360 | Ano B | 7ª Semana Comum| Sábado | Marcos 10,13-16
25/05/2024
No texto que refletimos ontem, Jesus criticava a
interpretação machista e patriarcal do vínculo matrimonial e, num horizonte
mais amplo, a leitura ideológica e interesseira das escrituras. Seguindo no
mesmo contexto semântico, no texto de hoje Jesus passa das relações entre
marido e mulher à relação com as crianças.
Quando uma relação matrimonial fracassa, torna-se
pesada e tensa e desemboca numa separação, geralmente as primeiras vítimas são
os filhos e filhas. Mas, no evangelho de Marcos, as crianças, além de
personagens reais, são figuras simbólicas, e representam todas as pessoas e
grupos vulneráveis, tratadas como menores.
O texto deixa entrever que as comunidades cristãs
enfrentavam dificuldades para reorganizar as relações de poder nas comunidades
e no interior das famílias. Enquanto Jesus sublinha as atitudes de acolhida e
inclusão, seus discípulos/as, como vimos nos últimos dias, cedem à tentação da
superioridade, da rejeição e da exclusividade.
Este pequeno texto conclui a longa seção literária
na qual o evangelista trata da correta relação entre os primeiros e os últimos.
Jesus inverte esta relação, e coloca as crianças (que eram tratadas como
últimas ou deixadas na periferia) no centro. Este caso das crianças é, na
verdade, uma parábola da lógica do Reino de Deus.
Naquele tempo, e até poucos séculos atrás, as
crianças não tinham lugar num ambiente social no qual predominavam os adultos.
Mas até hoje, muitos “pequeninos” – como os negros, os indígenas, os pobres, os
migrantes, os toxicodependentes, os idosos, os analfabetos, etc. – não são bem
vistos em alguns círculos sociais.
A prática e o ensino de Jesus são claros: na
família cristã, iluminada pelo Evangelho, assim como nas comunidades eclesiais,
as crianças têm seu lugar e são bem colhidas. Mas não apenas elas, que hoje
tendem a ser socialmente tratadas como “majestade” e a sempre impor suas
infantis vontades. Todas as pessoas e grupos sociais fragilizados e vulneráveis
devem ser acolhidos e tratados como cidadãos plenos, portadores de dignidade e
sujeitos de direito.
Meditação:
·
Releia o texto e contemple a cena, procurando dar atenção a cada
gesto e a cada palavra, tanto as de Jesus como dos discípulos
·
Como sua família e sua comunidade costumam tratar as pessoas e
grupos sociais mais vulneráveis e fragilizados?
·
Por que tantos cristãos “de bem” ainda têm tanta dificuldade
quando se trata de defender a dignidade dos marginalizados?
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