sexta-feira, 26 de junho de 2020

Leitura Orante do Evangelho (27.06.2020)


Dia 27 de junho | Sábado | 12ª Semana do Tempo Comum
Evangelho segundo Mateus (8,5-17)

A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício que visa iluminar e fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade, inclusive através das redes sociais. Basta combinar a mídia, a forma e o horário.

Em tempos de restrições à convivência e movimentação social, imposição que vem se prolongando mais do que esperávamos e gostaríamos, mas que é necessária, por respeito e cuidado com nosso irmãos e irmãs, a leitura orante é um modo de não reduzir nossa fé à simples assistência de celebrações virtuais e de impedir que seja um tempo estéril.

Os textos propostos e desenvolvidos aqui são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Mas os grupos organizados podem também escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, se evite ficar apenas com os textos que agradam mais e se proponha um roteiro.

Que a Palavra de Deus encontre em cada um de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis – pela pandemia e pela crise generalizada que vivemos em nosso país – produza bons frutos.

(Missionários da Sagrada Família
https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS)

(1)   Coloque-se em atitude de oração
·      Escolha um momento adequado e tranquilo/a para a oração
·      Escolha o lugar no qual você se sinta bem
·      Busque uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se
·      Acenda uma vela e tome a bíblia em suas mãos
·      Tome consciência de si mesmo/a e do momento que vivemos
·      Faça silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus
·      Reze, ouvindo e repetindo o mantra: Senhor Jesus, tu és a luz do mundo! Senhor Jesus, és luz da minha alma! Saiba eu acolher o teu amor! (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=XwvphXOxS4A&list=PLoom52qiw20h-kXq5B5LEn_-1waWRLUZb&index=6)

(2)   Leia o texto da Palavra de Deus
·      Leia com toda a atenção o texto de Mateus 8,5-17
·      Leia o texto em voz alta (se possível)
·      Releia o texto uma ou mais vezes (se necessário)
·      Jesus vai de sinagoga em sinagoga anunciando a Boa Notícia de Deus, e de aldeia em aldeia, curando doentes e resgatando a cidadania de quem não tem voz nem vez
·      Jesus cumpre sua missão desconhecendo fronteiras nacionais, étnicas, religiosas e sociais
·      Feche a bíblia e responda: O que este trecho da Palavra de Deus diz em si mesmo?

(3)   Medite a Palavra de Deus
·      Reconstrua o cenário do texto, incluindo a si mesmo/a na cena
·      Preste atenção na atitude, nos gestos e nas palavras do oficial romano: ele pede em favor de um escravo, uma das suas propriedades, que talvez ele mesmo tivesse torturado
·      O oficial expressa sua fé na força da Palavra e da compaixão de Jesus por aqueles que não tem voz nem vez
·      Jesus se interessa pela sogra de Pedro, vai ao encontro dela, recoloca-a de pé
·      Você deseja que Jesus entre na sua casa e faça as mudanças que o Evangelho pede, tome você pela mão e o faça um servidor/a?
·      Procure perceber: O que a Palavra de Deus diz a você hoje?
·      Saboreie interiormente aquilo que mais ressoa ou atrai você

(4)   Reze com o texto lido e meditado
·      Tome consciência de que este texto é Palavra de Deus
·      Depois de escutar atentamente, agora é sua vez de falar
·      Apresente a Jesus as necessidades das pessoas que lhe são próximas, seus sofrimentos e dores, mas também das pessoas que estão distantes e normalmente esquecidas
·      Peça a Jesus Cristo que ele entre em sua casa, com sua Palavra e sua Presença viva, para colocar de pé quem está arrasado/a
·      Reze com as palavras do oficial romano: “Senhor, eu não sou digno que entres em minha casa, mas dize uma Palavra e eu serei salvo/a!”
·      Não mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus
·      Permita que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta
·      Não se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas
·      Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus?

(5)   Contemple a vida à luz da Palavra
·      Procure contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus
·      Busque meios para colocar em prática o que Deus lhe fala
·      Perceba o que você precisa mudar a partir dessa meditação
·      Quais são as fronteiras ou muros que ainda separam, hierarquizam e opõem pessoas e povos, e que precisamos transgredir, com a força do Evangelho?
·      Responda: O que Deus está pedindo que eu mude ou faça?
·      Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

(6)   Retorne à vida cotidiana
·      Se considerar conveniente, leia, na página seguinte, o subsídio proposto para ajudar na compreensão do texto lido
·      Recite o Pai Nosso e a Ave Maria, ou faça uma oração pessoal que resuma a experiência de oração desse dia.
·      Recite ou cante a invocação: Jesus, Maria e José: acolhei-nos, iluminai-nos e ajudai-nos!
·      Ouça e cante com o Pe. Zezinho: Eu não sou digno, eu não sou digno, Senhor, que tu entres em minha casa... (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=f0vB01kAbBQ)
·       Apague a vela, guarde a Bíblia e conclua seu tempo de oração

SUBSÍDIO

Depois daquela primeira etapa do processo de formação na ação que Jesus oferece aos seus discípulos, entramos na fase narrativa, que descreve a novidade do Reino de Deus em ação naquilo que Jesus faz. Também nisso ele forma e educa e orienta seus discípulos/as missionários/as.

Uma leitura atenta do início do capítulo 8 de Mateus nos leva a perceber que Jesus derruba os muros e atravessa as fronteiras nacionais, étnicas, religiosas e sociais enfrentando o sofrimento das pessoas rejeitadas, oprimidas, isoladas, doentes, paralíticas, etc. E faz isso evitando os centros e deslocando-se para as margens. Usa os meios da Palavra e do toque, da compaixão e da misericórdia, sem recorrer a ações poderosas e impressionantes. São ações que beneficiam e não subjugam.

Na cena de hoje se confrontam dois reinos (o romano e o de Deus), duas etnias (os judeus e os pagãos) e duas classes (um chefe militar e uma mulher sem nome). O escravo e a sogra de Pedro, não tem voz, não contam, e Jesus faz o que império romano não faz, e corrige aquilo que a dominação provoca. A possessão era a expressão da completa destruição da pessoa, e Jesus põe fim nesse mal.

A figura do oficial romano é ambivalente, pois ele faz parte da estrutura de dominação e violência do império romano, mas, ao mesmo tempo, é um pagão, e, como tal, é desprezado pelos judeus. Pela confiança radical da força libertadora da pessoa e da Palavra de Jesus para curar alguém que não passava de uma propriedade sua, este oficial chama a atenção e o elogio de Jesus. Sua fé é exemplo até para os judeus mais piedosos.

A atitude e as palavras desse pagão inspiram a vida cristã. Em cada celebração eucarística, repetimos suas palavras e queremos assimilar sua atitude. “Senhor, eu não sou digno que entres em minha casa...”
(Itacir Brassiani msf)

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