sábado, 25 de maio de 2024

O Evangelho dominical (Pagola) - Santíssima Trindade (26.05.2024)

O ESSENCIAL DO CREDO

Ao longo dos séculos, os teólogos cristãos elaboraram profundos estudos sobre a Santíssima Trindade. No entanto, muitos cristãos nos nossos dias não conseguem compreender o que estas admiráveis doutrinas têm a ver com a sua vida.

Parece que hoje precisamos ouvir falar de Deus em palavras humildes e simples que toquem o nosso pobre coração, confuso e desanimado e confortem a nossa fé vacilante. Precisamos, talvez, recuperar o essencial do nosso Credo para aprender a vivê-lo com nova alegria.

«Creio em Deus Pai, criador do céu e da terra». Não estamos sozinhos perante os nossos problemas e conflitos. Não vivemos esquecidos. Deus é nosso Pai amado. Assim o chamava Jesus e assim o chamamos nós. Ele é a origem e o objetivo da nossa vida. Criou-nos a todos apenas por amor e espera-nos a todos com coração de Pai no final da nossa peregrinação por este mundo.

O Seu nome é hoje esquecido e negado por muitos. As novas gerações vão se afastando dele e nós, crentes, não sabemos como transmitir-lhes a nossa fé. Mas Deus continua a olhar para todos com amor. Embora vivamos cheios de dúvidas, não devemos perder a fé neste Deus, Criador e Pai, porque teríamos perdido a nossa última esperança.

«Creio em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor». É o grande presente que Deus deu ao mundo. Ele nos disse como é o Pai. Para nós, Jesus nunca será apenas “mais um homem”. Olhando para ele vemos o Pai: nos seus gestos captamos a sua ternura e compreensão. Nele podemos sentir Deus humano, próximo e amigo.

Este Jesus, o Filho amado de Deus, encorajou-nos a construir uma vida mais fraterna e alegre para todos. É o que o Pai mais deseja. Indicou-nos também o caminho a seguir: «Sede compassivos como o vosso Pai é compassivo». Se esquecermos Jesus, quem preencherá o seu vazio, quem nos poderá oferecer a sua luz e a sua esperança?

«Creio no Espírito Santo, Senhor e doador da vida». Este mistério de Deus não é algo distante. Está presente no fundo de cada um de nós. Podemos captá-lo como Espírito que anima as nossas vidas, como Amor que nos leva até quem sofre. Este Espírito é o melhor que há dentro de nós.

É uma grande graça caminhar pela vida batizado em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Não o devemos esquecer.

José Antônio Pagola

Tradução de Antônio Manuel Álvarez Perez

Nenhum comentário: