Dia 17
de junho | Quarta-feira | 11ª Semana do Tempo Comum
Evangelho segundo Mateus (6,1-6.16-18)
A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício
que visa iluminar e fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode
ser feita individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade, inclusive através das redes sociais.
Basta combinar a mídia, a forma e o horário.
Em tempos de restrições à convivência e movimentação social,
imposição que vem se prolongando mais do que esperávamos e gostaríamos, mas que
é necessária, por respeito e cuidado com nosso irmãos e irmãs, a leitura orante
é um modo de não reduzir nossa fé à simples assistência de celebrações virtuais
e de impedir que seja um tempo estéril.
Os textos propostos
e desenvolvidos aqui são aqueles indicados
pela Igreja para a liturgia diária. Mas os grupos organizados podem também
escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, se evite ficar apenas
com os textos que agradam mais e se proponha um roteiro.
Que a Palavra de Deus encontre em cada
um de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses
tempos inesperadamente difíceis – pela pandemia e pela crise generalizada
que vivemos em nosso país – produza bons
frutos.
(Missionários da Sagrada
Família
(1)
Coloque-se em atitude de oração
· Escolha um momento
adequado e tranquilo/a para a oração
· Escolha o lugar no
qual você se sinta bem
· Busque uma posição
corporal que lhe ajude a concentrar-se
· Acenda uma vela e
tome a bíblia em suas mãos
· Tome consciência
de si mesmo/a e do momento que vivemos
· Faça silêncio
interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus
· Reze, repetindo
várias vezes: Senhor, eu não sou digno que entres em minha casa, mas diz uma Palavra
e isso me basta!
· Ou ouça e cante Tua
Palavra é luz do meu caminho (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=-AsfnLP_blo)
(2) Leia o texto da
Palavra de Deus
· Leia com toda a
atenção o texto de Mateus 6,1-16.16-18
· Leia o texto em
voz alta (se possível)
· Releia o texto uma
ou mais vezes (se necessário)
· Este texto está situado na primeira etapa de formação
dos discípulos/as de Jesus na novidade do seu Evangelho
· Jesus não nutre entusiasmos ingênuos em relação às
práticas de piedade, mostra que podem ser perniciosas e propõe um horizonte no
qual elas devem ser vividas
· Feche a bíblia e
responda: O que este trecho da Palavra de Deus diz em si mesmo?
(3) Medite a Palavra
de Deus
· Reconstrua o
cenário do texto, incluindo a si mesmo/a na cena
· Deixe ressoar em você este ensino inovador de Jesus,
que ele viveu em primeira pessoa: fazer o bem sem olhar a quem
· Como você e sua comunidade tem vivido as práticas de
partilha solidária, de celebração e oração comunitárias, e outras?
· Há algo a ser revisto e melhorado nelas?
· Procure perceber: O que
a Palavra de Deus diz a você hoje?
· Saboreie
interiormente aquilo que mais ressoa ou atrai você
(4) Reze com o texto
lido e meditado
· Tome consciência
de que este texto é Palavra de Deus
· Como Deus iniciou
o diálogo, e agora é sua vez de falar
· Peça ao Senhor a graça de se fechar a toda e qualquer
busca de relevância e fama, e apresente a ele, em oração, as dores e esperanças
da sua família e do povo ao qual pertence
· Peça a Jesus um coração generoso, despojado, universal
e focado no Pai e nos irmãos e irmãs como o dele
· Não mude de
assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus
· Permita que o
próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta
· Não se preocupe
com raciocínios e frases bem articuladas
· Procure perceber o que
a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus?
(5)
Contemple a vida à luz da Palavra
· Procure contemplar
a realidade do mundo com o olhar de Deus
· Busque meios para
colocar em prática o que Deus lhe fala
· Como poderíamos praticar o princípio ensinado por
Jesus no ambiente exposição midiática excessiva que vivemos hoje?
· Como viver nossa espiritualidade cristã focada em Deus
e nos irmãos e irmãos, amando e servindo “a fundo perdido”?
· Perceba o que você
precisa mudar a partir dessa meditação
· Responda: O que
Deus está pedindo que eu mude ou faça?
· Assuma um
compromisso pessoal de conversão e mudança
(6)
Retorne à vida cotidiana
· Se considerar
conveniente, leia, na página seguinte, o subsídio proposto para ajudar na
compreensão do texto lido
· Recite o Pai Nosso e a Ave Maria, ou faça uma oração pessoal que resuma a experiência de
oração desse dia.
· Recite ou cante a
invocação: Jesus, Maria e José: acolhei-nos, iluminai-nos e ajudai-nos!
· Ouça e cante o
mantra: Louvarei a Deus, seu nome bendizendo. Louvarei a Deus, à vida nos
conduz! (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=-aYxTsYWn5Q)
· Apague a vela,
guarde a Bíblia e conclua seu tempo de oração
Como
é grande, ó Senhor, vossa bondade, que reservastes para aqueles/as que vos
temem, para aqueles/as que em vós se refugiam, mostrando assim o vosso amor
perante as pessoas! Na proteção de vossa face os/as defendeis, bem longe das
intrigas dos mortais. No interior da vossa tenda os/as escondeis,
protegendo-os/as contra as línguas maldizentes. (Salmo 30/31)
SUBSÍDIO
Nas últimas meditações, acolhemos a proposta
inovadora de Jesus frente aos costumes e leis do judaísmo, em seis exemplos
concretos. Hoje Jesus prossegue seu ensino, deslocando sua atenção das
prescrições legais para as práticas de piedade: a esmola, a oração e o jejum. É
uma nova e importante etapa na formação dos/as discípulos/as! Não faltemos a
esta importante lição da nossa formação permanente, nem nos distraiamos diante
do Mestre.
Nos exemplos anteriores, o tema era a justiça
maior e plena, a justiça excedente, que antecede e ultrapassa as prescrições e
proibições. Este tema continua na presente seção, como, de resto, em todo o
evangelho de Mateus. Para alguns setores importantes do judaísmo, tudo se
resumia em aparecer, ser visto e reconhecido, granjear a fama aos olhos do
povo. Por isso faziam qualquer coisa, e a isso subordinavam até as práticas
religiosas.
Jesus começa com uma advertência contundente:
“Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente das pessoas, só para
serdes vistos por elas!” Jesus não é ingênuo, e percebe que esta busca de
evidência e relevância pode contaminar até aquilo que parece mais piedoso e
religioso, como a partilha mediante a esmola, a oração e o jejum. A hipocrisia
pode contaminá-las e destituí-las de valor evangélico ou salvífico!
Jesus propõe um princípio geral e efetivo para
evitar esse risco: evitar a busca do aplauso e da publicidade, deslocando o
foco de nós mesmos e nossas instituições para Deus e o Outro. É isso que nos
justifica! O resto é teatro e espetáculo para impressionar os incautos. O que
vale todas as penas é a aprovação de Deus, que vê o que é discreto e secreto, o
que ninguém vê, aqueles/as que ninguém quer ver ou reconhecer.
(Itacir
Brassiani msf)
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