sexta-feira, 28 de agosto de 2020

Leitura Orante do Evangelho (29.08.2020)


Dia 29 de Agosto | Sexta-feira | Martírio de João Batista
Evangelho segundo Marcos (6,17-29)

A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.

Em tempos de restrições à convivência e à movimentação social, a leitura orante é um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um tempo pesado e estéril.

Os textos que propomos são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Mas os grupos organizados podem também escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, preparem um roteiro e evitem escolher apenas os textos que agradam mais.

Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos.
 (Missionários da Sagrada Família
https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS)

(1)   Coloque-se em atitude de oração
·      Escolha um momento adequado e tranquilo/a para a oração
·      Escolha o lugar no qual você se sinta bem
·      Busque uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se
·      Acenda uma vela e tome a bíblia em suas mãos
·      Tome consciência de si mesmo/a e do momento que vivemos
·      Faça silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus
·      Reze, ouvindo a canção “Mataram mais um irmão” (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=Ao7Ql7vl_Jk)

(2)   Leia o texto da Palavra de Deus
·      Leia com toda a atenção o texto de Marcos 6,17-29
·      Leia o texto em voz alta (se possível)
·      Releia o texto uma ou mais vezes (se necessário)
·      Para iluminar a memória do martírio de São João Batista, recorremos ao evangelho segundo Marcos
·      Uma leitura atenta da vida de João Batista evidencia uma atuação fortemente política, pois até os casamentos tinham uma conotação de aliança política
·      O Batista prepara os caminhos para Jesus e antecipa em si mesmo o desfecho da sua vida
·      Como Jesus, ele assume posições claras e corajosas contra os desvios éticos e sociais do seu tempo
·      Feche a bíblia e responda: O que este trecho da Palavra de Deus diz em si mesmo?

(3)   Medite a Palavra de Deus
·      Reconstrua o cenário do texto, incluindo a si mesmo/a na cena
·      Retome calmamente a cena, desde o seu início até seu desfecho
·      Tenha presente que tanto a profecia como as famílias da realeza tem fortes conotações políticas
·      Perceba a força política, social e religiosa da atuação corajosa de João Batista
·      Como você acolheu a recente manifestação social e profética dos 152 bispos brasileiros e dos inúmeros padres e pessoas consagradas que os apoiaram?
·      Como podemos evitar polêmicas religiosas parciais e estéreis, mas sem abandonar a necessária dimensão política da fé?
·      Você tem medo dos conflitos provocados pela atuação profética dos cristãos? Por que?
·      Procure perceber: O que a Palavra de Deus diz a você hoje?
·      Saboreie interiormente aquilo que mais ressoa ou atrai você

(4)   Reze com o texto lido e meditado
·      Tome consciência de que este texto é Palavra de Deus
·      Depois de escutar atentamente, agora é sua vez de falar
·      Faça uma revisão serena de sua atitude como discípulo/a neste tempo de urgência profética
·      Peça ao Pai a graça de empenhar sua vida pelo Reino de Deus, com coragem e perseverança
·      Recorde os cristãos que hoje, perto ou longe de nós, sofrem perseguições e difamações por causa de sua atuação profética, e reze por eles/as
·      Não mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus
·      Permita que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta
·      Não se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas
·      Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus?

(5)   Contemple a vida à luz da Palavra
·      Procure contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus
·      Busque meios para colocar em prática o que Deus lhe fala
·      Perceba o que você precisa mudar a partir dessa meditação
·      O que podemos fazer para dinamizar e tornar mais corajosos e proféticos a vida e o testemunho dos cristãos?
·      O que fazer fara libertar João Batista das conotações piedosas e moralistas que recebeu na história?
·      Responda: O que Deus está pedindo que eu mude ou faça?
·      Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

(6)   Retorne à vida cotidiana
·      Se considerar conveniente, leia, na página seguinte, o subsídio proposto para ajudar na compreensão do texto lido
·      Recite o Pai Nosso e a Ave Maria, ou faça uma oração pessoal que resuma a experiência de oração desse dia.
·      Recite ou cante a invocação: Jesus, Maria e José: acolhei-nos, iluminai-nos e ajudai-nos!
·      Ouça ou cante a canção: Pai nosso dos pobres, dos marginalizados! Pai nosso dos mártires, dos torturados! (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=lsPDR_912ls)
·      Apague a vela, guarde a Bíblia e conclua seu tempo de oração

SUBSÍDIO COMPLEMENTAR

A presença de João Batista nos evangelhos evidenciam seus vínculos com o Evangelho de Jesus Cristo. Além de preparar os caminhos para a missão de Jesus, o profeta do Jordão antecipa em si mesmo o desfecho da sua missão. Suas posições claras contra os desvios éticos do seu tempo e a coragem com que enfrenta os poderosos de plantão valeram-lhe a decapitação.

Herodes é judeu mas, como de resto todas as elites sociais e políticas, cumpre a Lei da sua religião apenas quando lhe convém. Tinha medo de Jesus, e pensava que ele era uma espécie de reencarnação de João Batista, a quem havia mandado matar.

Marcos nos apresenta uma caricatural sarcástica de Herodes e das elites que o apoiavam. Suas festas davam asas às paixões incontroláveis e aos seus caprichos assassinos. Como em toda a realeza, o casamento tinha fortes conotações de aliança para adquirir sustentação política. O juramento ou promessa de Herodes à filha da sua concubina revela o modo escuso como as elites tomam suas decisões políticas: matam para salvar a honra...

João Batista não se intimida, nem se cala, mas não é um homem simplesmente preocupado com o culto ou com a moralidade dos costumes. Ele propõe uma mudança geral, um corte raso nas instituições que encobrem ou sustentam injustiças e violências, e uma partilha radical. É nesse horizonte que ele enfrenta Herodes.

Marcos situa a narração do martírio de João Batista no capítulo 6 do seu evangelho, onde a discussão é sobre a identidade de Jesus. Com isso, Marcos pretende evidenciar o destino de todo aquele/a q1ue anuncia e inaugura uma nova ordem social e religiosa. E, além de uma antecipação do destino de Jesus, soa como um alerta aos discípulos: quem herda sua missão herda também seu destino!
 (Itacir Brassiani msf)

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