Dia 28
de Agosto | Sexta-feira | 21ª Semana do Tempo Comum
Evangelho segundo Mateus (25,1-13)
A Leitura Orante da Palavra de Deus é um
exercício para iluminar e fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus.
Pode ser feita individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.
Em tempos de restrições à convivência e à movimentação
social, a leitura orante é um modo de ir além da simples assistência de
celebrações virtuais e uma forma evitar
que este seja um tempo pesado e estéril.
Os textos que
propomos são aqueles indicados pela
Igreja para a liturgia diária. Mas os grupos organizados podem também
escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, preparem um roteiro e
evitem escolher apenas os textos que agradam mais.
Que a Palavra de Deus encontre em cada
um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses
tempos inesperadamente difíceis, produza
bons e abundantes frutos.
(Missionários da Sagrada Família
(1)
Coloque-se em atitude de oração
· Escolha um momento
adequado e tranquilo/a para a oração
· Escolha o lugar no
qual você se sinta bem
· Busque uma posição
corporal que lhe ajude a concentrar-se
· Acenda uma vela e
tome a bíblia em suas mãos
· Tome consciência
de si mesmo/a e do momento que vivemos
· Faça silêncio
interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus
· Reze, ouvindo e
repetindo o refrão: Irá chegar um novo dia, um novo céu, uma nova terra, um novo mar! E
nesse dia, os oprimidos numa só voz a liberdade irão cantar! (Clique
aqui: https://www.youtube.com/watch?v=2bTgScVFZzk)
(2) Leia o texto da
Palavra de Deus
· Leia com toda a
atenção o texto de Mateus 25,1-13
· Leia o texto em
voz alta (se possível)
· Releia o texto uma
ou mais vezes (se necessário)
· Estamos no contexto da preocupação com a demora do retorno
de Jesus e da vitória do Reino de Deus
· Aos discípulos/as toca-nos uma esperança ativa e
responsável, que não relaxa enquanto prepara e espera
· Precisamos aprender a viver e perseverar no Evangelho
do Reino em meio a situações complexas e obscuras
· A parábola das dos dois grupos de moças que esperam a
chegada do noivo para a festa querem nos ajudar nisso
· Feche a bíblia e
responda: O que este trecho da Palavra de Deus diz em si mesmo?
(3) Medite a Palavra
de Deus
· Reconstrua o
cenário do texto, incluindo a si mesmo/a na cena
· Retome calmamente as duas comparações que Jesus
oferece sobre a correta atitude em tempos de espera e demora
· O que você pode fazer para ajudar a evitar que as
comunidades cristãs fujam da sua responsabilidade com a transformação do mundo
e se refugiem no culto e no moralismo?
· Como você, sua família e sua comunidade tem se
preparado para a “nova normalidade” quando a pandemia chegar ao fim? Tem
conseguido rever e qualificar o estilo de vida?
· Qual é o “óleo” que tem ajudado vocês a permanecer
lúcidos e atenciosos, sal e fermento do Reino em tempos difíceis?
· Procure perceber: O que
a Palavra de Deus diz a você hoje?
· Saboreie
interiormente aquilo que mais ressoa ou atrai você
(4) Reze com o texto
lido e meditado
· Tome consciência
de que este texto é Palavra de Deus
· Depois de escutar
atentamente, agora é sua vez de falar
· Faça uma revisão serena de sua atitude como
discípulo/a neste tempo de espera e construção do Reino de Deus
· Peça ao Pai a graça de empenhar sua vida pelo Reino de
Deus, com coerência, transparência e perseverança
· Peça a intercessão de Santo Agostinho para não viver
esse tempo despreocupadamente e para não descobrir tarde demais a presença
íntima e dinamizadora de Deus na sua vida
· Não mude de
assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus
· Permita que o
próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta
· Não se preocupe
com raciocínios e frases bem articuladas
· Procure perceber o que
a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus?
(5)
Contemple a vida à luz da Palavra
· Procure contemplar
a realidade do mundo com o olhar de Deus
· Busque meios para
colocar em prática o que Deus lhe fala
· Perceba o que você
precisa mudar a partir dessa meditação
· O que podemos fazer para dinamizar a vida e o
testemunho dos cristãos na superação dos podres poderes e na edificação de um
mundo onde todas as pessoas se tratem como irmãos e irmãs?
· Responda: O que
Deus está pedindo que eu mude ou faça?
· Assuma um
compromisso pessoal de conversão e mudança
(6)
Retorne à vida cotidiana
· Se considerar
conveniente, leia, na página seguinte, o subsídio proposto para ajudar na
compreensão do texto lido
· Recite o Pai Nosso e a Ave Maria, ou faça uma oração pessoal que resuma a experiência de
oração desse dia.
· Recite ou cante a
invocação: Jesus, Maria e José: acolhei-nos, iluminai-nos e ajudai-nos!
· Ouça e cante o
refrão: Esperar contra a esperança, caminhar como quem tem certeza! (Clique
aqui: https://www.youtube.com/watch?v=D-2_4uVUMmI)
· Apague a vela,
guarde a Bíblia e conclua seu tempo de oração
Enquanto
houver vontade de lutar haverá esperança de vencer. Não é o suplício que faz o
mártir, mas a causa.
(Santo Agostinho)
SUBSÍDIO
COMPLEMENTAR
Na meditação de ontem vimos que discípulo/a sensato/a é aquele/a que
ouve e pratica o Evangelho, que constrói sua casa sobre a rocha. Isso significa
importar-se com a o bem-estar do próximo e manter acesa a esperança, mesmo
quando nada acontece e tudo parece ser em vão.
Com a parábola de hoje, Jesus continua sua insistência na preparação e
na prontidão para acolher e promover o Reino de Deus, mesmo quando ele parece
demorar. O caminho do discipulado tem um tempo indeterminado, um fim
imprevisível e um desfecho desconhecido. Supõe ânimo e disposição para
perseverar na luta até o fim.
A parábola das dez moças apresenta dois grupos contrastantes: o grupo
das moças sensatas e prudentes e o grupo das moças insensatas. Elas representam
todos/as os/as discípulos/as, homens e mulheres, de origem judia e de origem
pagã. O foco da parábola são as moças, e não o noivo, que representa Jesus. A
noiva não aparece...
Com o atraso do noivo, todas as dez dormiram. Mas cinco deles, as moças
sensatas, providenciam uma reserva de óleo: elas representam o discipulado
fiel, obediente e perseverante. As outras cinco são insensatas: ouvem o
Evangelho do Reino e não o colocam em prática, não levam a sério ou rejeitam
Jesus Cristo.
Com a demora ou a pequenez dos sinais do Reino, o grupo das moças
insensatas perdem o foco e se perdem no caminho. São como terreno ruim, no qual
o Evangelho não consegue criar raízes e frutificar. São falsas discípulas que
Jesus não reconhece, enquanto que as sensatas e previdentes são acolhidas na
festa do Reino.
Portanto, a exortação de Jesus é que estejamos sempre prontos e
vigilantes no sonho do Reino e no serviço solidário aos irmãos e irmãs. Ele
tarda, mas está vindo!
(Itacir Brassiani msf)
Nenhum comentário:
Postar um comentário