Roteiro de Leitura Orante do Evangelho 340
Dia 28/03/2021 | Tempo de Quaresma | Domingo de Ramos
Evangelho segundo Marcos (11,1-10)
(1)
Coloque-se em atitude de oração
·
Escolha
um momento adequado e tranquilo/a para a meditação
·
Escolha
o lugar no qual você se sinta bem e não seja interrompido
·
Busque
uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se
·
Acenda
uma vela, e tome a bíblia em suas mãos
·
Tome
consciência de si mesmo/a e do momento que vivemos
·
Faça
silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus
·
Recorde
o tema e o apelo da Campanha da
Fraternidade Ecumênica
·
Prepare-se
cantando o mantra “Jesus, tu és a luz dos olhos meus! Jesus, brilhe esta luz nos passos
meus seguindo os teus!” (Clique aqui: (https://www.youtube.com/watch?v=qpCS0gucq6c)
(2) Leia o texto da
Palavra de Deus
· Durante o longo e demorado c aminho entre a Galileia e
Jerusalém, Jesus se dedicara a formar seus discípulos/as e enfrentar os
fariseus
· Parece que eles tinham a cabeça muito dura, e não
conseguiram assimilar o essencial do ensino do Mestre
· Continuavam contaminados pela ideologia do poder e dos
privilégios e merecimentos, e não viam nada além disso
· Se lhes faltava uma lição, essa virá na última semana
da vida de Jesus, da sua entrada na capital à sua morte fora dos muros
· A cena de hoje nos apresenta um Messias totalmente
despojado de poder, só aceito a aclamado pela gente da periferia da capital
· O que este trecho
da Palavra de Deus diz em si mesmo?
(3) Medite a Palavra
de Deus
· Procure perceber: O que
a Palavra de Deus diz a você hoje?
· Depois de 40 dias de escuta atenta do Evangelho,
podemos nos sentir preparados para acompanhar Jesus nos seus últimos dias?
· Pouco antes de chegar a Jerusalém, o evangelista nos
apresenta a figura de um cego que deseja unicamente ver as coisas como são
· Será que, como os discípulos, não continuamos a ver
Jesus como alguém feito à nossa imagem e semelhança, desligado das dores e
angústias do povo, preocupado com rezas e cultos, frequentador dos círculos de
poder, afeito a milagres...?
· O que nos diz seu modo de entrar em Jerusalém, sem
batedores nem cortejos, sem carreatas e palanques, sem discursos elogiosos?
(4) Reze com o texto
lido e meditado
· Tome consciência
de que este texto é Palavra de Deus
· Depois de escutar
atentamente, agora é sua vez de falar
· Não mude de
assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus
· Permita que o
próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta
· Não se preocupe
com raciocínios e frases bem articuladas
· Procure perceber o que
a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus?
· Reze a partir das palavras do povo simples acolhendo
Jesus
(5)
Contemple a vida à luz da Palavra
· Procure contemplar
a realidade do mundo com o olhar de Deus
· Busque meios para
colocar em prática o que Deus lhe fala
· Perceba o que você
precisa mudar a partir dessa meditação
· Responda: O que
Deus está pedindo que eu mude ou faça?
(6)
Retorne à vida cotidiana
· Recite o Pai Nosso e a Ave Maria, ou faça uma oração pessoal que resuma a experiência de
oração do dia
· Recite ou cante a
invocação: Jesus, Maria e José: acolhei-nos, iluminai-nos e congregai-nos!
· Medite e reze com a
conhecida canção “Um certo dia, à beira mar, apareceu um jovem galileu...”
(Acessível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=bB_TnwAv85U)
· Assuma um
compromisso pessoal de conversão e mudança
· Apague a vela e
termina seu momento de oração
Algumas pistas sobre Marcos 11,1-10
A entrada de Jesus em Jerusalém não tem nada
de triunfal. Vindo da Galileia, Jesus entra na capital montado numa jumenta.
Nada de cortejos de honra, de generais cobertos de medalhas e de discursos de
acolhida. Ele chega em Jerusalém caminhando à frente de um pequeno grupo de
discípulos/as.
O povo da capital não o conhece e tem medo
dele. Mas o pessoal que o acompanha desde a Galileia ou que vive na periferia
da capital o acolhe como o Messias esperado. “Bendito o que vem em nome do
Senhor”! Como o velho Simeão, essa gente reconhece naquele homem o Enviado de
Deus.
A pequena multidão de pobres e estropiados aclama
o despontar do Reino messiânico inspirado em Davi e a chegada do líder enviado
por Deus. Mas Jesus não realiza as ações potentes que esta ideologia apregoava.
Ele se apresenta como o Servo paciente e ouvinte atento da Palavra. A Palavra
de Jesus será apenas o dom solidário de si mesmo na cruz.
Mas estes mesmos discípulos/as que agora o
acolhem como o Messias esperado, logo mais tarde eles voltam atrás e o
abandonam. Os gritos de ‘hosana’ darão
lugar ao insolente e violento pedido ‘crucifica-o’,
fruto da frustração das expectativas e da manipulação interesseira das
autoridades políticas e religiosas de Jerusalém.
Mas isso não faz Jesus mudar seu rumo. Mesmo
enfrentando um discernimento difícil, e pedindo aos discípulos que vigassem com
ele. Mas acabou preso, abandonado pelos próprios discípulos, condenado e
pregado na cruz. Para os discípulos/as, sua condenação e morte na cruz foi a
pedra que irrompeu no meio do caminho.
As autoridades desafiam Jesus a salvar a
própria pele, e ele mesmo parece mergulhar num turbilhão escuro “Desde o
meio-dia até as três horas da tarde houve escuridão sobre toda a terra”. Mas
acaba experimentando a consolação na radicalização do dom de si mesmo. E é da
boca de um pagão se ouve a palavra que faz brilhar uma pequena luz na escuridão.
“Ele era mesmo Filho de Deus”!
(Itacir Brassiani msf)
Pensamento da Fraternidade 2021
“No
tempo de Jesus, a cruz era um instrumento de violência. A pena de morte era a
cruz. O Império Romano mantinha uma ordem aparente com práticas violentas. Para
manter a falsa paz, utilizavam, por
vezes, a religião como instrumento de manutenção da hierarquia social. Em
algumas situações, a própria religião dava força ao Império e cooperava com a
manutenção do poder romano. Era a forma
de manter o controle sobre a vida das pessoas mais pobres que, pela
opressão sofrida, eram as que poderiam causar perturbação ao Império”. (Texto-Base, § 57)
Leitura Orante
do Evangelho
A Leitura
Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para fecundar
nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou
em família, em grupo ou em comunidade.
“Ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio Divina,
deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho, superar a surdez àquilo que
não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para
alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra” (Bento XVI, Verbum Domini, 46).
Em
tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a saúde impõem restrições
à convivência e à movimentação social, a Leitura
Orante é um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais
e uma forma evitar que este seja um tempo pesado e estéril.
Os
textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária.
Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros textos, desde que tenham
uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite escolher apenas os textos
que agradam mais.
Que
a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo
nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a
vida do mundo.
Missionários da Sagrada Família
https://misafala.org/ | Passo
Fundo/RS
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