quinta-feira, 4 de junho de 2020

Leitura Orante do Evangelho (05.06.2020)


Dia 05 de junho | Sexta-feira | 9ª Semana do Tempo Comum
Evangelho segundo Marcos (12,35-37)

A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício que visa iluminar e fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade, inclusive através das redes sociais. Basta combinar a mídia, a forma e o horário.

Em tempos de restrições à convivência e movimentação social, imposição que vem se prolongando mais do que esperávamos e gostaríamos, mas que é necessária, por respeito e cuidado com nosso irmãos e irmãs, a leitura orante é um modo de não reduzir nossa fé à simples assistência de celebrações virtuais e de impedir que seja um tempo estéril.

Os textos propostos e desenvolvidos aqui são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Mas os grupos organizados podem também escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, se evite ficar apenas com os textos que agradam mais e se proponha um roteiro.

Que a Palavra de Deus encontre em cada um de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis – pela pandemia e pela crise generalizada que vivemos em nosso país – produza bons frutos.

(Missionários da Sagrada Família
https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS)

(1)   Coloque-se em atitude de oração
·      Escolha um momento adequado e tranquilo/a para a oração
·      Escolha o lugar no qual você se sinta bem
·      Busque uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se
·      Acenda uma vela e tome a bíblia em suas mãos
·      Tome consciência de si mesmo/a e do momento que vivemos
·      Faça silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus
·      Ouça e cante o mantra: Ó Luz do Senhor, que vem sobre a terra, inunda meu ser, permanece em nós! (Acessível em: https://www.youtube.com/watch?v=eK8iGnXsuL8)

(2)   Leia o texto da Palavra de Deus
·      Leia com toda a sua atenção o texto de Marcos 12,35-37
·      Leia o texto em voz alta (se possível)
·      Releia o texto uma ou mais vezes (se necessário)
·      Este texto está situado ambiente da crescente tensão entre Jesus e as autoridades do judaísmo
·      A cena que estamos meditando ocorre no templo, diante dos doutores da lei ou escribas
·      Aqui Jesus enfrenta explicitamente e nega o messianismo de corte davídico, marcado pelo triunfalismo e pelo nacionalismo
·      Feche a bíblia e responda: O que este trecho da Palavra de Deus diz em si mesmo?

(3)   Medite a Palavra de Deus
·      Reconstrua o cenário do texto, incluindo a si mesmo/a na cena
·      Situe-se no interior da cena, no templo, diante de Jesus e dos escribas que pregavam um messianismo davídico
·      Estaríamos também sendo assediados pela tentação de uma religião triunfalista e nacionalista, ao estilo do “Deus acima de todos, o Brasil acima de tudo”?
·      Perceba a novidade corajosa de Jesus: ele encarna um messianismo despojado, compassivo e solidário
·      Fique atento/a ao que esta palavra desperta em você
·      Saboreie interiormente aquilo que mais ressoa ou atrai você
·      Procure perceber: O que a Palavra de Deus diz a você hoje?
·      Acolha serenamente a mensagem que o texto transmite a você

(4)   Reze com o texto lido e meditado
·      Tome consciência de que este texto é Palavra de Deus
·      Como Deus iniciou o diálogo, e agora é sua vez de falar
·      Não mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus
·      Permita que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta
·      Não se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas
·      Expresse, em palavras orantes, seu amor agradecido a Jesus, o Servo que se faz um de nós, assume nossa vulnerabilidade se entrega por nós como expressão do seu amor
·      Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus?

(5)   Contemple a vida à luz da Palavra
·      Procure contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus
·      Busque meios para colocar em prática o que Deus lhe fala
·      Aprendamos de Jesus: no seu caminho não há lugar para escapismos, triunfalismos e espiritualismos
·      O que precisamos mudar na imagem de Jesus veiculadas por nossos cânticos, nossa catequese, nossas imagens, nossa pregação?
·      Perceba o que você precisa mudar a partir dessa meditação
·      Responda: O que Deus está pedindo que eu mude ou faça?
·      Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

(6)   Retorne à vida cotidiana
·      Se considerar conveniente, leia, na página seguinte, o subsídio proposto para ajudar na compreensão do texto lido
·      Recite o Pai Nosso e a Ave Maria, ou faça uma oração pessoal que resuma a experiência de oração desse dia.
·      Recite ou cante a invocação: Jesus, Maria e José: acolhei-nos, iluminai-nos e ajudai-nos!
·      Ouça e cante o mantra: A Palavra está perto de ti, em tua boca e em teu coração! (Acessível em: https://www.youtube.com/watch?v=70ikIPVilyM)
·      Apague a vela, guarde a Bíblia e conclua seu tempo de oração
Desde a infância, conheces as Sagradas Escrituras: elas têm o poder de te comunicar a sabedoria que conduz à salvação pela fé em Cristo Jesus. Toda Escritura é inspirada por Deus e útil para ensinar, para argumentar, para corrigir e para educar na justiça...” (2Tm 3,15-16)

SUBSÍDIO
Jesus continua no espaço do templo, centro ideológico, político e religioso do judaísmo. O texto de ontem terminava demonstrando que Jesus havia vencido todos os opositores: expulsou os comerciantes, não caiu nas ciladas dos fariseus e saduceus, questionou a legitimidade dos chefes, assumiu seu papel de mestre, enfim: amarrou os homens fortes e reconquistou sua casa.
Hoje, Jesus investe de novo contra os escribas ou mestres da lei, enfrentando sem panos quentes a ideologia messiânica triunfalista e nacionalista que eles veiculavam e alcançara grande aceitação popular. “Como é que os mestres da lei dizem que o Messias é filho de Davi? Como é que ele pode ser seu filho?” É o confronto claro e direto entre o projeto do Reino de Deus e o ensinamento dos mestres da lei, entre o mundo solidário e inclusivo sonhado e proposto por Jesus e a esperança da restauração do império davídico.
Está bem claro que aqui Jesus não está interessado em discutir sua genealogia (se é, e como é descendente de Davi) mas a ideologia dos mestres da lei. Quem propaga o messianismo davídico acaba legitimando o templo e suas práticas de extorsão e discriminação, assim como o Estado teocrático que nele tem sua validação. Definitivamente, Jesus toma distância dessa ideologia e nega seus vínculos com o davidismo. O Messias não deve nada ao davidismo, é anterior e superior a Davi, seu projeto e sua dinastia.
Talvez isso nos traga um certo desconforto, pois estamos acostumados a afirmar (nos hinos, na catequese, nas pregações) que Jesus é filho e descendente de Davi. Que isso não seja problema! O mais importante é evitar todo e qualquer sinal de adesão a ideologias políticas e religiosas eivadas de autoritarismo, nacionalismo, totalitarismo e exclusivismo. É isso que o texto ensina.
 (Itacir Brassiani msf)

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