Dia 31
de Outubro | Sábado | 30ª Semana do Tempo Comum
Evangelho segundo Lucas (14,1.7-11)
A Leitura Orante da
Palavra de Deus é um exercício para iluminar e fecundar nossa vida cotidiana
com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em família, em grupo
ou em comunidade.
“Ouvir juntos a Palavra
de Deus, praticar a lectio divina, deixar-se
surpreender pela novidade dela, superar a surdez àquilo que não está de acordo
com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da
fé, como resposta à escuta da Palavra” (Bento XVI, Verbum Domini, 46).
Em tempos de restrições
à convivência e à movimentação social, a leitura orante é um modo de ir além da
simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um
tempo pesado e estéril.
Os textos propostos
são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. O grupos podem
escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, preparem um roteiro e
evitem escolher apenas os textos que agradam mais.
Que a Palavra de
Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente
difíceis, produza bons e abundantes frutos.
(Missionários da Sagrada Família
https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS)
(1) Coloque-se
em atitude de oração
· Escolha
um momento adequado e tranquilo/a para a oração
· Escolha
o lugar no qual você se sinta bem
· Busque
uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se
· Acenda
uma vela e tome a bíblia em suas mãos
· Tome
consciência de si mesmo/a e do momento que vivemos
· Faça
silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus
· Prepare-se
ouvindo ou cantando o mantra: A Palavra está perto de ti, em tua boca e em
teu coração. (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=BU9zUi4N3Yc)
(2)
Leia o texto da Palavra de Deus
· Leia
com toda a atenção o texto de Lucas 14,1.7-11
· Leia
o texto em voz alta (se possível)
· Durante uma refeição na casa de um
líder dos fariseus, Jesus observa o comportamento presunçoso daquele grupo
· Enquanto eles vigiam Jesus para
condená-los, Jesus os observa e critica duramente a pretensão de serem os
primeiros
· No Reino de Deus o que determina quem
são os primeiros não é a origem, a meritocracia ou o corporativismo
· Jesus inverte a lógica social, afirmando
e demonstrando que, para Deus e seu Reino, os últimos são os primeiros
· Não se trata de se comportar de boas
maneiras numa festa, mas de agir como discípulo/a do Reino de Deus
· O
que este trecho da Palavra de Deus diz em si mesmo?
(3)
Medite a Palavra de Deus
· Reconstrua
o cenário do texto, incluindo a si mesmo/a na cena
· Procure
perceber: O que a Palavra de Deus diz a você hoje?
· Saboreie
interiormente aquilo que mais ressoa ou atrai você
· Acompanhe Jesus à casa do chefe dos
fariseus, seu olhar vigilante sobre os fariseus e seu ensino provocador
· Procure relacionar essa afirmação de
Jesus com aquilo que ele demonstrou durante toda a sua vida e com o cântico de
Maria
· Faça uma revisão de seus pensamentos e
comportamentos: você se considera melhor e mais meritório que outros/as?
(4)
Reze com o texto lido e meditado
· Tome
consciência de que este texto é Palavra de Deus
· Depois
de escutar atentamente, agora é sua vez de falar
· Não
mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus
· Permita
que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta
· Não
se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas
· Procure
perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus?
· Louve a Deus pela ternura e atenção
com que se dirige aos últimos da escala social
· Peça a Jesus a graça de ser coerente
com a fé em Jesus e com a adesão aos valores do Reino de Deus
(5) Contemple
a vida à luz da Palavra
· Procure
contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus
· Busque
meios para colocar em prática o que Deus lhe fala
· Perceba
o que você precisa mudar a partir dessa meditação
· Responda:
O
que Deus está pedindo que eu mude ou faça?
· Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
(6) Retorne
à vida cotidiana
· Se
considerar conveniente, leia, na página seguinte, o subsídio proposto para
ajudar na compreensão do texto lido
· Recite
o Pai Nosso e a Ave Maria, ou faça uma oração pessoal que resuma a experiência de
oração desse dia.
· Recite
ou cante a invocação: Jesus, Boa Notícia de Deus! Tua Palavra guie
os passos meus!
· Ouça
e reze com a canção: Eu acredito que o mundo o menor que padece
acreditar no menor! (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=1rhGICFfgsg)
· Apague
a vela, guarde a Bíblia e conclua seu tempo de oração
“A missão não é uma parte da vida, ou um ornamento
que podemos dispensar; não é um apêndice
ou um momento entre tantos outros da
minha vida. É preciso considerarmo-nos como que marcados a fogo por esta missão de iluminar, abençoar, vivificar,
levantar, curar, libertar” (Papa Francisco, Evangelii
Gaudium, 273).
REFLEXÃO
COMPLEMENTAR
Ontem
vimos que, para Jesus, o reino de Deus e a defesa da vida tem absoluta
primazia, em qualquer circunstância. A lei visa garantir o repouso e assegurar
a dignidade dos seus filhos e filhas de Deus. Se deixados tudo de lado para
salvar um animal, não há razão aceitável para se opor-nos à cura de uma pessoa
necessitada.
O
texto de hoje dá prosseguimento ao episódio na casa do líder dos fariseus. Eles
vigiam Jesus, e Jesus não tira o olho deles. E não lhe passa despercebido a
busca dos primeiros lugares e da relevância que contamina aquele grupo como o
Corona vírus se dissemina hoje. Sem papas na língua, Jesus critica essa atitude
com uma parábola.
Evidentemente,
Jesus não está preocupado com o bom comportamento numa festa, ao estilo dos
manuais de boas maneiras, bem ao gosto da burguesia. Jesus dirige sua crítica à
doença que contagia líderes religiosos ou pessoas que se dizem “gente de bem”,
em todos os tempos e latitudes: o mal de se considerar superior aos demais.
A
parábola de hoje e aquela que se segue a ela estão unidas pelo viés da festa.
Jesus oferece critérios novos e originais para ocupar os lugares e fazer a
lista de convidados. É claro que ele se refere a quem precisa ser tratado com
prioridade na sociedade, e qual é o papel das lideranças na perspectiva do
Reino de Deus.
A
vida de Jesus deixa claro quem são os últimos e quem são os primeiros no querer
de Deus. É o inverso das regras e prioridades sociais, religiosas e econômicas.
Deus não se orienta pelo corporativismo, pela meritocracia, pela demagogia ou
pelo assistencialismo.
A
vida e a missão de Jesus revelam de modo inequívoco e cabal que o dom de si, a
partilha a generosidade radical e a generosidade são as linhas mestras da vida
cristã.
(Itacir
Brassiani msf)
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