terça-feira, 13 de outubro de 2020

Leitura Orante do Evangelho (15.10.2020)

Dia 15 de Outubro | Quinta-feira | 28ª Semana do Tempo Comum

Evangelho segundo Lucas (11,47-54)

 

A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.

“Ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a lectio divina, deixar-se surpreender pela novidade dela, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra” (Bento XVI, Verbum Domini, 46).

Em tempos de restrições à convivência e à movimentação social, a leitura orante é um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um tempo pesado e estéril.

Os textos propostos são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. O grupos podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, preparem um roteiro e evitem escolher apenas os textos que agradam mais.

Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos.

 (Missionários da Sagrada Família

https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS)

 

(1)    Coloque-se em atitude de oração

·      Escolha um momento adequado e tranquilo/a para a oração

·      Escolha o lugar no qual você se sinta bem

·      Busque uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se

·      Acenda uma vela e tome a bíblia em suas mãos

·      Tome consciência de si mesmo/a e do momento que vivemos

·      Faça silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus

·      Prepare-se ouvindo ou cantando: Palavras de salvação somente o céu tem pra dar, por isso meu coração se abre para escutar! (Clique aqui:  https://www.youtube.com/watch?v=n0F2h0BIC54)

 

(2)    Leia o texto da Palavra de Deus

·      Leia com toda a atenção o texto de Lucas 11,47-54

·      Leia o texto em voz alta (se possível)

·      Para Jesus, a atitude religiosa fundamental é a prática do amor solidário com as pessoas vulneráveis e necessitadas

·      Neste do Evangelho que estamos meditando, Jesus continua e finaliza suas acusações aos fariseus e mestres da lei

·      Hoje, a acusação é de continuar a perseguição aos profetas e de se apossar do conhecimento que leva à salvação

·      Santa Teresa de Jesus, e seu contemporâneo São João da Cruz, são testemunhas vivas de que isso pode acontecer também hoje

·      O que este trecho da Palavra de Deus diz em si mesmo?

 

(3)    Medite a Palavra de Deus

·      Reconstrua o cenário do texto, incluindo a si mesmo/a na cena

·      Reconstrua a cena na casa do fariseu, participe dela, escute cada acusação que Jesus dirige contra fariseus e mestres da lei

·      Será que nós, que exercemos alguma liderança em nossa comunidade de fé, não somos parecidos com eles?

·      Onde nossas violências, incoerências e hipocrisia se mostram mais claramente?

·      Também a nós, Deus pede contas daquilo que estamos fazendo com o tesouro preciosos e libertador do Reino de Deus

·      Procure perceber: O que a Palavra de Deus diz a você hoje?

·      Saboreie interiormente aquilo que mais ressoa ou atrai você

 

(4)    Reze com o texto lido e meditado

·      Tome consciência de que este texto é Palavra de Deus

·      Depois de escutar atentamente, agora é sua vez de falar

·      Não mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus

·      Permita que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta

·      Não se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas

·      Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus?

·      Procure identificar onde e em que você vive de um modo falso e incoerente, e peça a Jesus a graça da coerência

 

(5)    Contemple a vida à luz da Palavra

·      Procure contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus

·      Busque meios para colocar em prática o que Deus lhe fala

·      Perceba o que você precisa mudar a partir dessa meditação

·      Responda: O que Deus está pedindo que eu mude ou faça?

·      Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

·      O que precisamos fazer para não ser como os fariseus?

 

(6)    Retorne à vida cotidiana

·      Se considerar conveniente, leia, na página seguinte, o subsídio proposto para ajudar na compreensão do texto lido

·      Recite o Pai Nosso e a Ave Maria, ou faça uma oração pessoal que resuma a experiência de oração desse dia.

·      Recite ou cante a invocação: Jesus, Boa Notícia de Deus! Tua Palavra guie os passos meus!

·      Ouça e reze com a canção: Pão em todas as mesas! Da páscoa nova, a certeza: a festa haverá, e o povo a cantar: Aleluia! (Aqui: https://www.youtube.com/watch?v=X0YeYBEM-SI)

·      Apague a vela, guarde a Bíblia e conclua seu tempo de oração

“Obrigados (pela pandemia) à distância física e a permanecer em casa, somos convidados a redescobrir que precisamos das relações sociais e também da relação comunitária com Deus. Longe de aumentar a desconfiança e a indiferença, esta condição deveria tornar-nos mais atentos à nossa maneira de nos relacionarmos com os outros (Papa Francisco, Dia Mundial das Missões, 2020).

 

ELEMENTOS COMPLEMENTARES

Jesus adverte e acusa os fariseus na própria casa de um deles! Ontem refletimos sobre três acusações: a obsessão pelos detalhes da lei e a relativização do amor e da justiça; a busca da evidência e da honra; a falsidade ou a incoerência entre o que ensinam e o que fazem.

Hoje, Jesus prossegue na sua denúncia, dirigindo-se, ao mesmo tempo, aos fariseus e aos mestres da lei. E a quarta acusação de Jesus é de que, mesmo aparentemente honrando e elogiando os profetas do passado, eles são corresponsáveis pelo assassinato deles, obra de seus antepassados. Eles armam ciladas contra Jesus, farão o mesmo contra seus discípulos/as missionários/as.

A quinta e última desta série de acusações dirigida contra os fariseus e mestres da lei é a de terem se apossado da lei, do caminho que conduz à salvação, interditando-o à maioria das pessoas. Pensam que sabem tudo e, por causa da incoerência intrínseca e incurável, eles mesmos não entram no Reino de Deus e, ao mesmo tempo, impedem que a maioria do povo o faça.

Jesus sublinha que Deus não deixará por isso mesmo. As lideranças religiosas deverão prestar contas de tudo isso, de todas as violências cometidas, de toda palavra mal dita, de todo ensinamento incoerente, de todo desvio ao qual induzem o povo. Como dirá Jesus noutro contexto: quem muito foi confiado, muito será exigido.

Como discípulos/as missionários/as de Jesus Cristo, não nãos enganemos pensando que Jesus condena apenas os fariseus e doutores da lei daquele tempo. A advertência vale claramente para todos aqueles/as que são chamados/as, estabelecidos/as e enviados/as em seu nome.

(Itacir Brassiani msf)

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