Roteiro de Leitura Orante do Evangelho 314
02/03/2021 | Terça-feira da 2ª Semana da Quaresma
Evangelho segundo Mateus (23,1-12)
(1)
Coloque-se em atitude de oração
·
Escolha
um momento adequado e tranquilo/a para a meditação
·
Escolha
o lugar no qual você se sinta bem e não seja interrompido
·
Busque
uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se
·
Acenda
uma vela, e tome a bíblia em suas mãos
·
Tome
consciência de si mesmo/a e do momento que vivemos
·
Faça
silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus
·
Recorde
o tema e o apelo da Campanha da
Fraternidade Ecumênica
·
Prepare-se
cantando “Palavra de salvação somente o céu tem pra dar, por isso meu coração se
abre para escutar”. (Clique aqui: (https://www.youtube.com/watch?v=ui-q2qnJyac)
(2) Leia o texto da
Palavra de Deus
· Leia com toda a
atenção o texto de Mateus 23,1-12
· Leia o texto em
voz alta (se possível)
· Jesus está em Jerusalém, centro econômico e religioso
de Israel, e tem sucessivos confrontos com os grupos que exercem autoridade
· No texto de hoje, o confronto não é direto, e Jesus
apenas se refere a eles para orientar seus discípulos a viverem corretamente
· Criticando os fariseus e escribas, Jesus pede
insistentemente que seus discípulos não se comportem como eles
· E, por fim, apresenta seu mandamento: os/as discípulos/as
tem todos a mesma dignidade, e um só Pai, um só Mestre e um só Guia
· O que caracteriza a comunidade do Reino de Deus são as
relações de igualdade, fraternidade e serviço mútuo
· O que este trecho
da Palavra de Deus diz em si mesmo?
(3) Medite a Palavra
de Deus
· Procure perceber: O que
a Palavra de Deus diz a você hoje?
· Leia atentamente, palavra por palavra, a crítica de
Jesus aos escribas e fariseus, assim como o que ele pede dos/as discípulos/as
· O que Jesus critica nos fariseus e escribas? Que
exemplos de ambiguidade deles Jesus apresenta?
· O que Jesus manda e pede aos seus discípulos? Como
vivemos hoje este tríplice mandamento?
· Se puder, leia as
notas sobre o texto (na página seguinte)
· Saboreie
interiormente aquilo que mais ressoa ou atrai você
(4) Reze com o texto
lido e meditado
· Tome consciência
de que este texto é Palavra de Deus
· Depois de escutar
atentamente, agora é sua vez de falar
· Não mude de
assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus
· Permita que o
próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta
· Não se preocupe
com raciocínios e frases bem articuladas
· Procure perceber o que
a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus?
· Conclua rezando a Oração da Campanha da Fraternidade
2021
(5)
Contemple a vida à luz da Palavra
· Procure contemplar
a realidade do mundo com o olhar de Deus
· Busque meios para
colocar em prática o que Deus lhe fala
· Perceba o que você
precisa mudar a partir dessa meditação
· Responda: O que
Deus está pedindo que eu mude ou faça?
· Em que que nossa comunidade e a Igreja como um todo
precisam mudar para levar a sério o que Jesus manda no evangelho de hoje?
(6)
Retorne à vida cotidiana
· Recite o Pai Nosso e a Ave Maria, ou faça uma oração pessoal que resuma a experiência de
oração do dia
· Recite ou cante a
invocação: Jesus, Maria e José: acolhei-nos, iluminai-nos e congregai-nos!
· Medite e reze com
a canção Paz na terra, paz no céu, paz aqui no meu país (Acessível aqui:
https://www.youtube.com/watch?v=lAgmswgz0VU)
· Assuma um
compromisso pessoal de conversão e mudança
· Apague a vela e
termina seu momento de oração
Algumas
pistas sobre Mateus 23,1-12
Esta página do ensino de
Jesus aos discípulos, a partir da observação crítica da atitude dos fariseus e
doutores da lei, ocorre em Jerusalém, no templo, alguns dias antes da sua
prisão e condenação à morte.
Do ponto de vista
literário, este episódio vem antes dos sete “ais” dirigidos aos fariseus, e
antecipa cinco exemplos do esforço deles para impressionar o povo. Por fim, a
partir do contraexemplo dos fariseus, Jesus anuncia três mandamentos aos seus
discípulos.
É preciso considerar que
o objetivo desta cena, apesar da linguagem polêmica e do recurso aos clichês,
não é propriamente acusar os fariseus e escribas, mas instruir e prevenir
aqueles que seguem a Jesus. Os interlocutores de Jesus são membros da
comunidade, e Jesus quer que eles façam uma autocrítica madura e responsável.
Inicialmente, Jesus pede
que seus discípulos escutem o que os escribas leem e proclamam (leis e
profetas), mas não a interpretação que fazem, e não imitem suas atitudes. A fé
em Deus e a conversão ao Reino de Deus implica na coerência entre ler, falar e
agir. E é nisso que, segundo Jesus, os escribas e fariseus pecam, e seus
discípulos devem evitar.
A crítica de Jesus aos
fariseus se concentra em três atitudes: eles fazem tudo para serem vistos e
causar boa impressão sobre o povo; eles multiplicam preceitos e proibições sem
levar em conta o peso que representam para o povo; e se recusam a mexer um dedo
para ajudar o povo. Por isso, buscam os primeiros lugares e querem ser chamados
e tratados como mestres, líderes e pais.
Isso não pode ser
imitado, de modo nenhum, pelos/as discípulos/as de Jesus! Todos somos irmã/os e
servidores/as uns dos outros, iguais em dignidade, filhos do Pai, guiados e
instruídos por Jesus. A igualdade, a fraternidade, a coerência e o serviço
configuram nossa identidade como discípulos/as missionários/as de Jesus.
(Itacir Brassiani msf)
Pensamento da Fraternidade 2021
“Era a Lei religiosa que separava as pessoas
puras das impuras, que identificava as pessoas doentes como pecadoras, que
silenciava as mulheres, os pobres, os órfãos e tantos outros. As pessoas
empobrecidas e que não se encaixassem nas normas eram obrigadas a viver do lado de fora dos muros da cidade. Jesus questionou essas estruturas de poder
e desigualdade. As pessoas não poderiam ser descartadas e sofrer as
consequências para a manutenção de um poder segregador”. (Texto-Base,
§ 57)
Leitura Orante do Evangelho
A Leitura
Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para fecundar
nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou
em família, em grupo ou em comunidade.
“Ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se
surpreender pela novidade do Evangelho, superar a surdez àquilo que não está de
acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para alcançar a
unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra” (Bento XVI, Verbum Domini, 46).
Em
tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a saúde impõem restrições
à convivência e à movimentação social, a Leitura
Orante é um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais
e uma forma evitar que este seja um tempo pesado e estéril.
Os
textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária.
Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros textos, desde que tenham
uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite escolher apenas os textos
que agradam mais.
Que
a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo
nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a
vida do mundo.
Missionários da Sagrada Família
https://misafala.org/ |
Passo Fundo/RS
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