Roteiro de Leitura Orante do Evangelho 335
Dia 23/03/2021 | 5ª Semana da Quaresma | Terça-feira
Evangelho segundo João (8,21-30)
(1)
Coloque-se em atitude de oração
·
Escolha
um momento adequado e tranquilo/a para a meditação
·
Escolha
o lugar no qual você se sinta bem e não seja interrompido
·
Busque
uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se
·
Acenda
uma vela, e tome a bíblia em suas mãos
·
Tome
consciência de si mesmo/a e do momento que vivemos
·
Faça
silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus
·
Recorde
o tema e o apelo da Campanha da
Fraternidade Ecumênica
·
Prepare-se
cantando o mantra “Queremos ver Jesus, caminho, verdade e vida... Queremos ver Jesus!”
(Clique aqui: (https://www.youtube.com/watch?v=N5TpwDZvMis)
(2) Leia o texto da
Palavra de Deus
· Leia com toda a
atenção o texto de João 8,21-30
· Leia o texto em
voz alta (se possível)
· Jesus está discutindo, em frente ao tesouro do templo,
com os fariseus, cada vez mais intrigados e desconfortáveis com ele
· Isso ocorre depois da defesa da pecadora e do
questionamento dirigido aos fariseus, e depois de se apresentar como luz do
mundo
· O diálogo com os fariseus vai se tornando difícil até
chegar a ser impossível, pois eles eram escravos de suas ideias de Deus
· A advertência de Jesus é grave: fechando-se em seus
interesses e suas ideias distorcidas de Deus, eles são destinados à ruína
· Quando perguntam sobre a identidade de Jesus, o fazem
apenas para desviar, pois não querem ouvir nada
· O que este trecho
da Palavra de Deus diz em si mesmo?
(3) Medite a Palavra
de Deus
· Procure perceber: O que
a Palavra de Deus diz a você hoje?
· Nesta última semana da quaresma, o apelo a mudar de olhar e
de atitude se torna cada vez mais contundente e urgente
· Ao aproximar-se do desfecho da sua vida, decretado
pelas próprias autoridades religiosas, Jesus fala claramente de “entrega” e
cruz
· Que imagem de Deus nos orienta e está presente em
nossa catequese, nossos cânticos e nossa espiritualidade?
· Será que estamos sendo capazes de refazer e corrigir nossa
imagem de Deus a partir de Jesus crucificado por amor?
(4) Reze com o texto
lido e meditado
· Tome consciência
de que este texto é Palavra de Deus
· Depois de escutar
atentamente, agora é sua vez de falar
· Não mude de
assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus
· Permita que o
próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta
· Não se preocupe
com raciocínios e frases bem articuladas
· Procure perceber o que
a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus?
· Peça a Jesus a coragem e a liberdade de aderir a Jesus
e seu Evangelho, vencendo a lógica da primazia dos interesses individuais
(5)
Contemple a vida à luz da Palavra
· Procure contemplar
a realidade do mundo com o olhar de Deus
· Busque meios para
colocar em prática o que Deus lhe fala
· Perceba o que você
precisa mudar a partir dessa meditação
· Responda: O que
Deus está pedindo que eu mude ou faça?
(6)
Retorne à vida cotidiana
· Recite o Pai Nosso e a Ave Maria, ou faça uma oração pessoal que resuma a experiência de
oração do dia
· Recite ou cante a
invocação: Jesus, Maria e José: acolhei-nos, iluminai-nos e congregai-nos!
· Medite e reze com o
refrão: “Se o grão de trigo caindo em terra não morrer ficará só...”
(Acessível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=sBt4rCqo2Vg)
· Assuma um
compromisso pessoal de conversão e mudança
· Apague a vela e
termina seu momento de oração
Algumas
pistas sobre João 8,21-30
Depois da defesa pública da mulher prestes a
ser apedrejada, e do questionamento aos seus acusadores, o diálogo entre Jesus
e os fariseus vai ficando difícil e vira confronto. Mais ainda depois de Jesus
se apresentar como luz do mundo, aquela que vence as trevas e orienta os homens
e mulheres de boa vontade. Ele quer tomar o lugar da Lei!
Jesus fala de um modo enigmático: diz que vai
partir, que os fariseus não o poderão acompanhar, que eles vão procurá-lo mas
não vão encontrá-lo. E faz uma clara advertência: os fariseus não acreditam
nele, e, por isso, morrerão no pecado. Na verdade, os fariseus e demais
lideranças religiosas pertencem ao mundo, têm interesses rasteiros, se orientam
por um deus feito à imagem e semelhança deles.
A má vontade que os impede de compreender
Jesus e aderir a ele nasce de um preconceito teológico. Para eles, Deus é
aquele que submete e limita a liberdade e a autonomia das pessoas. Para Jesus,
Deus é sempre a favor do ser humano, e prioriza ele acima das leis. Fazendo o
que fazia e ensinando o que ensinava, Jesus estaria usurpando o poder de Deus,
e isso eles não conseguiam tolerar. Eles não percebem nenhuma relação entre
Jesus e o deus deles.
São lógicas distintas e contrastantes. Eles
jamais conseguirão aceitar um Messias despojado de poder, um Messias
crucificado por amor, a vida como dom entregue livremente. Por isso, quando
Jesus fala em “partir”, ironizam, perguntando-se se ele iria suicidar-se. Por
trás da pergunta não há sinal de preocupação por ele, mas a ironia é evidente.
Mas Jesus mostra-se livre e altivo; não se acovarda, pois sabe que não está
sozinho.
Se, por um lado, os fariseus se fecham cada
vez mais e aceitam cada vez menos a Jesus e seu ensino, por outro, acolhendo o
testemunho de liberdade, ousadia e generosidade dele, muitos acreditaram e
aderiram à sua proposta. Estes entraram na lógica “de cima”, dos valores humanos
universais, e abandonaram a lógica dos interesses “baixos”.
(Itacir Brassiani msf)
Pensamento da Fraternidade 2021
“A Igreja Cristã é a continuidade da
história do relacionamento de Deus com seu povo e a testemunha da ação de Deus
na pessoa de Jesus Cristo. Por isso, tem
a tarefa de constantemente rememorar e contextualizar o que Jesus Cristo
ensinou, fez e sofreu. Por vezes, em
nome da fé, se mata ou se fomenta a vida, promovem-se guerras ou paz. A fé
é diretriz de conduta, tanto para o bem quanto para o mal. Determina a ação, a
história, o destino de pessoas e nações. Por isso, é fundamental perguntar pelo
seu conteúdo e pelos seus valores”. (Texto-Base, § 96-97)
Leitura Orante do Evangelho
A Leitura
Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para fecundar
nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou
em família, em grupo ou em comunidade.
“Ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio Divina,
deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho, superar a surdez àquilo que
não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para
alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra” (Bento XVI, Verbum Domini, 46).
Em
tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a saúde impõem restrições
à convivência e à movimentação social, a Leitura
Orante é um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais
e uma forma evitar que este seja um tempo pesado e estéril.
Os
textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária.
Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros textos, desde que tenham
uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite escolher apenas os textos
que agradam mais.
Que
a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo
nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a
vida do mundo.
Missionários da Sagrada Família
https://misafala.org/ |
Passo Fundo/RS
Nenhum comentário:
Postar um comentário