Dia 24
de Agosto | Segunda-feira | Festa de São Bartolomeu
Evangelho segundo João (1,45-51)
A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício
para iluminar e fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser
feita individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.
Em tempos de restrições à convivência e à movimentação social,
a leitura orante é um modo de ir além da simples assistência de celebrações
virtuais e uma forma evitar que este seja
um tempo pesado e estéril.
Os textos que
propomos são aqueles indicados pela
Igreja para a liturgia diária. Mas os grupos organizados podem também escolher
outros textos, desde que tenham uma sequência, preparem um roteiro e evitem
escolher apenas os textos que agradam mais.
Que a Palavra de Deus encontre em cada
um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses
tempos inesperadamente difíceis, produza
bons e abundantes frutos.
(Missionários da Sagrada
Família
(1)
Coloque-se em atitude de oração
· Escolha um momento
adequado e tranquilo/a para a oração
· Escolha o lugar no
qual você se sinta bem
· Busque uma posição
corporal que lhe ajude a concentrar-se
· Acenda uma vela e
tome a bíblia em suas mãos
· Tome consciência
de si mesmo/a e do momento que vivemos
· Faça silêncio
interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus
· Reze, ouvindo e
repetindo o mantra: Aquele que vos chamou, aquele que vos chamou é fiel! Fiel é aquele que
nos chamou! (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=hGBOOoqb3YA)
(2)
Leia o texto da Palavra de Deus
· Leia com toda a
atenção o texto de João 1,45-51
· Leia o texto em
voz alta (se possível)
· Releia o texto uma
ou mais vezes (se necessário)
· Com este texto, a Igreja quer iluminar a festa do
Apóstolo São Bartolomeu, que aparece no evangelho como Natanael
· Esta cena concluiu uma unidade maior, na qual João
Batista apresenta Jesus aos seus discípulos e os estimula a segui-lo
· Há uma corrente de testemunhos e convites, que vai de
André a Pedro e Filipe, e, de Filipe, chega a Natanael
· A cena se desenvolve na região da Galileia, distante
da influência do templo e resistente ao domínio romano
· Natanael reage com preconceito e desprezo ao
testemunho de Filipe, que diz que, em Jesus, de Nazaré, ele encontrou o Messias
esperado
· Mas Natanael acaba seduzido pela acolhida sincera e
sem preconceitos da parte de Jesus
· Feche a bíblia e
responda: O que este trecho da Palavra de Deus diz em si mesmo?
(3)
Medite a Palavra de Deus
· Reconstrua o
cenário do texto, incluindo a si mesmo/a na cena
· Leia também os versículos 29 a 44 que antecedem e preparam
este desfecho
· Participe afetivamente da cena: do comunicado de Filipe,
da reação de Natanael, do encontro com Jesus
· Acolha uma a uma as palavras e comparações de Jesus, e
penetre no sentido profundo e espiritual que elas têm
· Aceite o olhar fixo e amoroso de Jesus, convidando a
fazer a passagem permanente dos preconceitos e lugares comuns a uma experiência
vida e transformadora
· Se possível, leia o texto de Gn 28,10-17, que está
relacionado com as palavras de Jesus no final do texto
· Procure perceber: O que
a Palavra de Deus diz a você hoje?
· Saboreie
interiormente aquilo que mais ressoa ou atrai você
(4)
Reze com o texto lido e meditado
· Tome consciência
de que este texto é Palavra de Deus
· Depois de escutar
atentamente, agora é sua vez de falar
· A partir de sua experiência cristã e vocacional, faça
sua profissão de fé em Jesus, com suas próprias palavras
· Lembre o nome e o rosto das pessoas que lhe
apresentaram Jesus e levaram a entrar no seu caminho, e reze por elas
· Lembre e agradeça humildemente a Deus pelas pessoas
que você já levou ao encontro de Jesus Cristo e seu Evangelho
· Não mude de
assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus
· Permita que o
próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta
· Não se preocupe
com raciocínios e frases bem articuladas
· Procure perceber o que
a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus?
(5)
Contemple a vida à luz da Palavra
· Procure contemplar
a realidade do mundo com o olhar de Deus
· Busque meios para
colocar em prática o que Deus lhe fala
· Perceba o que você
precisa mudar a partir dessa meditação
· O que podemos fazer para que nossa fé em Jesus não
seja reduzida a fórmulas decoradas e repetidas automaticamente?
· Responda: O que
Deus está pedindo que eu mude ou faça?
· Assuma um
compromisso pessoal de conversão e mudança
(6)
Retorne à vida cotidiana
· Se considerar
conveniente, leia, na página seguinte, o subsídio proposto para ajudar na
compreensão do texto lido
· Recite o Pai Nosso e a Ave Maria, ou faça uma oração pessoal que resuma a experiência de
oração desse dia.
· Recite ou cante a
invocação: Jesus, Maria e José: acolhei-nos, iluminai-nos e ajudai-nos!
· Ouça e cante o
refrão: Eu sei, eu sei, eu sei, em quem acreditei! Eu sei, eu sei, em quem
acreditei! (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=trZaqZnfNpY)
· Apague a vela,
guarde a Bíblia e conclua seu tempo de oração
SUBSÍDIO COMPLEMENTAR
A tradição cristã sempre viu em Natanael a figura de Bartolomeu, cuja
festa celebramos hoje, e que é um dos discípulos apóstolos de Jesus. A cena
conta o final de uma corrente de encontros e testemunhos que reúne em torno de
Jesus um primeiro grupo de discípulos.
Filipe procura Natanael para lhe comunicar sua marcante experiência no
encontro com Jesus. Ele fala em nome da pequena comunidade, e suas palavras
revelam que ainda não conhece Jesus em sua novidade e profundidade. Mas eles
são movidos pelo desejo de entrar na vida de Jesus, participar dela e desvendar
o mistério de sua pessoa.
Filipe apresenta Jesus como “o filho de José, de Nazaré”, em quem
reconhece “Aquele de quem Moisés escreveu na lei, e também os profetas”. Nazaré
é uma região periférica, habitada por um povo mestiço, tanto do ponto de vista
étnico como religioso. Por isso, como bom judeu, Natanael não consegue conectar
o Messias esperado com essa região.
Filipe convida Natanael a fazer a experiência, e ele se aproxima de Jesus. Mas
Jesus o havia visto e fixado seu olhar nele bem antes, e elogiou sua
autenticidade, inclusive na atitude preconceituosa. Natanael simboliza o resto
fiel do povo de Israel, que só consegue ver em Jesus um mestre ao estilo dos
fariseus e um messias nos moldes de rei.
Aqui temos a primeira declaração solene de Jesus sobre si mesmo: ele é o
humano que possibilita a comunicação plena e permanente de Deus com a
humanidade. Ele se apresenta como presença de Deus no Ser humano, enquanto que Natanael
separa Homem e Deus. Deus não se manifesta na realeza de Davi mas na plenitude
humana.
Com Natanael/Bartolomeu somos convidados a fazer a experiência do olhar
de Jesus fixo em nós e de caminhar com ele, aprendendo e participando da sua
vida.
(Itacir Brassiani msf)
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