terça-feira, 2 de junho de 2020

Leitura Orante do Evangelho (03.06.2020)


Dia 03 de junho | Quarta-feira | 9ª Semana do Tempo Comum
Evangelho segundo Marcos (12,18-27)

A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício que visa iluminar e fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade, inclusive através das redes sociais. Basta combinar a mídia, a forma e o horário.

Em tempos de restrições à convivência e movimentação social, imposição que vem se prolongando mais do que esperávamos e gostaríamos, mas que é necessária, por respeito e cuidado com nosso irmãos e irmãs, a leitura orante é um modo de não reduzir nossa fé à simples assistência de celebrações virtuais e de impedir que seja um tempo estéril.

Os textos propostos e desenvolvidos aqui são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Mas os grupos organizados podem também escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, se evite ficar apenas com os textos que agradam mais e se proponha um roteiro.

Que a Palavra de Deus encontre em cada um de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis – pela pandemia e pela crise generalizada que vivemos em nosso país – produza bons frutos.

(Missionários da Sagrada Família
https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS)

(1)   Coloque-se em atitude de oração
·      Escolha um momento adequado e tranquilo/a para a oração
·      Escolha o lugar no qual você se sinta bem
·      Busque uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se
·      Acenda uma vela e tome a bíblia em suas mãos
·      Tome consciência de si mesmo/a e do momento que vivemos
·      Faça silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus
·      Ouça e cante o mantra: Ó Luz do Senhor, que vem sobre a terra, inunda meu ser, permanece em nós! (Acessível em: https://www.youtube.com/watch?v=eK8iGnXsuL8)

(2)   Leia o texto da Palavra de Deus
·      Leia com toda a sua atenção o texto de Marcos 12,18-27
·      Leia o texto em voz alta (se possível)
·      Releia o texto uma ou mais vezes (se necessário)
·      Este texto está situado literariamente no contexto da crescente tensão entre Jesus e as autoridades do judaísmo, especialmente os fariseus e os saduceus
·      Esta cena e a palavra de Jesus estão focados na superação das relações patriarcais e de garantia de herança
·      É uma advertência àqueles/as que fazem leituras e interpretações ideológicas das escrituras em vista de manter as estruturas de dominação e exclusão
·      Feche a bíblia e responda: O que este trecho da Palavra de Deus diz em si mesmo?

(3)   Medite a Palavra de Deus
·      Reconstrua o cenário do texto, incluindo a si mesmo/a na cena
·      Situe-se no interior da cena, diante de Jesus e em meio aos saduceus e seus mal disfarçados interesses
·      Você consegue perceber hoje, por detrás dos discursos ortodoxos que defendem a família tradicional, interesses ideológicos e projetos de violência e exclusão?
·      Estaríamos nós sendo tentados a uma identificação cômoda do Evangelho com o patriarcalismo e com o capitalismo?
·      Fique atento/a ao que esta palavra desperta em você
·      Saboreie interiormente aquilo que mais ressoa ou atrai você
·      Procure perceber: O que a Palavra de Deus diz a você hoje?
·      Acolha serenamente a mensagem que o texto transmite a você

(4)   Reze com o texto lido e meditado
·      Tome consciência de que este texto é Palavra de Deus
·      Como Deus iniciou o diálogo, e agora é sua vez de falar
·      Não mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus
·      Permita que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta
·      Não se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas
·      Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus?

(5)   Contemple a vida à luz da Palavra
·      Procure contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus
·      Busque meios para colocar em prática o que Deus lhe fala
·      Quais são as atitudes e práticas que revelam a conivência de setores e Igrejas cristãs com projetos de dominação e acúmulo?
·      Como a Palavra e a ação de Jesus podem nos inspirar, guiar e sustentar numa prática de valorização e respeito às mulheres, mesmo em tempos de distanciamento social e de uma espécie de “luta de deuses”?
·      Perceba o que você precisa mudar a partir dessa meditação
·      Responda: O que Deus está pedindo que eu mude ou faça?
·      Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

(6)   Retorne à vida cotidiana
·      Se considerar conveniente, leia, na página seguinte, o subsídio proposto para ajudar na compreensão do texto lido
·      Recite o Pai Nosso e a Ave Maria, ou faça uma oração pessoal que resuma a experiência de oração desse dia.
·      Recite ou cante a invocação: Jesus, Maria e José: acolhei-nos, iluminai-nos e ajudai-nos!
·      Ouça e cante o mantra: A Palavra está perto de ti, em tua boca e em teu coração! (Acessível em: https://www.youtube.com/watch?v=70ikIPVilyM)
·      Apague a vela, guarde a Bíblia e conclua seu tempo de oração
“Deus não nos deu um espírito de timidez mas de fortaleza, amor e sobriedade. Não te envergonhes do testemunho de Nosso Senhor, nem de mim, seu prisioneiro, mas sofre comigo pelo Evangelho, fortificado pelo poder de Deus” (1Tm 1,7-8).

SUBSÍDIO
Depois da armadilha apresentada a Jesus pelos fariseus e herodianos, hoje é a vez dos saduceus. Trata-se de um grupo social composto pela aristocracia sacerdotal e leiga, gente que detém o poder econômico, político e religioso e divulga uma ideologia conservadora e pragmática. Em geral, são aliados dos invasores romanos.
Atenção, porque podemos nos enganar pensando que os saduceus estão interessados em discutir com Jesus sobre a ressurreição, que eles negavam. Na verdade, estão interessados na manutenção da posse dos bens (mediante a descendência) e da família patriarcal. Na história ridícula que eles imaginam não há um pingo de preocupação com a figura da mulher, ferida pela esterilidade, que eles consideravam uma maldição. O problema deles não era moral ou teológico, mas econômico.
Chama a atenção a repetida afirmação de Jesus de que eles estão enganados, que não sabem ler nem interpretar as escrituras. E isso obviamente não se refere apenas à ressurreição dos mortos, mas também à leitura ideológica e interesseira das escrituras para defender o patriarcalismo e o patrimonialismo. Para Jesus, a ressurreição, que eles não querem aceitar, é a afirmação das relações novas e igualitárias. Deus se recusa a perpetuar as relações desiguais do patriarcado!
Jesus recoloca a centralidade da libertação e do respeito à dignidade das pessoas no centro da revelação. Deus é o Deus dos vivos, dos humanos, dos iguais, do homem e da mulher que se unem e formam uma só carne, sem predomínio de um sobre o outro. E são chamados a colaborar com a obra criadora e libertadora de Deus, cuidando da criação e das gerações humanas, deixando em segundo plano a propriedade e a herança. No projeto de Deus não há espaço para o patriarcalismo nem para o patrimonialismo.
(Itacir Brassiani msf)

Nenhum comentário: