Dia 13 de maio | Quarta-feira | 5ª Semana do Tempo Pascal
Evangelho segundo João (15,1-8)
A Leitura Orante da Palavra de Deus é
um jeito de iluminar e fecundar nosso cotidiano com a Palavra de Deus. Pode ser
feita individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade, inclusive
através das redes sociais. Basta combinar a mídia, a forma e o horário.
Em
tempos de restrições à convivência social, por respeito e cuidado com nosso
irmãos e irmãs, a leitura orante pode ser um modo de não reduzir nossa fé à
simples assistência de celebrações virtuais.
Os textos propostos e desenvolvidos
aqui são aqueles indicados pela Igreja para cada dia. Mas é possível escolher
outros textos, desde que tenham uma sequência e se evite ficar apenas com os
textos que agradam mais.
Que a Palavra de Deus encontre em cada
um de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis –
pela pandemia e pelos desmandos no nosso país – produza muitos frutos.
(Missionários da Sagrada
Família
Passo Fundo/RS)
(1) Coloque-se em
atitude de oração
· Escolha o momento mais
adequado e tranquilo/a
· Escolha o lugar no
qual você se sente bem
· Busque uma posição
corporal que lhe ajude a concentrar-se
· Acenda uma vela e tome
a bíblia delicadamente em suas mãos
· Tome consciência
de si mesmo/a e do momento que você vive
· Faça silêncio
interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus
· Invoque o Espírito
Santo com um refrão, recite uma invocação, ou cante um mantra, como: Tua
Palavra é lâmpada para os meus pés, Senhor! Lâmpada para os meus pés, Senhor,
luz para o meu caminho (cf. https://www.youtube.com/watch?v=vYX55LKCifc)
(2)
Leia o texto da Palavra de Deus
· Leia com toda a
sua atenção o texto de João 15,1-8
· Leia o texto em
voz alta (se possível)
· Releia o texto uma
ou mais vezes (se necessário)
· Recite de novo cada
palavra ou frase de Jesus
· Feche a bíblia e
responda: O que este trecho da Palavra de Deus diz em si mesmo?
(3) Medite a Palavra de
Deus
· Reconstrua o
cenário do texto, incluindo a si mesmo/a na cena
· Este ensino terno e incisivo de Jesus ocorre logo depois da ceia, do
lava-pés e da reflexão exortativa que se seguiram, e faz parte do seu
“testamento”
· Nesta segunda parte (capítulo 15), Jesus concentra sua mensagem em torno
da sua identidade e missão, e da necessidade de aderir a ele de modo profundo e
inequívoco, permanecendo com ele naquilo que o espera
· A imagem da videira é muito significativa para o povo de Israel, que se
identifica plenamente com ela, recordando com agradecido afeto as múltiplas
expressões de cuidado e carinho que Deus lhe dispensou na sua longa e
atribulada história
· Coloque-se mentalmente junto com os discípulos,
perturbados com o gesto extremo de fraternidade de Jesus expresso no lava-pés,
com o anúncio da sua morte e com a previsão de que seria traído por um dos seus
discípulos mais íntimos
· Acolha esta alegoria, na qual Jesus se identifica com
a cepa da videira, na qual os ramos encontram seiva e, em cuja força, podem ser
fecundos
· Unidos a ele, permanecendo nele, constituímos o novo e
verdadeiro povo de Deus, escolhido e enviado para prolongar sua ação
libertadora no mundo
· Fique atento/a ao
que esta palavra e esta cena desperta em você
· Saboreie
interiormente aquilo que mais ressoa ou atrai você
· Procure perceber: O que
a Palavra de Deus diz a você hoje?
· Acolha serenamente
a mensagem que o texto transmite a você
(4) Reze com o texto
lido e meditado
· Tome consciência
de que este texto é Palavra de Deus
· Tome consciência dos medos, fragilidades e carências
que perturbam você, sua família e sua comunidade
· Renove seu desejo e seu compromisso de permanecer em
Jesus, de crescer como discípulo/a, de ser fecundo/a e frutificar
· Como Deus iniciou
o diálogo, e agora é sua vez de falar
· Não mude de
assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus
· Permita que o
próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta
· Não se preocupe
com raciocínios e frases bem articuladas
· Também não corra
atrás de sentimentos fortes
· Procure perceber o que
a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus?
(5) Contemple a vida à
luz da Palavra
· Procure contemplar
a realidade do mundo com o olhar de Deus
· Busque meios para
colocar em prática o que Deus lhe fala
· Quais poderiam ser, em tempos de distanciamento
social, as mediações mais uteis e eficazes para permanecer em Jesus, no seio do
seu povo, e crescer na capacidade de dar frutos?
· Perceba o que você
precisa mudar a partir dessa meditação
· Responda: O que
Deus está pedindo que eu mude ou faça?
· Assuma um
compromisso pessoal de conversão e mudança
(6) Retorne à vida
cotidiana
· Se considerar
conveniente, leia, na página seguinte, o subsídio proposto para ajudar na
compreensão do texto lido
· Recite o Pai Nosso
e a Ave Maria, ou faça uma oração pessoal que resuma a experiência de oração
desse dia.
· Ou recite a
invocação: Jesus, Maria e José, acolhei-nos, esclarecei-nos e acompanhai-nos!
· Ou cante: Jesus,
tu és a luz dos olhos meus! Jesus, brilhe esta luz nos passos meus seguindo os teus! (cf.
https://www.youtube.com/watch?v=kkLxtIzfsII)
· Apague a vela,
guarde a Bíblia e conclua seu tempo de oração
SUBSÍDIOS
Na
segunda parte do diálogo catequético e espiritual com seus discípulos, em clima
de páscoa mas ainda antes da paixão e morte, Jesus muda o foco, e passa da
comunidade dos discípulos à sua identidade e missão. Mas, no horizonte, está o
chamado a perseverar e crescer como discípulo/a, prolongando sua própria missão
no mundo.
Nos
breves 8 versículos de hoje, destacam-se as expressões “permanecer” (7 vezes) e
“dar frutos” (6 vezes), ambas ligadas à alegoria da videira, muito cara ao povo
de Israel e recorrente no Antigo Testamento, com a qual o povo se identifica.
Mas Jesus recorre a essa alegoria para trazê-la para si, apresentando-se como
cabeça do novo e verdadeiro povo de Deus, composto por aqueles/as que o aceitam
e se tornam seus discípulos/as.
Jesus
sublinha que a força e a fecundidade da missão do novo povo de Deus vem dele, e
depende da união profunda, permanente e renovada com ele. “Permanecer”
significa confirmar e renovar a atitude de discípulo, continuar com Jesus no
seu esvaziamento, pois esta será a única forma de conferir credibilidade à sua
mensagem. Precisamos aprender e levar a sério que, como discípulos/as e como
Igreja, não há fruto fora deste caminho. Poder e glória não dizem nada, e
atrapalham.
“Frutificar”
significa desabrochar como homens e mulheres novos, como lembra a canção:
“Somos gente nova vivendo a união, somos povo-semente da nova nação! Somos
gente nova vivendo o amor, somos comunidade, povo do Senhor”! Mas significa
também que a comunidade de discípulos/as não pode permanecer ao redor de Jesus,
em torno da mesa, no cálido ambiente dos tempos e capelas. Implica em sair em
missão com ele – ser Igreja em saída! – para os calvários e encruzilhadas, para
os campos sedentos do testemunho dos/as que seguem Jesus.
(Itacir
Brassiani msf)
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