Dia 09
de junho | Terça-feira | 10ª Semana do Tempo Comum
Evangelho segundo Mateus (5,13-16)
A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício
que visa iluminar e fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode
ser feita individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade, inclusive através das redes sociais.
Basta combinar a mídia, a forma e o horário.
Em tempos de restrições à convivência e movimentação social,
imposição que vem se prolongando mais do que esperávamos e gostaríamos, mas que
é necessária, por respeito e cuidado com nosso irmãos e irmãs, a leitura orante
é um modo de não reduzir nossa fé à simples assistência de celebrações virtuais
e de impedir que seja um tempo estéril.
Os textos propostos
e desenvolvidos aqui são aqueles indicados
pela Igreja para a liturgia diária. Mas os grupos organizados podem também
escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, se evite ficar apenas
com os textos que agradam mais e se proponha um roteiro.
Que a Palavra de Deus encontre em cada
um de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses
tempos inesperadamente difíceis – pela pandemia e pela crise generalizada
que vivemos em nosso país – produza bons
frutos.
(Missionários da Sagrada
Família
(1) Coloque-se em
atitude de oração
· Escolha um momento
adequado e tranquilo/a para a oração
· Escolha o lugar no
qual você se sinta bem
· Busque uma posição
corporal que lhe ajude a concentrar-se
· Acenda uma vela e
tome a bíblia em suas mãos
· Tome consciência
de si mesmo/a e do momento que vivemos
· Faça silêncio interior
e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus
· Reze, repetindo
várias vezes: Senhor, eu não sou digno que entres em minha casa, mas diz uma Palavra
e isso me basta!
· Ou ouça e cante o
mantra: Ó luz do Senhor, que vem sobre a terra: inunda meu ser, permanece em
nós! (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=WvGW83JfnyM)
(2)
Leia o texto da Palavra de Deus
· Leia com toda a
atenção o texto de Mateus 5,13-16
· Leia o texto em
voz alta (se possível)
· Releia o texto uma
ou mais vezes (se necessário)
· Estamos no início da missão de Jesus, e ele está
empenhado na formação dos discípulos no caminho do Reino de Deus
· Depois de traçar, em linhas gerais, o horizonte da
vida de quem deseja segui-lo, Jesus recorre às metáforas do sal e da luz para
ilustrar o estilo de vida e a identidade missionária dessa comunidade-semente
· Feche a bíblia e
responda: O que este trecho da Palavra de Deus diz em si mesmo?
(3) Medite a Palavra de
Deus
· Reconstrua o
cenário do texto, incluindo a si mesmo/a na cena
· Situe-se na cena, próximo/a a Jesus, mas sem dar as
costas à multidão que busca nele um caminho para uma vida mais digna e humana e
conta também conosco
· Acolha e deixe ressoar em você a imagem do sal (modo
de ser no mundo) e da luz (missão)
· Saboreie
interiormente aquilo que mais ressoa ou atrai você
· Procure perceber: O que
a Palavra de Deus diz a você hoje?
· Acolha serenamente
a mensagem que o texto transmite a você
(4) Reze com o texto
lido e meditado
· Tome consciência de
que este texto é Palavra de Deus
· Como Deus iniciou
o diálogo, e agora é sua vez de falar
· Não mude de
assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus
· Permita que o
próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta
· Não se preocupe
com raciocínios e frases bem articuladas
· Fale com Jesus, e peça dele a graça da encarnação
despojada e gratuita (sal) e do testemunho corajoso e perseverante (luz)
· Procure perceber o que
a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus?
(5) Contemple a vida à
luz da Palavra
· Procure contemplar
a realidade do mundo com o olhar de Deus
· Busque meios para
colocar em prática o que Deus lhe fala
· Que passos nossas Igrejas, especialmente as
comunidades, precisam dar para ser comunidades vivas e missionárias, mesmo que
por isso sejam consideradas periféricas e marginais?
· O que este ensino tem a dizer sobre o episódio das
emissoras de TV católicas que ofereceram apoio em troca de verbas publicitárias
do Governo Bolsonaro?
· Perceba o que você
precisa mudar a partir dessa meditação
· Responda: O que
Deus está pedindo que eu mude ou faça?
· Assuma um
compromisso pessoal de conversão e mudança
(6) Retorne à vida
cotidiana
· Se considerar
conveniente, leia, na página seguinte, o subsídio proposto para ajudar na
compreensão do texto lido
· Recite o Pai Nosso
e a Ave Maria, ou faça uma oração pessoal que resuma a experiência de oração
desse dia.
· Recite ou cante a
invocação: Jesus, Maria e José: acolhei-nos, iluminai-nos e ajudai-nos!
· Ouça e cante o
mantra: Louvarei a Deus, seu nome bendizendo! Louvarei a Deus, à vida nos
conduz! (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=-aYxTsYWn5Q)
· Apague a vela,
guarde a Bíblia e conclua seu tempo de oração
“Sobre
nós fazei brilhar, Senhor, o esplendor de vossa face!
Vós
me destes, ó Senhor, mais alegria ao coração, do que a outros na fartura do seu
trigo e vinho novo” (Salmo 4).
SUBSÍDIO
Não percamos de vista o ponto de partida: os quatro
versículos de hoje são a sequência das bem-aventuranças, que meditamos ontem, e
fazem parte de uma espécie de apresentação da novidade de Jesus: Ele não é um
pregador e mestre ao estilo dos doutores da Lei, e não veio impor um
receituário moral a ser praticado minuciosamente.
Aqui Jesus retoma o tom direto, e fala aos
discípulos: “Vocês são o sal da terra! Vocês são a luz do mundo!” Ele fala
aos mesmos interlocutores das últimas bem-aventuranças: “Felizes vocês,
quando por minha causa os insultarem e perseguirem...” Está claro que estes
discípulos/as, na medida em que forem misericordiosos, íntegros, pacificadores
e promotores da justiça, são sal da terra e luz do mundo.
A comunidade que se reúne em torno de Jesus e segue
seus passos não é um grupo fanático, separado e fechado. Quando Jesus diz que
somos sal, está enfatizando nossa inserção no mundo, nosso engajamento
pelo bem-estar das pessoas e povos, nosso trabalho para que os projetos e
instituições não se degradem e apodreçam. Ai de nós se esquecemos isso! Não
podemos esperar outro destino que não seja sermos pisoteados, sermos objeto de
desprezo.
A comunidade que nasce da novidade do Reino e do
chamado de Jesus não pode ser autorreferencial, viver para si mesma. Quando
Jesus diz que somos luz do mundo, está pedindo que vivamos em missão, que
irradiemos o brilho do Reino de Deus em nossas relações, que a identidade e
missão que pertencia ao povo de Israel passa a pertencer ao novo povo de Deus,
a este povo-semente.
Uma comunidade que é sal e luz será sempre uma
comunidade-semente, minoritária e marginal. Mas terá a força e a vocação de
tornar visível a novidade do Reino.
(Itacir Brassiani msf)
Nenhum comentário:
Postar um comentário