terça-feira, 4 de agosto de 2020

Leitura Orante do Evangelho (05.08.2020)


Dia 05 de Agosto | Quarta-feira | 18ª Semana do Tempo Comum
Evangelho segundo Mateus (15,21-28)

A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade, inclusive através das redes sociais. Basta combinar com os amigos a mídia, a forma e o horário.

Em tempos de restrições à convivência e movimentação social, imposição que vem se prolongando mais do que esperávamos mas que é necessária, por respeito e cuidado com nosso irmãos e irmãs, a leitura orante é um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais e de impedir que este seja um tempo pesado e estéril.

Os textos propostos e desenvolvidos aqui são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Mas os grupos organizados podem também escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, se evite ficar apenas com os textos que agradam mais e se proponha um roteiro.

Que a Palavra de Deus encontre em cada um de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis – pela pandemia e pela crise generalizada que vivemos em nosso país – produza bons frutos.

(Missionários da Sagrada Família
https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS)

(1)   Coloque-se em atitude de oração
·      Escolha um momento adequado e tranquilo/a para a oração
·      Escolha o lugar no qual você se sinta bem
·      Busque uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se
·      Acenda uma vela e tome a bíblia em suas mãos
·      Tome consciência de si mesmo/a e do momento que vivemos
·      Faça silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus
·      Reze, ouvindo e repetindo o mantra: Pela Palavra de Deus saberemos por onde andar! Ela é luz e verdade, precisamos acreditar! (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=0S2T8DRwiBM)

(2)   Leia o texto da Palavra de Deus
·      Leia com toda a atenção o texto de Mateus 15,21-28
·      Leia o texto em voz alta (se possível)
·      Releia o texto uma ou mais vezes (se necessário)
·      Jesus e seus discípulos deixam o território dos judeus e desembarca em terras estrangeiras, pagãs
·      Eles experimentam atravessar as fronteiras nacionais, étnicas, culturais e religiosas
·      A região tem uma história de resistência ao judaísmo, e os cananeus são tratados como povo amaldiçoado
·      Jesus é procurado por uma mulher desamparada, em favor de sua filha, atormentada psiquicamente (possuída pelo diabo)
·      Jesus passa da indiferença à afirmação da prioridade do seu povo, das “ovelhas perdidas de Israel”
·      A mulher não se intimida, questiona a ideologia da supremacia dos judeus e reinterpreta a própria afirmação de Jesus
·      Feche a bíblia e responda: O que este trecho da Palavra de Deus diz em si mesmo?

(3)   Medite a Palavra de Deus
·      Reconstrua o cenário do texto, incluindo a si mesmo/a na cena
·      Procure participar mentalmente da cena: o desembarque de Jesus e dos discípulos em território estrangeiro, os gritos e a insistência da mulher, a indiferença de Jesus, a mentalidade excludente predominante, os questionamentos da mulher e o reconhecimento surpreso de Jesus
·      Será que também nós e nossa Igreja ainda prioriza alguns setores privilegiados e descarta pessoas e grupos por preconceitos étnicos, políticos, religiosos, de gênero, de raça?
·      Somos capazes de reconhecer na luta perseverante e até raivosa de algumas pessoas e grupos sinais de fé aguerrida?  
·      Procure perceber: O que a Palavra de Deus diz a você hoje?
·      Saboreie interiormente aquilo que mais ressoa ou atrai você

(4)   Reze com o texto lido e meditado
·      Tome consciência de que este texto é Palavra de Deus
·      Depois de escutar atentamente, agora é sua vez de falar
·      Não mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus
·      Permita que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta
·      Não se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas
·      Repita, como ração e súplica que brota das suas profundezas e da vida do povo: Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim! Jesus, filho de Davi, tem piedade do teu povo!
·      Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus?

(5)   Contemple a vida à luz da Palavra
·      Procure contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus
·      Busque meios para colocar em prática o que Deus lhe fala
·      Perceba o que você precisa mudar a partir dessa meditação
·      O que podemos fazer para tomar consciência dos nossos preconceitos e ajudar nossa família e nossa Igreja a ultrapassar as fronteiras que nos separam e reconhecer a fé dos outros/as?
·      Responda: O que Deus está pedindo que eu mude ou faça?
·      Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

(6)   Retorne à vida cotidiana
·      Se considerar conveniente, leia, na página seguinte, o subsídio proposto para ajudar na compreensão do texto lido
·      Recite o Pai Nosso e a Ave Maria, ou faça uma oração pessoal que resuma a experiência de oração desse dia.
·      Recite ou cante a invocação: Jesus, Maria e José: acolhei-nos, iluminai-nos e ajudai-nos!
·      Ouça e cante o refrão: Louvarei a Deus, seu nome bendizendo. Louvarei a Deus: à vida nos conduz! (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=PYsPJrMIv7M)
·      Apague a vela, guarde a Bíblia e conclua seu tempo de oração

SUBSÍDIO
O texto proposto para hoje omite a explicação que Jesus oferece aos discípulos que o interrogam sobre o sentido da parábola sobre o que realmente torna a pessoa impura (v. 15-20). Depois do dura crítica de Jesus aos mestres da leis e fariseus, e da instrução incisiva ao povo e aos discípulos, ele desembarca, com seus discípulos, em pleno território pagão.
Ali Jesus é procurado por uma mulher desprezada por ser pagã, por ser mulher, por ser estrangeira e por ser mãe solteira, viúva ou abandonada pelo marido (pois não há referências a irmãos ou a marido). Ela faz parte de um povo que a tradição judaica trata como amaldiçoado por Deus, mas pede a ajuda de Jesus em favor de sua filha psiquicamente perturbada. É a primeira mulher a falar no evangelho de Mateus!
Inicialmente, mesmo sendo invocado como filho de Davi, o defensor ideal dos indefesos, Jesus não se importa seu grito por socorro, e a trata no horizonte da ideologia da supremacia dos judeus sobre os demais povos. Ele entende ser enviado prioritariamente aos judeus! Os discípulos querem se livrar dela, mas a mulher não desiste, mas ela questiona a ideologia do privilégio de Israel!
Então Jesus se dirige diretamente a ela, mas para reforçar a prioridade do seu povo sobre os pagãos. E a mulher que aparece como necessitada e passa a ser crente se faz teóloga, e reinterpreta a afirmação excludente de Jesus. Então Jesus reconhece na luta persistente daquela mulher contra a exclusão étnica e religiosa uma clara manifestação de fé. Esta fé produz frutos, e sua necessidade é atendida.
 (Itacir Brassiani msf)

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