Dia 15
de Outubro | Quinta-feira | 28ª Semana do Tempo Comum
Evangelho segundo Lucas (11,47-54)
A Leitura Orante da
Palavra de Deus é um exercício para iluminar e fecundar nossa vida cotidiana
com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em família, em grupo
ou em comunidade.
“Ouvir juntos a Palavra
de Deus, praticar a lectio divina, deixar-se
surpreender pela novidade dela, superar a surdez àquilo que não está de acordo
com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da
fé, como resposta à escuta da Palavra” (Bento XVI, Verbum Domini, 46).
Em tempos de restrições
à convivência e à movimentação social, a leitura orante é um modo de ir além da
simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um
tempo pesado e estéril.
Os textos propostos
são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. O grupos podem
escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, preparem um roteiro e
evitem escolher apenas os textos que agradam mais.
Que a Palavra de
Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos
inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos.
(Missionários da Sagrada Família
https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS)
(1) Coloque-se
em atitude de oração
· Escolha
um momento adequado e tranquilo/a para a oração
· Escolha
o lugar no qual você se sinta bem
· Busque
uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se
· Acenda
uma vela e tome a bíblia em suas mãos
· Tome
consciência de si mesmo/a e do momento que vivemos
· Faça
silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus
· Prepare-se
ouvindo ou cantando: Palavras de salvação somente o céu tem pra
dar, por isso meu coração se abre para escutar! (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=n0F2h0BIC54)
(2)
Leia o texto da Palavra de Deus
· Leia
com toda a atenção o texto de Lucas 11,47-54
· Leia
o texto em voz alta (se possível)
· Para Jesus, a atitude religiosa
fundamental é a prática do amor solidário com as pessoas vulneráveis e
necessitadas
· Neste do Evangelho que estamos
meditando, Jesus continua e finaliza suas acusações aos fariseus e mestres da
lei
· Hoje, a acusação é de continuar a
perseguição aos profetas e de se apossar do conhecimento que leva à salvação
· Santa Teresa de Jesus, e seu
contemporâneo São João da Cruz, são testemunhas vivas de que isso pode
acontecer também hoje
· O
que este trecho da Palavra de Deus diz em si mesmo?
(3)
Medite a Palavra de Deus
· Reconstrua
o cenário do texto, incluindo a si mesmo/a na cena
· Reconstrua a cena na casa do fariseu,
participe dela, escute cada acusação que Jesus dirige contra fariseus e mestres
da lei
· Será que nós, que exercemos alguma
liderança em nossa comunidade de fé, não somos parecidos com eles?
· Onde nossas violências, incoerências e
hipocrisia se mostram mais claramente?
· Também a nós, Deus pede contas daquilo
que estamos fazendo com o tesouro preciosos e libertador do Reino de Deus
· Procure
perceber: O que a Palavra de Deus diz a você hoje?
· Saboreie
interiormente aquilo que mais ressoa ou atrai você
(4)
Reze com o texto lido e meditado
· Tome
consciência de que este texto é Palavra de Deus
· Depois
de escutar atentamente, agora é sua vez de falar
· Não
mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus
· Permita
que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta
· Não
se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas
· Procure
perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus?
· Procure identificar onde e em que você
vive de um modo falso e incoerente, e peça a Jesus a graça da coerência
(5) Contemple
a vida à luz da Palavra
· Procure
contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus
· Busque
meios para colocar em prática o que Deus lhe fala
· Perceba
o que você precisa mudar a partir dessa meditação
· Responda:
O
que Deus está pedindo que eu mude ou faça?
· Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
· O que precisamos fazer para não ser
como os fariseus?
(6) Retorne
à vida cotidiana
· Se
considerar conveniente, leia, na página seguinte, o subsídio proposto para
ajudar na compreensão do texto lido
· Recite
o Pai Nosso e a Ave Maria, ou faça uma oração pessoal que resuma a experiência de
oração desse dia.
· Recite
ou cante a invocação: Jesus, Boa Notícia de Deus! Tua Palavra guie
os passos meus!
· Ouça
e reze com a canção: Pão em todas as mesas! Da páscoa nova, a
certeza: a festa haverá, e o povo a cantar: Aleluia! (Aqui: https://www.youtube.com/watch?v=X0YeYBEM-SI)
· Apague
a vela, guarde a Bíblia e conclua seu tempo de oração
“Obrigados (pela pandemia) à
distância física e a permanecer em casa, somos
convidados a redescobrir que precisamos das relações sociais e também da
relação comunitária com Deus. Longe de aumentar a desconfiança e a
indiferença, esta condição deveria
tornar-nos mais atentos à nossa maneira de nos relacionarmos com os outros” (Papa Francisco, Dia
Mundial das Missões, 2020).
ELEMENTOS COMPLEMENTARES
Jesus adverte e acusa os fariseus na própria casa de um deles!
Ontem refletimos sobre três acusações: a obsessão pelos detalhes da lei e a
relativização do amor e da justiça; a busca da evidência e da honra; a
falsidade ou a incoerência entre o que ensinam e o que fazem.
Hoje, Jesus prossegue na sua denúncia, dirigindo-se, ao mesmo
tempo, aos fariseus e aos mestres da lei. E a quarta acusação de Jesus é de que, mesmo aparentemente honrando e
elogiando os profetas do passado, eles são corresponsáveis pelo assassinato deles,
obra de seus antepassados. Eles armam ciladas contra Jesus, farão o mesmo
contra seus discípulos/as missionários/as.
A quinta e última desta
série de acusações dirigida contra os fariseus e mestres da lei é a de terem se
apossado da lei, do caminho que conduz à salvação, interditando-o à maioria das
pessoas. Pensam que sabem tudo e, por causa da incoerência intrínseca e
incurável, eles mesmos não entram no Reino de Deus e, ao mesmo tempo, impedem
que a maioria do povo o faça.
Jesus sublinha que Deus não deixará por isso mesmo. As lideranças
religiosas deverão prestar contas de tudo isso, de todas as violências
cometidas, de toda palavra mal dita, de todo ensinamento incoerente, de todo
desvio ao qual induzem o povo. Como dirá Jesus noutro contexto: quem muito foi
confiado, muito será exigido.
Como discípulos/as missionários/as de Jesus Cristo, não nãos
enganemos pensando que Jesus condena apenas os fariseus e doutores da lei
daquele tempo. A advertência vale claramente para todos aqueles/as que são
chamados/as, estabelecidos/as e enviados/as em seu nome.
(Itacir
Brassiani msf)
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