Roteiro de Leitura Orante do Evangelho 320
08/03/2021 | 3ª Semana da Quaresma | Segunda-feira
Evangelho segundo Lucas (4,24-30)
(1)
Coloque-se em atitude de oração
·
Escolha
um momento adequado e tranquilo/a para a meditação
·
Escolha
o lugar no qual você se sinta bem e não seja interrompido
·
Busque
uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se
·
Acenda
uma vela, e tome a bíblia em suas mãos
·
Tome
consciência de si mesmo/a e do momento que vivemos
·
Faça
silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus
·
Recorde
o tema e o apelo da Campanha da
Fraternidade Ecumênica
·
Prepare-se
cantando “Jesus, tu és a luz dos olhos meus! Jesus, brilhe esta luz nos passos
meus seguindo os teus!”. (Clique aqui: (https://www.youtube.com/watch?v=ui-q2qnJyac)
(2) Leia o texto da
Palavra de Deus
· Leia com toda a
atenção o texto de Lucas 4,24-30
· Leia o texto em
voz alta (se possível)
· Esta é uma espécie de “plataforma de lançamento”, uma
pregação inaugural da missão de Jesus na sua cidade-natal
· Depois de ler o profeta Isaías, que fala de envio para
libertar os pobres e oprimidos, Jesus diz que essa profecia se cumpre nele
· A resposta dos seus contemporâneos e coetâneos é
contraditória, e vai da acolhida entusiasmada à rejeição mais acirrada
· Conhecedor da história de rejeição dos profetas, Jesus
entende o que acontece, mas não abre mão de fazer o que Deus quer
· Deus não reconhece privilégios de pequenos grupos e
povos privilegiados, como o demonstraram Elias e Eliseu
· O que este trecho
da Palavra de Deus diz em si mesmo?
(3) Medite a Palavra
de Deus
· Procure perceber: O que
a Palavra de Deus diz a você hoje?
· Leia atentamente a narração desta primeira
manifestação e rejeição pública de Jesus na cidade de onde se criara
· Em que medida também nós estaríamos alimentando a
ideia de que Deus deve beneficiar primeiro os “nossos”?
· Dá para entender que, recordando Elias e Eliseu, Jesus
está pedindo que a Igreja abra suas portas às pessoas discriminadas?
· No horizonte da Campanha da Fraternidade, quem faria
parte desses “estrangeiros”, além das mulheres, cujo dia celebramos?
· Saboreie
interiormente aquilo que mais ressoa ou atrai você
(4) Reze com o texto
lido e meditado
· Tome consciência
de que este texto é Palavra de Deus
· Depois de escutar
atentamente, agora é sua vez de falar
· Não mude de
assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus
· Permita que o
próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta
· Não se preocupe
com raciocínios e frases bem articuladas
· Procure perceber o que
a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus?
(5)
Contemple a vida à luz da Palavra
· Procure contemplar
a realidade do mundo com o olhar de Deus
· Busque meios para
colocar em prática o que Deus lhe fala
· Perceba o que você
precisa mudar a partir dessa meditação
· Responda: O que
Deus está pedindo que eu mude ou faça?
· Como viver e continuar a prioridade que Jesus dá a
quem é mais vulnerável, e não aos que pertencem à sua família e seu povo?
(6)
Retorne à vida cotidiana
· Recite o Pai Nosso e a Ave Maria, ou faça uma oração pessoal que resuma a experiência de
oração do dia
· Recite ou cante a
invocação: Jesus, Maria e José: acolhei-nos, iluminai-nos e congregai-nos!
· Medite e reze com o
Canto
da mulher latino-americana (Acessível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=tTCSYtLafek)
· Assuma um
compromisso pessoal de conversão e mudança
· Apague a vela e
termina seu momento de oração
Algumas
pistas sobre Lucas 4,24-30
Depois de termos refletido e rezado ontem a
partir da primeira ação pública de Jesus relatada pelo evangelho segundo João,
somos levados por Lucas à estreia da vida pública de Jesus em Nazaré. E ele
começou “demarcando o campo”, lendo um trecho do profeta Isaías e terminando
com uma breve e explosiva “homilia”: “Hoje se cumpriu essa passagem da
escritura que vocês acabaram de ouvir”.
A reação dos seus conterrâneos e coetâneos é
contraditória: por um lado, admiração e aplausos; e, por outro, escândalo e
críticas. Enquanto uns se impressionavam pela coragem e sabedoria das suas
palavras, outros tropeçavam na sua origem humilde e pobre e por sua postura pouco
exclusivista em benefício dos seus concidadãos, e pouco nacionalista por
alargar as fronteiras da sua missão para todos os pobres.
Jesus conhece tanto a história da profecia
como a vontade de Deus, que ele chama de Pai. Deus não considera os vínculos
étnicos, tribais e nacionais na sua ação libertadora. E os profetas, quando
autênticos, se movem com a mesma liberdade. Por isso, sempre sofrem rejeição
por parte daqueles/as que se consideram melhores, superiores, mais merecedores,
começando pelos que são mais próximos.
Jesus não realiza nenhum milagre em benefício
exclusivo dos seus conterrâneos e, com isso, frustra as expectativas e
interesses deles. Ele não está sujeito aos interesses e expectativas de
pequenos grupos. Os caminhos de Deus seguem outra lógica: prioriza as pessoas e
grupos sociais mais necessitados, que não contam e não valem aos olhos dos
grupos que controlam o poder, aqueles/as que são “diferentes” e, por isso,
menosprezados/as.
Jesus busca dois fatos antigos para comprovar
isso. Mesmo que existissem muitas viúvas pobres em Israel, o profeta Elias foi
em socorro de uma viúva estrangeira. Em meio a um grande número de leprosos
hebreus, Eliseu priorizou a cura de um leproso estrangeiro. Cabe-nos acolher
com alegria, e fazer nossa, essa compaixão sem fronteiras de Deus.
(Itacir Brassiani msf)
Pensamento da Fraternidade 2021
“A violência também aumentou nas casas. Entre março e abril de 2020,
meses em que o isolamento social esteve mais forte, os casos de feminicídio aumentaram. As reformas trabalhista e da previdência
são ataques aos direitos conquistados pelas mulheres. O trabalho precarizado atinge principalmente as mulheres. São elas as
primeiras a serem demitidas em tempos de crise. Com isso, lançam-se no
mercado informal de trabalho, sem garantia alguma de direitos”. (Texto-Base, §§ 34 e 66)
Leitura Orante do Evangelho
A Leitura
Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para fecundar
nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou
em família, em grupo ou em comunidade.
“Ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio Divina,
deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho, superar a surdez àquilo que
não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para
alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra” (Bento XVI, Verbum Domini, 46).
Em
tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a saúde impõem restrições
à convivência e à movimentação social, a Leitura
Orante é um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais
e uma forma evitar que este seja um tempo pesado e estéril.
Os
textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária.
Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros textos, desde que tenham
uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite escolher apenas os textos
que agradam mais.
Que
a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo
nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a
vida do mundo.
Missionários da Sagrada Família
https://misafala.org/ |
Passo Fundo/RS
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