Dia 29
de Agosto | Sexta-feira | Martírio de João Batista
Evangelho segundo Marcos (6,17-29)
A Leitura Orante da Palavra de Deus é um
exercício para iluminar e fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus.
Pode ser feita individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.
Em tempos de restrições à convivência e à movimentação
social, a leitura orante é um modo de ir além da simples assistência de
celebrações virtuais e uma forma evitar
que este seja um tempo pesado e estéril.
Os textos que
propomos são aqueles indicados pela
Igreja para a liturgia diária. Mas os grupos organizados podem também
escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, preparem um roteiro e
evitem escolher apenas os textos que agradam mais.
Que a Palavra de Deus encontre em cada
um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses
tempos inesperadamente difíceis, produza
bons e abundantes frutos.
(Missionários da Sagrada Família
(1)
Coloque-se em atitude de oração
· Escolha um momento
adequado e tranquilo/a para a oração
· Escolha o lugar no
qual você se sinta bem
· Busque uma posição
corporal que lhe ajude a concentrar-se
· Acenda uma vela e
tome a bíblia em suas mãos
· Tome consciência
de si mesmo/a e do momento que vivemos
· Faça silêncio
interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus
· Reze, ouvindo a
canção “Mataram mais um irmão” (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=Ao7Ql7vl_Jk)
(2)
Leia o texto da Palavra de Deus
· Leia com toda a
atenção o texto de Marcos 6,17-29
· Leia o texto em
voz alta (se possível)
· Releia o texto uma
ou mais vezes (se necessário)
· Para iluminar a memória do martírio de São João
Batista, recorremos ao evangelho segundo Marcos
· Uma leitura atenta da vida de João Batista evidencia
uma atuação fortemente política, pois até os casamentos tinham uma conotação de
aliança política
· O Batista prepara os caminhos para Jesus e antecipa em
si mesmo o desfecho da sua vida
· Como Jesus, ele assume posições claras e corajosas
contra os desvios éticos e sociais do seu tempo
· Feche a bíblia e
responda: O que este trecho da Palavra de Deus diz em si mesmo?
(3)
Medite a Palavra de Deus
· Reconstrua o
cenário do texto, incluindo a si mesmo/a na cena
· Retome calmamente a cena, desde o seu início até seu
desfecho
· Tenha presente que tanto a profecia como as famílias
da realeza tem fortes conotações políticas
· Perceba a força política, social e religiosa da
atuação corajosa de João Batista
· Como você acolheu a recente manifestação social e
profética dos 152 bispos brasileiros e dos inúmeros padres e pessoas
consagradas que os apoiaram?
· Como podemos evitar polêmicas religiosas parciais e
estéreis, mas sem abandonar a necessária dimensão política da fé?
· Você tem medo dos conflitos provocados pela atuação
profética dos cristãos? Por que?
· Procure perceber: O que
a Palavra de Deus diz a você hoje?
· Saboreie
interiormente aquilo que mais ressoa ou atrai você
(4)
Reze com o texto lido e meditado
· Tome consciência
de que este texto é Palavra de Deus
· Depois de escutar
atentamente, agora é sua vez de falar
· Faça uma revisão serena de sua atitude como
discípulo/a neste tempo de urgência profética
· Peça ao Pai a graça de empenhar sua vida pelo Reino de
Deus, com coragem e perseverança
· Recorde os cristãos que hoje, perto ou longe de nós,
sofrem perseguições e difamações por causa de sua atuação profética, e reze por
eles/as
· Não mude de
assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus
· Permita que o
próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta
· Não se preocupe
com raciocínios e frases bem articuladas
· Procure perceber o que
a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus?
(5)
Contemple a vida à luz da Palavra
· Procure contemplar
a realidade do mundo com o olhar de Deus
· Busque meios para
colocar em prática o que Deus lhe fala
· Perceba o que você
precisa mudar a partir dessa meditação
· O que podemos fazer para dinamizar e tornar mais
corajosos e proféticos a vida e o testemunho dos cristãos?
· O que fazer fara libertar João Batista das conotações
piedosas e moralistas que recebeu na história?
· Responda: O que
Deus está pedindo que eu mude ou faça?
· Assuma um compromisso
pessoal de conversão e mudança
(6)
Retorne à vida cotidiana
· Se considerar
conveniente, leia, na página seguinte, o subsídio proposto para ajudar na
compreensão do texto lido
· Recite o Pai Nosso e a Ave Maria, ou faça uma oração pessoal que resuma a experiência de
oração desse dia.
· Recite ou cante a
invocação: Jesus, Maria e José: acolhei-nos, iluminai-nos e ajudai-nos!
· Ouça ou cante a
canção: Pai nosso dos pobres, dos marginalizados! Pai nosso dos mártires, dos
torturados! (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=lsPDR_912ls)
· Apague a vela,
guarde a Bíblia e conclua seu tempo de oração
SUBSÍDIO COMPLEMENTAR
A presença
de João Batista nos evangelhos evidenciam seus vínculos com o Evangelho de
Jesus Cristo. Além de preparar os caminhos para a missão de Jesus, o profeta do
Jordão antecipa em si mesmo o desfecho da sua missão. Suas posições claras
contra os desvios éticos do seu tempo e a coragem com que enfrenta os poderosos
de plantão valeram-lhe a decapitação.
Herodes é
judeu mas, como de resto todas as elites sociais e políticas, cumpre a Lei da
sua religião apenas quando lhe convém. Tinha medo de Jesus, e pensava que ele
era uma espécie de reencarnação de João Batista, a quem havia mandado matar.
Marcos nos
apresenta uma caricatural sarcástica de Herodes e das elites que o apoiavam.
Suas festas davam asas às paixões incontroláveis e aos seus caprichos
assassinos. Como em toda a realeza, o casamento tinha fortes conotações de
aliança para adquirir sustentação política. O juramento ou promessa de Herodes
à filha da sua concubina revela o modo escuso como as elites tomam suas
decisões políticas: matam para salvar a honra...
João
Batista não se intimida, nem se cala, mas não é um homem simplesmente
preocupado com o culto ou com a moralidade dos costumes. Ele propõe uma mudança
geral, um corte raso nas instituições que encobrem ou sustentam injustiças e
violências, e uma partilha radical. É nesse horizonte que ele enfrenta Herodes.
Marcos
situa a narração do martírio de João Batista no capítulo 6 do seu evangelho,
onde a discussão é sobre a identidade de Jesus. Com isso, Marcos pretende
evidenciar o destino de todo aquele/a q1ue anuncia e inaugura uma nova ordem
social e religiosa. E, além de uma antecipação do destino de Jesus, soa como um
alerta aos discípulos: quem herda sua missão herda também seu destino!
(Itacir
Brassiani msf)
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