Dia 16
de Agosto | Domingo | Solenidade da Assunção de Maria
Evangelho segundo Lucas (1,39-56)
A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício
para iluminar e fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser
feita individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade, inclusive através das redes sociais.
Basta combinar com os amigos a mídia, a forma e o horário.
Em tempos de restrições à convivência e movimentação social,
imposição que vem se prolongando mais do que esperávamos mas que é necessária, por
respeito e cuidado com nosso irmãos e irmãs, a leitura orante é um modo de ir
além da simples assistência de celebrações virtuais e de impedir que este seja um tempo pesado e estéril.
Os textos propostos
e desenvolvidos aqui são aqueles indicados
pela Igreja para a liturgia diária. Mas os grupos organizados podem também
escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, se evite ficar apenas
com os textos que agradam mais e se proponha um roteiro.
Que a Palavra de Deus encontre em cada
um de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses
tempos inesperadamente difíceis – pela pandemia e pela crise generalizada
que vivemos em nosso país – produza bons
frutos.
(Missionários da Sagrada
Família
(1)
Coloque-se em atitude de oração
· Escolha um momento
adequado e tranquilo/a para a oração
· Escolha o lugar no
qual você se sinta bem
· Busque uma posição
corporal que lhe ajude a concentrar-se
· Acenda uma vela e
tome a bíblia em suas mãos
· Tome consciência
de si mesmo/a e do momento que vivemos
· Faça silêncio
interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus
· Reze, ouvindo e
repetindo o cântico: Imaculada Maria de Deus, coração pobre
acolhendo Jesus! (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=ajpDGExuMN4)
(2) Leia o texto da
Palavra de Deus
· Leia com toda a atenção
o texto de Lucas 1,39-56
· Leia o texto em
voz alta (se possível)
· Releia o texto uma
ou mais vezes (se necessário)
· O texto que meditamos está no contexto do anúncio da
encarnação do Filho de Deus em Maria de Nazaré
· É uma espécie de prolongamento da cena da anunciação e
de confirmação dos sinais de demonstração da fidelidade ativa de Deus
antecipado pelo anjo
· Na casa de Isabel, Maria é saudada e celebrada como a
Arca da Nova Aliança, e é dita feliz por acreditar na força da Palavra
· No profético de Maria ressoa a experiência do povo de
Israel e a esperança dos pobres e humildes, que creem e esperam na fidelidade
libertadora de Deus
· Feche a bíblia e
responda: O que este trecho da Palavra de Deus diz em si mesmo?
(3) Medite a Palavra
de Deus
· Reconstrua o cenário
do texto, incluindo a si mesmo/a na cena
· Reconstrua a cena, acompanhando Maria na sua caminhada
de Nazaré à Judéia, inclusive no seu encontro alegre e revelador com sua
parenta Isabel
· Deixe-se envolver pela alegria messiânica que ilumina
e renova Maria, Isabel e João Batista
· Repita, com Isabel, a saudação mística e profética com
a qual recebe e celebra a visita de Deus ao seu povo
· Procure perceber: O que
a Palavra de Deus diz a você hoje?
· Saboreie
interiormente aquilo que mais ressoa ou atrai você
(4) Reze com o texto
lido e meditado
· Tome consciência
de que este texto é Palavra de Deus
· Reze com Isabel, com cada palavra inspirada, que a
oração da Ave Maria recolheu
· Reze a Ave Maria completa, deixando ressoar
profundamente em você o significado de cada expressão e cada pedido
· Reze, com Maria, seu hino de louvor, participando da
sua alegria e da esperança que ilumina todos/as os/as que estão ameaçados/as
sombra da morte
· Depois de escutar
atentamente, agora é sua vez de falar
· Não mude de
assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus
· Permita que o
próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta
· Não se preocupe
com raciocínios e frases bem articuladas
· Procure perceber o que
a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus?
(5)
Contemple a vida à luz da Palavra
· Procure contemplar
a realidade do mundo com o olhar de Deus
· Busque meios para
colocar em prática o que Deus lhe fala
· Perceba o que você
precisa mudar a partir dessa meditação
· Procure torar as consequências da afirmação da
Assunção de Maria ao céu: a dignidade inviolável do nosso corpo; a ressurreição
da carne; a realização plena da nossa humanidade em Deus
· Responda: O que
Deus está pedindo que eu mude ou faça?
· Assuma um
compromisso pessoal de conversão e mudança
(6)
Retorne à vida cotidiana
· Se considerar
conveniente, leia, na página seguinte, o subsídio proposto para ajudar na
compreensão do texto lido
· Recite o Pai Nosso e a Ave Maria, ou faça uma oração pessoal que resuma a experiência de
oração desse dia.
· Recite ou cante a
invocação: Jesus, Maria e José: acolhei-nos, iluminai-nos e ajudai-nos!
· Ouça e cante o cântico
de Maria na versão do Pe. Zezinho. (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=LyT4THCudeo)
· Apague a vela,
guarde a Bíblia e conclua seu tempo de oração
SUBSÍDIO
O texto de hoje é escolhido para iluminar a
solenidade da Assunção de Maria ao céu em sua integridade como pessoa. É uma
afirmação recente da Igreja católica (1950) que recolhe uma tradição milenar e
indícios ou indicativos esparsos nas Escrituras e na Tradição.
O episódio traduz de modo plástico a presença libertadora
de Deus na história e a serena alegria que isso desperta na oração e no cântico
dos pobres. Não se trata de um sonho utópico mas de uma esperança segura, que
se fundamenta na fidelidade de Deus revelada ao longo da história do povo de
Israel e das comunidades cristãs.
A primeira parte da cena é uma ampliação da cena da
anunciação e uma confirmação dos sinais indicados pelo anjo a Maria. Isabel proclama e saúda a presença do Messias
no seio de Maria, com a mesma surpresa e alegria com as quais Davi e o povo de
Israel saúdam a presença fiel e libertadora de Deus na Arca da Aliança.
O próprio João Batista, desde o ventre de Isabel,
antecipa essa alegria messiânica, e, com a mãe, reconhecem a presença de Deus
no meio do povo. Maria é aclamada como bem-aventurada porque acreditou na
verdade e na força fecunda da Palavra de Deus. A seu modo, desvenda o
significado profundo da maternidade de Maria.
Maria intervém com um cântico profético no qual
celebra a intervenção de Deus no passado e assegura a fidelidade da sua
misericórdia no futuro. Ela, serva e humilhada, representa todos os pobres
agraciados por Deus que visualizam um mundo novo, que vence e supera forças as
estruturas que dominam e excluem.
Em Maria elevada ao céu e em seu cântico profético,
o êxodo se renova e as bem-aventuranças são antecipadas. E os humildes, e
pobres e excluídos são os privilegiados.
(Itacir Brassiani msf)
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