Roteiro de Leitura Orante do Evangelho 317
Dia 05/03/2021 | 2ª Semana da Quaresma | Sexta-feira
Evangelho segundo Mateus (21,33-46)
(1)
Coloque-se em atitude de oração
·
Escolha
um momento adequado e tranquilo/a para a meditação
·
Escolha
o lugar no qual você se sinta bem e não seja interrompido
·
Busque
uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se
·
Acenda
uma vela, e tome a bíblia em suas mãos
·
Tome
consciência de si mesmo/a e do momento que vivemos
·
Faça
silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus
·
Recorde
o tema e o apelo da Campanha da
Fraternidade Ecumênica
·
Prepare-se
cantando “Palavra de salvação somente o céu tem pra dar, por isso meu coração se
abre para escutar”. (Clique aqui: (https://www.youtube.com/watch?v=ui-q2qnJyac)
(2) Leia o texto da
Palavra de Deus
· Leia com toda a
atenção o texto de Mateus 21,33-46
· Leia o texto em
voz alta (se possível)
· Chegando na capital e entrando no espaço do templo,
Jesus acirra o seu confronto com as lideranças religiosas e políticas de Israel
· Com a parábola de hoje, dirigida aos chefes dos
sacerdotes e juízes (anciãos), Jesus os deslegitima e desmascara sua violência
· Na compreensão de Jesus, aqueles que receberam uma
missão (arrendatários), cedendo à ambição, agem como proprietários
· Rejeitando Jesus e o Reino de Deus, descartando os
diferentes e vulneráveis, eles acabam descartando o que é mais precioso
· Jesus não prevê quando serão destituídos ou quando
ocorrerá esta mudança, mas nega-lhes qualquer sustentação e legitimidade
· O que este trecho
da Palavra de Deus diz em si mesmo?
(3) Medite a Palavra
de Deus
· Procure perceber: O que
a Palavra de Deus diz a você hoje?
· Leia atentamente essa parábola, com atenção aos vários
enviados pelo dono e às ações típicas e perversas dos vinhateiros
· Observe o julgamento que os próprios líderes
religiosos fazem sobre os vinhateiros, sem darem-se conta de que se
autocondenam
· Qual é a sentença de Jesus sobre eles? Que sentido tem
o que Jesus diz? Que sentença você daria a eles?
· Qual é a base que sustenta e legitima sua fé em Jesus?
Uma pertença apenas exterior e por tradição? Que frutos você produz?
· Saboreie
interiormente aquilo que mais ressoa ou atrai você
(4) Reze com o texto
lido e meditado
· Tome consciência
de que este texto é Palavra de Deus
· Depois de escutar
atentamente, agora é sua vez de falar
· Não mude de
assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus
· Permita que o
próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta
· Não se preocupe
com raciocínios e frases bem articuladas
· Procure perceber o que
a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus?
(5)
Contemple a vida à luz da Palavra
· Procure contemplar
a realidade do mundo com o olhar de Deus
· Busque meios para
colocar em prática o que Deus lhe fala
· Perceba o que você
precisa mudar a partir dessa meditação
· Responda: O que
Deus está pedindo que eu mude ou faça?
· Que passos nossas comunidades e a Igreja precisamos
dar para levar a sério o tempo que vivemos como tempo de mudança e conversão?
(6)
Retorne à vida cotidiana
· Recite o Pai Nosso e a Ave Maria, ou faça uma oração pessoal que resuma a experiência de
oração do dia
· Recite ou cante a
invocação: Jesus, Maria e José: acolhei-nos, iluminai-nos e congregai-nos!
· Medite e reze com
a canção Paz na terra, paz no céu, paz aqui no meu país (Acessível aqui:
https://www.youtube.com/watch?v=lAgmswgz0VU)
· Assuma um
compromisso pessoal de conversão e mudança
· Apague a vela e
termina seu momento de oração
Algumas
pistas sobre Mateus 21,33-46
Voltamos ao
enfrentamento entre Jesus e a elite religiosa, no templo. O trecho de hoje
explicita a tensão inconciliável entre esta elite e a pessoa e o ensino de
Jesus. Também neste caso, a parábola é clara, e dispensa uma nova narração. No
final, com sua habilidade, Jesus leva seus adversários a pronunciar sua própria
autocondenação.
Com esta parábola, Jesus
sublinha as consequências fatais da indiferença ou da rejeição do Reino de Deus
e de sua pessoa e missão, visceralmente ligadas ao Reino. Sua identidade e
missão está na linha dos grandes profetas enviados por Deus para defender seus
direitos estabelecidos na aliança, que são os direitos dos pobres e
vulneráveis. Com isso, acabam atraindo sobre si a ira e a violência.
Os chefes dos sacerdotes
e outras lideranças políticas e religiosas de Israel agem como se fossem
senhores da vida e da morte do povo, e como se fossem os únicos mediadores e
intérpretes da vontade de Deus. Eles receberam uma missão, uma
responsabilidade, mas agem em causa própria, torcem a vontade de Deus,
legitimam as violências perpetradas contra os pobres e indefesos e eliminam
quem ousa criticá-los.
Jesus denuncia e
deslegitima os “vinhateiros” e “doutores” que se apossaram da vinha e se assentaram
na cátedra de Moisés. Ao rejeitar Jesus e interpor dificuldades à vida dos
pobres, eles descartam o próprio Deus e sacralizam o que lhes assegura
vantagens. E advertência de Jesus é clara: Deus não se deixa enganar por uma
adesão simplesmente externa, e, menos ainda, por uma “supremacia” étnica.
São os próprios líderes
criticados que se qualificam como “canalhas” e “perversos” e afirmam não serem
dignos de confiança. A insistência de Jesus numa fé que produza frutos de
misericórdia e justiça enfatiza que a autenticidade da fé não consiste na estética (gestos e palavras bonitas e
corretas) e não é étnica (pertencer
a um povo específico ou a uma “raça superior”), mas essencialmente ética: produzir frutos de diálogo, de
misericórdia e de acolhida.
(Itacir Brassiani msf)
Pensamento da Fraternidade 2021
“O
retorno do Brasil ao mapa da fome,
ao desemprego massivo, ao aumento de
pessoas em situação de rua, à cultura de
violência contra as mulheres, as pessoas negras, os indígenas, as pessoas
LGBTQI+ foram expostas pela pandemia.
E não cessaram as violências policiais,
nem o racismo. A violência também aumentou nas casas.
São criadas diversas narrativas para
legitimar a exclusão e difundir na sociedade o ódio, a violência e a negação
dos direitos humanos”. (Texto-Base, §§
31, 32, 34, 50)
Leitura Orante do Evangelho
A Leitura
Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para fecundar
nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou
em família, em grupo ou em comunidade.
“Ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio Divina,
deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho, superar a surdez àquilo que
não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para
alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra” (Bento XVI, Verbum Domini, 46).
Em
tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a saúde impõem restrições
à convivência e à movimentação social, a Leitura
Orante é um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais
e uma forma evitar que este seja um tempo pesado e estéril.
Os
textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária.
Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros textos, desde que tenham
uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite escolher apenas os textos
que agradam mais.
Que
a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo
nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a
vida do mundo.
Missionários da Sagrada Família
https://misafala.org/ |
Passo Fundo/RS
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