Dia 04
de Outubro | Domingo | 26ª Semana do Tempo Comum
Evangelho segundo Mateus (21,33-43)
A Leitura Orante da
Palavra de Deus é um exercício para iluminar e fecundar nossa vida cotidiana
com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em família, em grupo
ou em comunidade.
“Ouvir juntos a Palavra
de Deus, praticar a lectio divina, deixar-se
surpreender pela novidade dela, superar a surdez àquilo que não está de acordo
com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da
fé, como resposta à escuta da Palavra” (Bento XVI, Verbum Domini, 46).
Em tempos de restrições
à convivência e à movimentação social, a leitura orante é um modo de ir além da
simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um
tempo pesado e estéril.
Os textos propostos
são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. O grupos podem
escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, preparem um roteiro e
evitem escolher apenas os textos que agradam mais.
Que a Palavra de
Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos
inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos.
(Missionários da Sagrada Família
https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS)
(1) Coloque-se
em atitude de oração
· Escolha
um momento adequado e tranquilo/a para a oração
· Escolha
o lugar no qual você se sinta bem
· Busque
uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se
· Acenda
uma vela e tome a bíblia em suas mãos
· Tome
consciência de si mesmo/a e do momento que vivemos
· Faça
silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus
· Prepare-se
ouvindo ou cantando: Eis-me aqui, Senhor! Eis-me aqui, Senhor! /:
Pra fazer tua vontade, pra viver do teu; pra fazer tua vontade, pra viver do
teu amor :/Eis-me aqui, Senhor! (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=n6JtRdBpUNU)
(2)
Leia o texto da Palavra de Deus
· Leia
com toda a atenção o texto de Mateus 21,33-43
· Leia
o texto em voz alta (se possível)
· Releia
o texto uma ou mais vezes (se necessário)
· Depois de um longo caminho de anúncio
do Reino de Deus e formação dos discípulos/as, Jesus chega a Jerusalém
· No templo e em torno dele, o conflito
de Jesus com as autoridades religiosas se acirra e se torna ameaçador
· Jesus não perde a liberdade e a
coragem, e conta esta parábola contra elas, acusando-as de terem se apossado do
povo de Deus
· O
que este trecho da Palavra de Deus diz em si mesmo?
(3)
Medite a Palavra de Deus
· Reconstrua
o cenário do texto, incluindo a si mesmo/a na cena
· Releia atentamente esta parábola, e
perceba, por trás dela, toda a compaixão solidária de Jesus pelo seu povo
· Traga a luz dessa parábola para a
realidade de hoje, com nossas lideranças religiosas e políticas tão
contraditórias
· Podemos dizer que, como pessoas, como
família e como comunidade, estamos produzindo os frutos que Deus espera?
· Procure
perceber: O que a Palavra de Deus diz a você hoje?
· Saboreie
interiormente aquilo que mais ressoa ou atrai você
(4)
Reze com o texto lido e meditado
· Tome
consciência de que este texto é Palavra de Deus
· Depois
de escutar atentamente, agora é sua vez de falar
· Não
mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus
· Permita
que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta
· Não
se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas
· Procure
perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus?
(5) Contemple
a vida à luz da Palavra
· Procure
contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus
· Busque
meios para colocar em prática o que Deus lhe fala
· Perceba
o que você precisa mudar a partir dessa meditação
· Responda:
O
que Deus está pedindo que eu mude ou faça?
· Como proceder para que nossa
compreensão de evangelização e missão não se reduza ao culto, à devoção e à
moral?
· Como desenvolver e viver melhor a
dimensão crítica e profética da nossa fé em Jesus Cristo e nossa adesão ao seu
Evangelho?
· Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
(6) Retorne
à vida cotidiana
· Se
considerar conveniente, leia, na página seguinte, o subsídio proposto para
ajudar na compreensão do texto lido
· Recite
o Pai Nosso e a Ave Maria, ou faça uma oração pessoal que resuma a experiência de
oração desse dia.
· Recite
ou cante a invocação: Jesus, Boa Notícia de Deus! Tua Palavra guie
os passos meus!
· Ouça
e reze com a canção: Ide anunciar minha paz! Ide sem olhar para
trás! Estarei convosco e serei vossa luz na missão! (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=DlAfqBnMTYs)
· Apague
a vela, guarde a Bíblia e conclua seu tempo de oração
“(Nesta pandemia) estamos
verdadeiramente assustados, desorientados e temerosos. O sofrimento e a morte
fazem-nos experimentar a nossa fragilidade humana; mas, ao mesmo tempo,
reconhecemo-nos todos participantes de um forte desejo de vida e de libertação” (Papa Francisco).
ELEMENTOS
COMPLEMENTARES
A
autoridade de Jesus é questionada pelos líderes judaicos, e é para eles que
Jesus conta a parábola dos vinhateiros homicidas. Esta parábola dos vinhateiros
homicidas contém algumas imagens conhecidas na tradição bíblica, pois tem sua
raiz no Cântico da vinha de Isaías.
A chave para entender a parábola está nas figuras simbólicas: o dono da
vinha é Deus; a vinha é Israel; os cuidados do dono mostram a solicitude e o
amor de Deus pelo povo; os encarregados da vinha são os dirigentes (políticos e
religiosos); os frutos são o direito e a justiça, o amor ao próximo; os servos
enviados por Deus são os profetas; o Filho e herdeiro é Jesus.
O
v. 33 descreve o carinho com que o Senhor trata sua vinha, e os vs.
35-36.38-39, a ação dos vinhateiros. Em flagrante contraste com as ações do
Senhor, os responsáveis pela vinha agem de modo agressivo: açoitam, matam,
apedrejam, agarram, jogam fora e novamente matam.
A
grande novidade do relato de Mateus é que o próprio Filho do Dono da vinha veio e está no meio de
nós para pedir conta dos frutos. Os agricultores o reconhecem de imediato. O crime deles não acontece por engano,
pois têm plena consciência de suas ações. E embora a parábola se refira aos
dirigentes, indiretamente ela se aplica também a todo o povo, que participa da
infidelidade.
Na
conclusão, Jesus cita dois versículos do Salmo 118. A “pedra angular” é a pedra mais importante de
um alicerce, a que está na base de uma coluna ou parede, ou também no
alto de um arco de uma porta ou janela. É a pedra que sustenta toda a parede, e
até mesmo toda a construção. Na releitura cristã deste salmo, a pedra principal
é Jesus. Ele é a pedra angular para vida do mundo, a casa comum, como diz o
Papa Francisco.
(Grupo
de biblistas da ESTEF)
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