Dia 10
de junho | Quarta-feira | 10ª Semana do Tempo Comum
Evangelho segundo Mateus (5,17-19)
A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício
que visa iluminar e fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode
ser feita individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade, inclusive através das redes sociais.
Basta combinar a mídia, a forma e o horário.
Em tempos de restrições à convivência e movimentação social,
imposição que vem se prolongando mais do que esperávamos e gostaríamos, mas que
é necessária, por respeito e cuidado com nosso irmãos e irmãs, a leitura orante
é um modo de não reduzir nossa fé à simples assistência de celebrações virtuais
e de impedir que seja um tempo estéril.
Os textos propostos
e desenvolvidos aqui são aqueles indicados
pela Igreja para a liturgia diária. Mas os grupos organizados podem também
escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, se evite ficar apenas
com os textos que agradam mais e se proponha um roteiro.
Que a Palavra de Deus encontre em cada
um de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses
tempos inesperadamente difíceis – pela pandemia e pela crise generalizada
que vivemos em nosso país – produza bons
frutos.
(Missionários da Sagrada
Família
(1) Coloque-se em
atitude de oração
· Escolha um momento
adequado e tranquilo/a para a oração
· Escolha o lugar no
qual você se sinta bem
· Busque uma posição
corporal que lhe ajude a concentrar-se
· Acenda uma vela e
tome a bíblia em suas mãos
· Tome consciência
de si mesmo/a e do momento que vivemos
· Faça silêncio interior
e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus
· Reze, repetindo
várias vezes: Senhor, eu não sou digno que entres em minha casa, mas diz uma Palavra
e isso me basta!
· Ou ouça e cante o
mantra: Ó luz do Senhor, que vem sobre a terra: inunda meu ser, permanece em
nós! (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=WvGW83JfnyM)
(2)
Leia o texto da Palavra de Deus
· Leia com toda a
atenção o texto de Mateus 5,17-19
· Leia o texto em
voz alta (se possível)
· Releia o texto uma
ou mais vezes (se necessário)
· Estamos no início da missão de Jesus, e ele está
empenhado na formação dos discípulos na perspectiva do Reino de Deus
· Depois de traçar, em linhas gerais, o horizonte da
vida de quem deseja segui-lo, Jesus apresenta uma postura inovadora e madura em
relação à Lei do judaísmo
· Feche a bíblia e
responda: O que este trecho da Palavra de Deus diz em si mesmo?
(3) Medite a Palavra de
Deus
· Reconstrua o
cenário do texto, incluindo a si mesmo/a na cena
· Acolha e deixe ressoar em você o ensino criativamente
fiel de Jesus em relação à Lei e aos costumes judaicos
· O próprio Jesus, nas ações de compaixão e defesa dos
últimos da sociedade, é o cumprimento pleno da Lei
· E quem nega ou se afasta da perspectiva libertadora e
solidária de Jesus perde seu espaço e importância no Reino de Deus
· Saboreie
interiormente aquilo que mais ressoa ou atrai você
· Procure perceber: O que
a Palavra de Deus diz a você hoje?
· Acolha serenamente
a mensagem que o texto transmite a você
(4) Reze com o texto
lido e meditado
· Tome consciência
de que este texto é Palavra de Deus
· Como Deus iniciou
o diálogo, e agora é sua vez de falar
· Não mude de
assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus
· Permita que o
próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta
· Não se preocupe
com raciocínios e frases bem articuladas
· Fale com Jesus, e peça dele a graça de ser
profético/a, livre e fiel como ele diante das leis, hábitos e costumes que discriminam
e hierarquizam
· Procure perceber o que
a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus?
(5) Contemple a vida à
luz da Palavra
· Procure contemplar
a realidade do mundo com o olhar de Deus
· Busque meios para
colocar em prática o que Deus lhe fala
· Que passos nossas Igrejas, especialmente as
comunidades, precisam dar para não criar novos aparatos que separam e
discriminam os mais pobres?
· O que fazer para que a Igreja seja mais como um
hospital de campanha que como uma alfândega?
· Perceba o que você
precisa mudar a partir dessa meditação
· Responda: O que
Deus está pedindo que eu mude ou faça?
· Assuma um
compromisso pessoal de conversão e mudança
(6) Retorne à vida
cotidiana
· Se considerar
conveniente, leia, na página seguinte, o subsídio proposto para ajudar na
compreensão do texto lido
· Recite o Pai Nosso
e a Ave Maria, ou faça uma oração pessoal que resuma a experiência de oração
desse dia.
· Recite ou cante a
invocação: Jesus, Maria e José: acolhei-nos, iluminai-nos e ajudai-nos!
· Ouça e cante o
mantra: Louvarei a Deus, seu nome bendizendo! Louvarei a Deus, à vida nos
conduz! (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=-aYxTsYWn5Q)
· Apague a vela,
guarde a Bíblia e conclua seu tempo de oração
“Jesus não é o fim, mas a finalidade
(ou a meta) da lei e dos profetas; não a abolição, mas a realização plena. Ele
vive em primeira pessoa a Palavra dada a Moisés e lembrada pelos profetas; é o
Filho que cumpre a vontade do Pai” (Fausti).
SUBSÍDIO
A propósito do texto de ontem, dizíamos que uma
comunidade que é sal e luz será sempre uma comunidade-semente, minoritária e
marginal, mas não lhe faltará a força convocatória de tornar visível a novidade
do Reino. Mesmo assumindo uma postura revolucionária em relação à religião
oficial e à política hegemônica, Jesus não “joga fora a criança com a água
suja”. Frente à Lei, ele vive e propõe uma atitude tão inovadora quanto
exigente.
As tradições e leis do judaísmo pesavam, assustavam
e condenavam os mais pobres. Jesus não aceita multiplicar fardos legais e
impô-los ao povo. Por isso, não se apega às minúcias da lei: parte do que está
escrito, mas vai além da letra, e resgata a vontade viva e dinâmica de Deus;
ele diz um claro “Não” ao legalismo, ao literalismo e à exterioridade, parecendo
até um anarquista.
Por isso, nas palavras de hoje, Jesus tenta se
defender das críticas e acusações que ele e seus discípulos/as recebem. E diz
que o que ele quer fazer é cumprir o espírito da Lei e manter viva a profecia,
levar a Palavra de Deus à sua finalidade, ao seu coroamento, à ação compassiva
e misericordiosa. E isso não significa abolir ou desconhecer a Lei, mas colocá-la
no seu devido lugar. Até a chegada plena do Reino de Deus, a prática de Jesus é
a expressão mais clara do que a Lei pretende realizar.
Assim, a comunidade dos/as discípulos/as que seguem
Jesus devem ler e interpretar a Sagrada Escritura relacionando-a com o que ele
fez e disse, especialmente à luz da sua morte e ressurreição. Jesus é a chave
de leitura da Bíblia! Quem ignora, muda ou se opõe a essa chave, e ensina
outros a fazer o mesmo, se torna um obstáculo ao Reino de Deus e acaba traindo
o espírito das Escrituras. É uma séria advertência aos catequistas e
pregadores/as, e àqueles que pretendem unir Evangelho e discriminação.
(Itacir Brassiani msf)
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