que nossas
ações estão revelando de nós e nossa Igreja?
(4) Reze com o texto
lido e meditado
· Tome consciência
de que este texto é Palavra de Deus
· Depois de escutar
atentamente, agora é sua vez de falar
· Não mude de
assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus
· Permita que o
próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta
· Não se preocupe
com raciocínios e frases bem articuladas
· Procure perceber o que
a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus?
(5)
Contemple a vida à luz da Palavra
· Procure contemplar
a realidade do mundo com o olhar de Deus
· Busque meios para
colocar em prática o que Deus lhe fala
· Perceba o que você
precisa mudar a partir dessa meditação
· Responda: O que
Deus está pedindo que eu mude ou faça?
(6)
Retorne à vida cotidiana
· Recite o Pai Nosso e a Ave Maria, ou faça uma oração pessoal que resuma a experiência de
oração do dia
· Recite ou cante a
invocação: Jesus, Maria e José: acolhei-nos, iluminai-nos e congregai-nos!
· Medite e reze com o
refrão: “Se o grão de trigo caindo em terra não morrer ficará só...”
(Acessível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=sBt4rCqo2Vg)
· Assuma um
compromisso pessoal de conversão e mudança
· Apague a vela e
termina seu momento de oração
Algumas
pistas sobre João 10,31-42
Estamos no contexto literário do capítulo 10
do Evangelho segundo João, no qual Jesus nos aplica a si mesmo as sugestivas
metáforas da porta e do pastor. Um dos momentos mais provocativos é aquele em
que Jesus declara que todos os que vieram antes deles são ladrões, assaltantes
ou mercenários, e apenas ele é um pastor bom, o único disposto a dar a vida pelo
rebanho. A reação das lideranças foi acusar Jesus de estar completamente louco.
Para Jesus, uma pessoa mostra seu valor nas
ações que realiza e nas relações que estabelece. Deus que mostra que é justo e
bondoso criando e libertando as pessoas mais vulneráveis. Por isso, Jesus não
defende sua missão com testemunhos verbais, mas com o testemunho de suas ações.
São elas que mostram que ele é o enviado do Pai, não pelo presumido poder, mas
por a intensidade da compaixão.
E quando as lideranças do templo ameaçam
apedrejá-lo, Jesus pergunta pelo motivo da rejeição e do ódio. Se ele é o que
mostram suas obras, são elas que devem ser louvadas ou reprovadas, e não suas
palavras. Por quais das obras que realizou ele merece ser condenado? Mas as
elites religiosas fazem questão de divorciar as palavras de Jesus da compaixão
que ele demonstra, e querem condená-lo por suas declarações.
Como defensores de uma palavra embalsamada e de
uma lei desligada da vida, eles não se interessam pela exploração praticada
dentro do templo, desde que os exploradores tenham o nome de Deus em seus
lábios. E acabam traindo seu conhecimento e sua fidelidade às escrituras, pois
silenciam diante da escritura que declara que todos os que agem de modo
semelhante à ação de Deus são deuses (cf. Sl 82).
Como a pessoa é revelada pelas suas obras, apelando
à violência e planejando assassinar Jesus, as elites controladores do templo
demonstram que são assassinos e perseguidores, e não representam a vontade e a
ação de Deus. É por isso que Jesus sai do templo e do território que se tornara
lugar de opressão. Lá ele atrai discípulos/as.
(Itacir Brassiani msf)
Pensamento da Fraternidade 2021
“A
postura de Jesus nos mostra a possibilidade de novas formas de relações humanas
e sociais. Tais relações não são de apego incondicional à Lei, mas de compromisso incondicional ao amor. A Lei,
sempre que manipulada para a manutenção de um poder desigual, pode provocar
sofrimento e morte. Já o amor nos
convoca a assumirmos atitudes de compaixão, empatia e convivência”. (Texto-Base,
§ 8)
Leitura Orante do Evangelho
A Leitura
Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para fecundar
nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou
em família, em grupo ou em comunidade.
“Ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio Divina,
deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho, superar a surdez àquilo que
não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para
alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra” (Bento XVI, Verbum Domini, 46).
Em
tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a saúde impõem restrições
à convivência e à movimentação social, a Leitura
Orante é um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais
e uma forma evitar que este seja um tempo pesado e estéril.
Os
textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária.
Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros textos, desde que tenham
uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite escolher apenas os textos
que agradam mais.
Que
a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo
nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a
vida do mundo.
Missionários da Sagrada Família
https://misafala.org/ |
Passo Fundo/RS
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