Dia 27
de Outubro | Terça-feira | 30ª Semana do Tempo Comum
Evangelho segundo Lucas (13,18-21)
A Leitura Orante da
Palavra de Deus é um exercício para iluminar e fecundar nossa vida cotidiana
com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em família, em grupo
ou em comunidade.
“Ouvir juntos a Palavra
de Deus, praticar a lectio divina, deixar-se
surpreender pela novidade dela, superar a surdez àquilo que não está de acordo
com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da
fé, como resposta à escuta da Palavra” (Bento XVI, Verbum Domini, 46).
Em tempos de restrições
à convivência e à movimentação social, a leitura orante é um modo de ir além da
simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um
tempo pesado e estéril.
Os textos propostos
são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. O grupos podem
escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, preparem um roteiro e
evitem escolher apenas os textos que agradam mais.
Que a Palavra de
Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente
difíceis, produza bons e abundantes frutos.
(Missionários da Sagrada Família
https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS)
(1) Coloque-se
em atitude de oração
· Escolha
um momento adequado e tranquilo/a para a oração
· Escolha
o lugar no qual você se sinta bem
· Busque
uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se
· Acenda
uma vela e tome a bíblia em suas mãos
· Tome
consciência de si mesmo/a e do momento que vivemos
· Faça
silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus
· Prepare-se
ouvindo ou cantando o mantra: A Palavra está perto de ti, em tua boca e em
teu coração. (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=BU9zUi4N3Yc)
(2)
Leia o texto da Palavra de Deus
· Leia
com toda a atenção o texto de Lucas 13,18-21
· Leia
o texto em voz alta (se possível)
· Jesus prossegue na sua caminhada a
Jerusalém, e, depois de curar a mulher encurvada, conclui a primeira etapa da
viagem com duas pequenas parábolas do Reino de Deus
· A imagem da semente de mostarda e da pequena
medida de fermento ressaltam a força e o dinamismo do Reino de Deus
· Como Jesus, a comunidade de
discípulos/as precisa se “esconder” na massa da história para transformá-la
· Como a mostarda que, semeada na horta,
abre seus ramos para acolher pássaros de todos os ares, o Reino de Deus é
aberto a todos os povos e pessoas
· O
que este trecho da Palavra de Deus diz em si mesmo?
(3)
Medite a Palavra de Deus
· Reconstrua
o cenário do texto, incluindo a si mesmo/a na cena
· Retome a cena, os gestos, perguntas e
palavras de Jesus, as reações da mulher encurvada, dos chefes da sinagoga e do
povo
· Procure
perceber: O que a Palavra de Deus diz a você hoje?
· Saboreie
interiormente aquilo que mais ressoa ou atrai você
· Em que medida também nós, Igreja de
hoje, desconfiamos da força do testemunho e do êxito do Reino de Deus?
· Como você, sua família e sua
comunidade cristã, podem viver e agir como semente de mostarda e fermento na
massa hoje?
(4)
Reze com o texto lido e meditado
· Tome
consciência de que este texto é Palavra de Deus
· Depois
de escutar atentamente, agora é sua vez de falar
· Não
mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus
· Permita
que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta
· Não
se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas
· Procure
perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus?
· Louve a Deus pelas pessoas,
comunidades e movimentos que, em sua pequenez, são fermento do Reino de Deus
hoje
(5) Contemple
a vida à luz da Palavra
· Procure
contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus
· Busque
meios para colocar em prática o que Deus lhe fala
· Perceba
o que você precisa mudar a partir dessa meditação
· Responda:
O
que Deus está pedindo que eu mude ou faça?
· Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
(6) Retorne
à vida cotidiana
· Se
considerar conveniente, leia, na página seguinte, o subsídio proposto para
ajudar na compreensão do texto lido
· Recite
o Pai Nosso e a Ave Maria, ou faça uma oração pessoal que resuma a experiência de
oração desse dia.
· Recite
ou cante a invocação: Jesus, Boa Notícia de Deus! Tua Palavra guie
os passos meus!
· Ouça
e reze com a canção: Eu acredito que o mundo o menor que padece
acreditar no menor! (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=1rhGICFfgsg)
· Apague
a vela, guarde a Bíblia e conclua seu tempo de oração
“Se a
Igreja inteira assume este dinamismo missionário, há de chegar a todos, sem
exceção. Mas, a quem deveria
privilegiar? Não tanto aos amigos e vizinhos ricos, mas sobretudo aos
pobres e aos doentes, àqueles que muitas vezes são desprezados e esquecidos. Não devem subsistir dúvidas nem explicações
que debilitem esta mensagem claríssima. Hoje e sempre, os pobres são os
destinatários privilegiados do Evangelho” (Papa Francisco, Evangelii Gaudium, 48).
LEITURA
COMPLEMENTAR
Para
Jesus, o amor atento às necessidades e ao bem das pessoas está acima da lei e
manifesta o querer de Deus. O sentido do sábado é manter viva a memória e o
sonho da criação e da libertação. É que resumo e é disso que depende toda a
Escritura. A religião deve partir daqui, e os ritos, cultos e doutrinas devem
conduzir a isso.
Depois
da cura da mulher encurvada na sinagoga em dia de sábado, Jesus conclui a
primeira parte do seu ensino enquanto se dirige a Jerusalém com duas minúsculas
parábolas sobre o Reino de Deus: a parábola da semente de mostarda e a parábola
do fermento na massa. Ambas sublinham a importância do início e a força do
pequeno.
As
ações de compaixão e libertação que Jesus e seus discípulos espalham e misturam
a uma imensa massa inerte parece, aos olhos de muitos, irrelevante e sem
futuro. “Vale a pena ser bom e justo?”, perguntam. “Isso não tem futuro!”,
repetem outros. “Não passa de uma gota de água frente ao fogo que devora o
Pantanal”, diríamos nós.
Para
Jesus, o “pequeno rebanho” de discípulos/as é uma minoria ativa, capaz de
“fazer a diferença”. Eles/as não se perdem indiferentes e inócuos na massa, mas
agem como fermento, como minoria ativa e transformadora. Como a pequena semente
de mostarda, são relevantes e terão um futuro exitoso, beneficiarão a muitos. O
fermento do Reino de Deus, como Jesus, se “esconde” na massa.
Como
a mostarda, que é semeada na horta doméstica mas abriga nos seus ramos gente
que vem de todas as partes da terra (cf. Ez 17,23-24; Dn 4,20-21), o dinamismo
do Reino de Deus progride na perspectiva da inclusão de todas as pessoas. E como
a pequena medida de fermento misturada a mais de 60 k de farinha, corrói as
estruturas injustas e transforma o mundo de dentro para fora.
(Itacir Brassiani msf)
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