segunda-feira, 26 de outubro de 2020

Leitura Orante do Evangelho 188 (27.10.2020)

Dia 27 de Outubro | Terça-feira | 30ª Semana do Tempo Comum

Evangelho segundo Lucas (13,18-21)

 

A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.

“Ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a lectio divina, deixar-se surpreender pela novidade dela, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra” (Bento XVI, Verbum Domini, 46).

Em tempos de restrições à convivência e à movimentação social, a leitura orante é um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um tempo pesado e estéril.

Os textos propostos são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. O grupos podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, preparem um roteiro e evitem escolher apenas os textos que agradam mais.

Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos.

 (Missionários da Sagrada Família

https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS)

 

(1)    Coloque-se em atitude de oração

·      Escolha um momento adequado e tranquilo/a para a oração

·      Escolha o lugar no qual você se sinta bem

·      Busque uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se

·      Acenda uma vela e tome a bíblia em suas mãos

·      Tome consciência de si mesmo/a e do momento que vivemos

·      Faça silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus

·      Prepare-se ouvindo ou cantando o mantra: A Palavra está perto de ti, em tua boca e em teu coração. (Clique aqui:  https://www.youtube.com/watch?v=BU9zUi4N3Yc)

 

(2)    Leia o texto da Palavra de Deus

·      Leia com toda a atenção o texto de Lucas 13,18-21

·      Leia o texto em voz alta (se possível)

·      Jesus prossegue na sua caminhada a Jerusalém, e, depois de curar a mulher encurvada, conclui a primeira etapa da viagem com duas pequenas parábolas do Reino de Deus

·      A imagem da semente de mostarda e da pequena medida de fermento ressaltam a força e o dinamismo do Reino de Deus

·      Como Jesus, a comunidade de discípulos/as precisa se “esconder” na massa da história para transformá-la

·      Como a mostarda que, semeada na horta, abre seus ramos para acolher pássaros de todos os ares, o Reino de Deus é aberto a todos os povos e pessoas

·      O que este trecho da Palavra de Deus diz em si mesmo?

 

(3)    Medite a Palavra de Deus

·      Reconstrua o cenário do texto, incluindo a si mesmo/a na cena

·      Retome a cena, os gestos, perguntas e palavras de Jesus, as reações da mulher encurvada, dos chefes da sinagoga e do povo

·      Procure perceber: O que a Palavra de Deus diz a você hoje?

·      Saboreie interiormente aquilo que mais ressoa ou atrai você

·      Em que medida também nós, Igreja de hoje, desconfiamos da força do testemunho e do êxito do Reino de Deus?

·      Como você, sua família e sua comunidade cristã, podem viver e agir como semente de mostarda e fermento na massa hoje?

 

(4)    Reze com o texto lido e meditado

·      Tome consciência de que este texto é Palavra de Deus

·      Depois de escutar atentamente, agora é sua vez de falar

·      Não mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus

·      Permita que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta

·      Não se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas

·      Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus?

·      Louve a Deus pelas pessoas, comunidades e movimentos que, em sua pequenez, são fermento do Reino de Deus hoje

 

(5)    Contemple a vida à luz da Palavra

·      Procure contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus

·      Busque meios para colocar em prática o que Deus lhe fala

·      Perceba o que você precisa mudar a partir dessa meditação

·      Responda: O que Deus está pedindo que eu mude ou faça?

·      Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

 

(6)    Retorne à vida cotidiana

·      Se considerar conveniente, leia, na página seguinte, o subsídio proposto para ajudar na compreensão do texto lido

·      Recite o Pai Nosso e a Ave Maria, ou faça uma oração pessoal que resuma a experiência de oração desse dia.

·      Recite ou cante a invocação: Jesus, Boa Notícia de Deus! Tua Palavra guie os passos meus!

·      Ouça e reze com a canção: Eu acredito que o mundo o menor que padece acreditar no menor! (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=1rhGICFfgsg)

·      Apague a vela, guarde a Bíblia e conclua seu tempo de oração

 

Se a Igreja inteira assume este dinamismo missionário, há de chegar a todos, sem exceção. Mas, a quem deveria privilegiar? Não tanto aos amigos e vizinhos ricos, mas sobretudo aos pobres e aos doentes, àqueles que muitas vezes são desprezados e esquecidos. Não devem subsistir dúvidas nem explicações que debilitem esta mensagem claríssima. Hoje e sempre, os pobres são os destinatários privilegiados do Evangelho (Papa Francisco, Evangelii Gaudium, 48).

 

LEITURA COMPLEMENTAR

Para Jesus, o amor atento às necessidades e ao bem das pessoas está acima da lei e manifesta o querer de Deus. O sentido do sábado é manter viva a memória e o sonho da criação e da libertação. É que resumo e é disso que depende toda a Escritura. A religião deve partir daqui, e os ritos, cultos e doutrinas devem conduzir a isso.

Depois da cura da mulher encurvada na sinagoga em dia de sábado, Jesus conclui a primeira parte do seu ensino enquanto se dirige a Jerusalém com duas minúsculas parábolas sobre o Reino de Deus: a parábola da semente de mostarda e a parábola do fermento na massa. Ambas sublinham a importância do início e a força do pequeno.

As ações de compaixão e libertação que Jesus e seus discípulos espalham e misturam a uma imensa massa inerte parece, aos olhos de muitos, irrelevante e sem futuro. “Vale a pena ser bom e justo?”, perguntam. “Isso não tem futuro!”, repetem outros. “Não passa de uma gota de água frente ao fogo que devora o Pantanal”, diríamos nós.

Para Jesus, o “pequeno rebanho” de discípulos/as é uma minoria ativa, capaz de “fazer a diferença”. Eles/as não se perdem indiferentes e inócuos na massa, mas agem como fermento, como minoria ativa e transformadora. Como a pequena semente de mostarda, são relevantes e terão um futuro exitoso, beneficiarão a muitos. O fermento do Reino de Deus, como Jesus, se “esconde” na massa.

Como a mostarda, que é semeada na horta doméstica mas abriga nos seus ramos gente que vem de todas as partes da terra (cf. Ez 17,23-24; Dn 4,20-21), o dinamismo do Reino de Deus progride na perspectiva da inclusão de todas as pessoas. E como a pequena medida de fermento misturada a mais de 60 k de farinha, corrói as estruturas injustas e transforma o mundo de dentro para fora.

 (Itacir Brassiani msf)

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