sexta-feira, 2 de junho de 2023

O Evangelho dominical (Pagola) - Santíssima Trindade - 04.06.2023

O CRISTÃO DIANTE DE DEUS

Nem sempre é fácil para nós, cristãos, relacionarmo-nos de forma concreta e viva com o mistério de Deus confessado como Trindade. No entanto, a crise religiosa convida-nos mais do que nunca a cuidar de uma relação pessoal, saudável e gratificante com Ele. Jesus, o Mistério de Deus feito carne no Profeta da Galileia, é o melhor ponto de partida para reavivar uma fé simples.

Como viver diante do Pai? Jesus ensina-nos duas atitudes básicas. Em primeiro lugar, uma confiança total. O Pai é bom. Ele nos ama infinitamente. Nada lhe importa mais do que o nosso bem. Podemos confiar nele sem medos, cálculos ou estratégias. Viver é confiar no Amor como mistério último de tudo.

Em segundo lugar, uma docilidade incondicional. É bom viver atentos à vontade desse Pai, porque Ele só quer uma vida mais digna para todos. Não existe uma forma mais saudável e acertada de viver. Esta é a motivação secreta de quem vive diante do mistério da realidade a partir da fé em um Deus Pai.

O que é viver com o Filho de Deus encarnado? Em primeiro lugar, seguir Jesus: conhece-lo, acreditar nele, sintonizar com ele, aprender a viver seguindo os seus passos. Olhar a vida como ele a olhava; tratar as pessoas como ele as tratava; semear sinais de bondade e liberdade criadora como fazia ele. Viver tornando a vida mais humana. Assim vive Deus quando se encarna. Para um cristão não há outra maneira de viver mais apaixonante.

Em segundo lugar, colaborar no projeto de Deus que Jesus põe em marcha seguindo a vontade do Pai. Não podemos permanecer passivos. Aos que choram, Deus quer vê-los rindo, aos que estão com fome quer vê-los comendo. Temos que mudar as coisas para que a vida seja vida para todos. Este projeto, a que Jesus chama «Reino de Deus», é a moldura, a orientação e o horizonte que nos propõe a partir do mistério último de Deus para fazer a vida mais humana.

O que é viver animados pelo Espírito Santo? Em primeiro lugar, viver animados pelo amor. Assim se depreende de toda a trajetória de Jesus. O essencial é viver tudo com amor e a partir do amor. Nada é mais importante. O amor é a força que põe sentido, verdade e esperança na nossa existência. É o amor que nos salva de tanta torpeza, erros e misérias.

Por último, quem vive «ungido pelo Espírito de Deus» sente-se enviado de modo especial para anunciar a Boa Nova aos pobres. A sua vida tem força libertadora para os cativos; põe luz aos que vivem cegos; é um presente para os que se sentem infelizes.

José Antonio Pagola

Tradução de Antonio Manuel Álvarez Perez

Nenhum comentário: