Roteiro de Leitura Orante do Evangelho 327
Dia15/03/2021 | 4ª Semana da Quaresma | Segunda-feira
Evangelho segundo João (4,43-54)
(1)
Coloque-se em atitude de oração
·
Escolha
um momento adequado e tranquilo/a para a meditação
·
Escolha
o lugar no qual você se sinta bem e não seja interrompido
·
Busque
uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se
·
Acenda
uma vela, e tome a bíblia em suas mãos
·
Tome
consciência de si mesmo/a e do momento que vivemos
·
Faça
silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus
·
Recorde
o tema e o apelo da Campanha da
Fraternidade Ecumênica
·
Prepare-se
cantando o mantra “Onde reina o amor, fraterno amor; onde reina o amor, Deus aí está!”
(Clique aqui: (https://www.youtube.com/watch?v=UpmnLAfCO0o)
(2) Leia o texto da
Palavra de Deus
· Leia com toda a
atenção o texto de João 4,43-54
· Leia o texto em
voz alta (se possível)
· Depois das ações provocadoras em Jerusalém, de um
encontro e um diálogo improvável entre Jesus e uma mulher da Samaria, Jesus
volta à sua terra, onde se sentia mais seguro
· Em Caná é procurado por um funcionário da corte, que
pede a Jesus ajuda para curar seu filho doente
· Jesus adverte os que esperam dele gestos e ações
espetaculares, e o menino recupera a saúde sem nenhuma ação direta de Jesus
· Acolhendo o pedido de um pagão, Jesus age sem
discriminar ninguém, mas se recusa a agir recorrendo à lógica do poder
· A cena sublinha a força da Palavra e a necessidade de
não se orientar pelas relações de poder, de descer ao nível humano
· O que este trecho
da Palavra de Deus diz em si mesmo?
(3) Medite a Palavra
de Deus
· Procure perceber: O que
a Palavra de Deus diz a você hoje?
· Situe-se no interior da cena, observe a atitude do
funcionário do rei, assim como a postura e as palavras de Jesus
· Você percebe como o funcionário real demonstra pensar,
falar e agir segundo a lógica das funções de poder?
· Em que medida também nós esperamos de Jesus gestos e
ações espetaculares, que dispensem nossa colaboração?
· Que mudanças em nosso modo de pensar e de agir esta
cena pede de nós, enquanto caminhamos para a páscoa?
(4) Reze com o texto
lido e meditado
· Tome consciência
de que este texto é Palavra de Deus
· Depois de escutar
atentamente, agora é sua vez de falar
· Não mude de assunto,
pois sua palavra é sua resposta a Deus
· Permita que o
próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta
· Não se preocupe
com raciocínios e frases bem articuladas
· Procure perceber o que
a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus?
· Peça a Jesus a capacidade de ser irmã/o de todos/as,
sem discriminar ninguém, e de se relacionar com todos sem artifícios nem
privilégios
(5)
Contemple a vida à luz da Palavra
· Procure contemplar
a realidade do mundo com o olhar de Deus
· Busque meios para
colocar em prática o que Deus lhe fala
· Perceba o que você
precisa mudar a partir dessa meditação
· Responda: O que
Deus está pedindo que eu mude ou faça?
(6)
Retorne à vida cotidiana
· Recite o Pai Nosso e a Ave Maria, ou faça uma oração pessoal que resuma a experiência de
oração do dia
· Recite ou cante a
invocação: Jesus, Maria e José: acolhei-nos, iluminai-nos e congregai-nos!
· Medite e reze com a
canção “Conheço um coração tão manso, humilde e sereno” (Acessível
aqui: https://www.youtube.com/watch?v=MclzuG-rf3Y)
· Assuma um
compromisso pessoal de conversão e mudança
· Apague a vela e
termina seu momento de oração
Algumas
pistas sobre João 4,43-54
Esta cena está literariamente situada logo
após a cena do encontro e diálogo de Jesus com uma mulher samaritana. E nós a
contemplamos no contexto litúrgico e espiritual da adesão à Boa Notícia do
Reino de Deus e da conversão a ela, como sublinha o tempo quaresmal.
Jesus está voltando de Jerusalém à região onde
se criara, passando pela complicada região da Samaria. Mesmo tendo dito que os
profetas não são bem vistos em sua própria terra, a Galileia o recebe com boa
disposição, pois haviam sido informados daquilo que Jesus fizera em Jerusalém.
Também informado sobre os sinais provocadores
que Jesus realizara no templo, um funcionário do rei busca em Jesus uma ajuda
para seu filho, que está gravemente enfermo. Queria que Jesus o curasse, ao que
parece, preferencialmente com um milagre grandioso e espetacular.
Ao menos, é isso que que Jesus denota na sua
resposta ou advertência ao funcionário da corte. Quem é habituado aos
corredores do poder, age como tal e espera que Deus também intervenha no mundo
com gestos de poder. Ele mesmo trata o filho como dependente de um chefe, pois
o chama de “menino”.
O funcionário se dá conta que imagina Jesus em
termos de autoridade corajosa, mas apenas poderosa e reformista, e pede a Jesus
para “descer” ao nível humano. E Jesus declara que o filho vive, sem dizer que
ele foi curado. Jesus não vai a Cafarnaum, mas “desce”: não realiza um gesto de
poder.
O funcionário do rei é intimado a reconhecer a
força da Palavra de Jesus e obedecer a ela. É a Palavra de Jesus que suscita e
plenifica a vida. O funcionário real precisa ir e ver, mas não há nenhum gesto
grandioso. Ele não deve tratar o filho como dependente (“menino”) mas como
filho.
Jesus atende o pedido desse homem pagão e
próximo ao poder sem pedir nada em troca. Ele está disposto a ajudar a todos.
Mas tudo acontece quando Jesus e o funcionário “descem” da esfera das relações
de poder à esfera das relações humanas.
(Itacir Brassiani msf)
Pensamento da Fraternidade 2021
“A afirmação “Cristo é a nossa paz” confessa que em Cristo não há lugar para a violência e o
racismo, para o ódio e a discriminação. Paz significa tanto superação das violências e das discriminações,
quanto a plenitude de vida, consequência de relações equânimes entre o ser
humano e a natureza, o ser humano e seus semelhantes e o ser humano e Deus.
Isso significa que Cristo é aquele que
garante as relações de equidade e acolhida entre todos os povos”. (Texto-Base, § 117)
Leitura Orante do Evangelho
A Leitura
Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para fecundar
nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou
em família, em grupo ou em comunidade.
“Ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio Divina,
deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho, superar a surdez àquilo que
não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para
alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra” (Bento XVI, Verbum Domini, 46).
Em
tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a saúde impõem restrições
à convivência e à movimentação social, a Leitura
Orante é um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais
e uma forma evitar que este seja um tempo pesado e estéril.
Os
textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária.
Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros textos, desde que tenham
uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite escolher apenas os textos
que agradam mais.
Que
a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo
nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a
vida do mundo.
Missionários da Sagrada Família
https://misafala.org/ |
Passo Fundo/RS
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