Roteiro de Leitura Orante do Evangelho 330
Dia 18/03/2021 | 4ª Semana da Quaresma | Quinta-feira
Evangelho segundo João (5,31-47)
(1)
Coloque-se em atitude de oração
·
Escolha
um momento adequado e tranquilo/a para a meditação
·
Escolha
o lugar no qual você se sinta bem e não seja interrompido
·
Busque
uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se
·
Acenda
uma vela, e tome a bíblia em suas mãos
·
Tome
consciência de si mesmo/a e do momento que vivemos
·
Faça
silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus
·
Recorde
o tema e o apelo da Campanha da
Fraternidade Ecumênica
·
Prepare-se
cantando o mantra “Onde reina o amor, fraterno amor; onde reina o amor, Deus aí está!”
(Clique aqui: (https://www.youtube.com/watch?v=UpmnLAfCO0o)
(2) Leia o texto da
Palavra de Deus
· Leia com toda a
atenção o texto de João 5,31-47
· Leia o texto em
voz alta (se possível)
· Continua o debate suscitado pela ação restauradora de
Jesus em favor de um paralítico em dia de sábado
· Acusado de ser transgressor, Jesus devolve a acusação:
as autoridades religiosas não escutam nem obedecem a Deus
· Defendendo a frieza da lei, eles não conhecem a Deus
como pai, nem sua mensagem, que é sempre boa notícia libertadora
· Por trás está o conflito entre duas imagens de Deus: a
de Jesus, que vê Deus como pai, que ama o ser humano e lhe dá vida; a dos
dirigentes do judaísmo, que vê Deus como soberano e juiz
· O que este trecho
da Palavra de Deus diz em si mesmo?
(3) Medite a Palavra
de Deus
· Procure perceber: O que
a Palavra de Deus diz a você hoje?
· Situe-se no coração do debate, suscitado pela ação de
compaixão de Jesus em favor de uma pessoa vulnerável e necessitada
· Você é capaz de reconhecer nas ações de Jesus as
provas claras de que ele vem de Deus e realiza a vontade dele? Em quais delas?
· Como você descreveria a imagem de Deus que você a
credita: ele é pai, amante da vida, próximo de nós, compassivo com os fracos?
· Será que também nós não corremos o risco de colocar
nossa vontade e nossos costumes no lugar que cabe à Vontade de Deus?
· Onde buscamos a confirmação das nossas decisões e
ações: no Evangelho e na vida de Jesus, ou no aplauso dos apoiadores?
(4) Reze com o texto
lido e meditado
· Tome consciência
de que este texto é Palavra de Deus
· Depois de escutar
atentamente, agora é sua vez de falar
· Não mude de
assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus
· Permita que o
próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta
· Não se preocupe
com raciocínios e frases bem articuladas
· Procure perceber o que
a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus?
· Peça a Deus a graça de fazer a experiência de ser filho/a
dele, e de só nele buscar aprovação para suas decisões e ações
(5)
Contemple a vida à luz da Palavra
· Procure contemplar
a realidade do mundo com o olhar de Deus
· Busque meios para
colocar em prática o que Deus lhe fala
· Perceba o que você
precisa mudar a partir dessa meditação
· Responda: O que
Deus está pedindo que eu mude ou faça?
· O que fazer para não torcer o Evangelho com nossos
interesses?
(6)
Retorne à vida cotidiana
· Recite o Pai Nosso e a Ave Maria, ou faça uma oração pessoal que resuma a experiência de
oração do dia
· Recite ou cante a
invocação: Jesus, Maria e José: acolhei-nos, iluminai-nos e congregai-nos!
· Medite e reze com a
canção “Conheço um coração tão manso, humilde e sereno” (Acessível
aqui: https://www.youtube.com/watch?v=MclzuG-rf3Y)
· Assuma um
compromisso pessoal de conversão e mudança
· Apague a vela e
termina seu momento de oração
Algumas
pistas sobre João 5,31-47
O episódio evangélico de hoje nos apresenta a
continuidade do debate de Jesus com as autoridades do judaísmo. A polêmica emergiu
depois que Jesus emancipou e libertou um paralítico, símbolo de uma multidão de
excluídos, sem pedir licença a ninguém e desobedecendo as proibições legais. A
misericórdia que lhes era negada na “porta da misericórdia” (Betesda), a encontram
em Jesus de Nazaré.
O debate gira em torno da questão da
identidade de Jesus, e do “mandato” ou “procuração” para que possa fazer o que
ele faz: curar doentes, perdoar pecados, transgredir as leis, ensinar novas
interpretações da lei, etc. Na verdade, enquanto as autoridades religiosas
estão interessadas apenas em defender a lei e assegurar o sistema que impõe
fardos aos mais vulneráveis, Jesus está interessado em ajudá-los a viver
plenamente, sem dominações ou restrições.
Hoje o debate é sobre o testemunho que dá
credibilidade ao que Jesus está fazendo e à sua pretensão de ser o messias e o
filho de Deus. Como prova da autenticidade divina daquilo que faz, Jesus cita
João Batista, mas sublinha que ele prescinde dos testemunhos humanos. E
enfatiza que são suas próprias relações ou obras de compaixão em favor dos
pobres e vulneráveis que o acreditam como enviado de Deus.
Além disso, Jesus reivindica a seu favor o
testemunho das escrituras como um todo. E o que elas testemunham com clareza é
que Deus sempre ouve o clamor dos oprimidos e intervém para assegurar-lhes a
dignidade, a liberdade e a vida. Essa é a vontade e a lei de Deus, e isso está
acima de todos os costumes, interesses e sistemas, sejam eles religiosos,
políticos ou econômicos.
De tabela, Jesus acusa as autoridades
religiosas de analfabetismo bíblico e de busca doentia de aplausos. Eles não
conhecem a fundo as leis que Deus nos deu através de Moisés, torcem as coisas
para garantir seus interesses e amealhar apoios e aplausos dos seus comparsas.
Eles não têm o amor de Deus neles mesmos e bajulam-se reciprocamente.
(Itacir Brassiani msf)
Pensamento da Fraternidade 2021
“A postura de Jesus nos mostra a possibilidade de novas formas de relações humanas e
sociais. Tais relações não são de
apego incondicional à Lei, mas de compromisso incondicional ao amor. A Lei,
sempre que manipulada para a manutenção de um poder desigual, pode provocar
sofrimento e morte. Já o amor nos
convoca a assumirmos atitudes de compaixão, empatia e convivência”. (Texto-Base, § 11)
Leitura Orante do Evangelho
A Leitura
Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para fecundar
nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou
em família, em grupo ou em comunidade.
“Ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio Divina,
deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho, superar a surdez àquilo que
não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para
alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra” (Bento XVI, Verbum Domini, 46).
Em
tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a saúde impõem restrições
à convivência e à movimentação social, a Leitura
Orante é um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais
e uma forma evitar que este seja um tempo pesado e estéril.
Os
textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária.
Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros textos, desde que tenham
uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite escolher apenas os textos
que agradam mais.
Que
a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo
nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a
vida do mundo.
Missionários da Sagrada Família
https://misafala.org/ |
Passo Fundo/RS
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