Dia 29
de Outubro | Quinta-feira | 30ª Semana do Tempo Comum
Evangelho segundo Lucas (13,31-35)
A Leitura Orante da
Palavra de Deus é um exercício para iluminar e fecundar nossa vida cotidiana
com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em família, em grupo
ou em comunidade.
“Ouvir juntos a Palavra
de Deus, praticar a lectio divina, deixar-se
surpreender pela novidade dela, superar a surdez àquilo que não está de acordo
com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da
fé, como resposta à escuta da Palavra” (Bento XVI, Verbum Domini, 46).
Em tempos de restrições
à convivência e à movimentação social, a leitura orante é um modo de ir além da
simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um
tempo pesado e estéril.
Os textos propostos
são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. O grupos podem
escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, preparem um roteiro e
evitem escolher apenas os textos que agradam mais.
Que a Palavra de
Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente
difíceis, produza bons e abundantes frutos.
(Missionários da Sagrada Família
https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS)
(1) Coloque-se
em atitude de oração
· Escolha
um momento adequado e tranquilo/a para a oração
· Escolha
o lugar no qual você se sinta bem
· Busque
uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se
· Acenda
uma vela e tome a bíblia em suas mãos
· Tome
consciência de si mesmo/a e do momento que vivemos
· Faça
silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus
· Prepare-se
ouvindo ou cantando o mantra: A Palavra está perto de ti, em tua boca e em
teu coração. (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=BU9zUi4N3Yc)
(2)
Leia o texto da Palavra de Deus
· Leia
com toda a atenção o texto de Lucas 13,31-35
· Leia
o texto em voz alta (se possível)
· Jesus prossegue na sua caminhada a
Jerusalém, e é abordado pelos fariseus advertindo-o de que Herodes planeja
matá-lo
· Os fariseus querem se mostrar
preocupados com o destino de Jesus, mas são emissários e colaboradores de
Herodes!
· Jesus ironiza e acusa Herodes de
traiçoeiro e violento, como uma raposa que ameaça a galinha e seus pontinhos
· Como legítimo herdeiro dos profetas,
Jesus não se intimida e continua sua missão, sem retroceder em nada
· O
que este trecho da Palavra de Deus diz em si mesmo?
(3)
Medite a Palavra de Deus
· Reconstrua
o cenário do texto, incluindo a si mesmo/a na cena
· Procure
perceber: O que a Palavra de Deus diz a você hoje?
· Saboreie
interiormente aquilo que mais ressoa ou atrai você
· Embarque na sugestiva metáfora da
raposa que ameaça a galinha e seus pintinhos, com a qual Jesus fala de Herodes
e de si mesmo e seu povo
· Deixe-se impressionar pela firmeza e
coragem de Jesus, que continua sua missão até e como o Pai quer
· Perceba a hipocrisia e a falsidade dos
fariseus de todos os tempos, que parecem defender as pessoas e a religião, mas
defendem apenas “pátria, (sua) família e (sua) propriedade”
(4)
Reze com o texto lido e meditado
· Tome
consciência de que este texto é Palavra de Deus
· Depois
de escutar atentamente, agora é sua vez de falar
· Não
mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus
· Permita
que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta
· Não
se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas
· Procure
perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus?
· Louve a Deus pela bondade, compaixão e
coragem de Jesus, que defende os pequenos como a galinha protege seus filhotes
· Peça a Jesus a graça da fidelidade
serena e corajosa à missão que ele lhe confia hoje
(5) Contemple
a vida à luz da Palavra
· Procure
contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus
· Busque
meios para colocar em prática o que Deus lhe fala
· Perceba
o que você precisa mudar a partir dessa meditação
· Responda:
O
que Deus está pedindo que eu mude ou faça?
· Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
· O que fazer diante das lideranças
(cristãs e políticas) que dizem defender o povo mais colaboram com seus
opressores?
(6) Retorne
à vida cotidiana
· Se
considerar conveniente, leia, na página seguinte, o subsídio proposto para
ajudar na compreensão do texto lido
· Recite
o Pai Nosso e a Ave Maria, ou faça uma oração pessoal que resuma a experiência de
oração desse dia.
· Recite
ou cante a invocação: Jesus, Boa Notícia de Deus! Tua Palavra guie
os passos meus!
· Ouça
e reze com a canção: Eu acredito que o mundo o menor que padece
acreditar no menor! (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=1rhGICFfgsg)
· Apague
a vela, guarde a Bíblia e conclua seu tempo de oração
“A alegria do Evangelho é tal que nada e ninguém
no-la poderá tirar. Os males do nosso
mundo, e também os males da Igreja, não
deveriam servir como desculpa para reduzir a nossa entrega e o nosso ardor” (Papa Francisco, Evangelii Gaudium, 84).
LEITURA
DOMPLEMENTAR
Jesus
acabava de responder a quem perguntava são muitas as pessoas que se salvam, e
alertava que as portas do Reino de Deus estão abertas a todos/as, mas tem suas
exigências. Eis que os fariseus comunicam a Jesus que ele está em perigo, que
Herodes está querendo matá-lo. Será que viraram defensores e protetores de
Jesus?
A
cena está situada literariamente na segunda etapa da caminhada de Jesus a
Jerusalém, e ele acabara de acusar o povo Israel de incredulidade. Jesus
percebe a falsidade dos fariseus, pois são emissários de Herodes e fazem o jogo
dele, e pouco estão se “lixando” com o risco que ameaça Jesus. E não se deixa
intimidar pelo tirano.
Jesus
fala de Herodes usando uma metáfora bem conhecida da cultura brasileira: ele se
parece a uma raposa, como no Brasil são qualificados os políticos
interesseiros. Herodes rosna forte, mas não é um leão: ele não passa de um
animal pequeno, mas traiçoeiro, violento e fedorento, cujo domínio não vai além
da Galileia e da Pereia.
A
imagem da raposa também ajuda a compreender a metáfora da galinha e dos
pintinhos, objeto preferido da sua violência. Embora Jesus tente defender e
proteger o seu povo como uma galinha protege os pintinhos, a elite de Jerusalém
refuta o caminho que Jesus abre. Mas ele continua sua missão como “bendito que
vem em nome do Senhor”, curando, libertando e anunciando o Reino.
Ou
seja: fiel à herança profética, Jesus não muda seu rumo e o ritmo da sua missão
por causa desta ameaça. Segue intrépido e generoso sua missão, sem se afastar
uma vírgula para se proteger. Ele se identifica com os profetas, mas não é uma
espécie de “kamikaze”. É o Pai, e não Herodes ou seus asseclas, quem vai dizer
quando e como deve dar sua missão por terminada.
(Itacir Brassiani msf)
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