sábado, 24 de junho de 2023

O Evangelho dominical (Pagola)

APRENDER A CONFIAR EM DEUS

Estou convencido de que a experiência de Deus, tal como a oferece e comunica Jesus, infunde sempre uma paz inconfundível no nosso coração, cheio de inquietudes, medos e inseguranças. Esta paz é quase sempre o melhor sinal de que ouvimos desde o fundo do nosso ser a sua chamada: «Não tenhais medo, não há comparação entre vós e os pardais». Como nos aproximamos desse Deus?

Talvez a primeira coisa seja deter-nos e experimentar Deus só como amor. Tudo o que nasce dele é amor. Dele só nos chega vida, paz e bem. Eu posso afastar-me dele e esquecer o seu amor, mas ele não muda. A mudança só ocorre em mim. Ele nunca deixa de me amar.

Há algo ainda mais comovente. Deus ama-me incondicionalmente, assim como eu sou. Não tenho que ganhar o seu amor. Não tenho que conquistar o seu coração. Não tenho que mudar ou ser melhor para ser amado por ele. Pelo contrário, sabendo que me ama assim, posso mudar, crescer e ser bom.

Agora posso pensar na minha vida: o que me pede Deus? Que espera de mim? Ele espera apenas que eu aprenda a amar. Não sei em que circunstâncias posso me encontrar e que decisões terei de tomar, mas Deus só espera de mim que ame as pessoas e procure o seu bem, que me ame a mim mesmo e me trate bem, que ame a vida e me esforce por fazê-la mais digna e humana para todos. Que seja sensível ao amor.

Há algo que não devo esquecer. Nunca estarei só. Todos nós «vivemos, movemo-nos e existimos» em Deus. Ele será sempre essa presença compreensiva e exigente que necessito, essa mão forte que me sustentará na debilidade, essa luz que me guiará pelos seus caminhos. Ele sempre me convidará a caminhar dizendo «sim» à vida. Um dia, quando termine a minha peregrinação por este mundo, conhecerei junto a Deus a paz e o descanso, a vida e a liberdade.

José Antonio Pagola

Tradução de Antonio Manuel Álvarez Perez

Nenhum comentário: