Dia 05
de Agosto | Quarta-feira | 18ª Semana do Tempo Comum
Evangelho segundo Mateus (15,21-28)
A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício
para iluminar e fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser
feita individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade, inclusive através das redes sociais.
Basta combinar com os amigos a mídia, a forma e o horário.
Em tempos de restrições à convivência e movimentação social,
imposição que vem se prolongando mais do que esperávamos mas que é necessária, por
respeito e cuidado com nosso irmãos e irmãs, a leitura orante é um modo de ir
além da simples assistência de celebrações virtuais e de impedir que este seja um tempo pesado e estéril.
Os textos propostos
e desenvolvidos aqui são aqueles indicados
pela Igreja para a liturgia diária. Mas os grupos organizados podem também
escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, se evite ficar apenas
com os textos que agradam mais e se proponha um roteiro.
Que a Palavra de Deus encontre em cada
um de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses
tempos inesperadamente difíceis – pela pandemia e pela crise generalizada
que vivemos em nosso país – produza bons
frutos.
(Missionários da Sagrada
Família
(1)
Coloque-se em atitude de oração
· Escolha um momento
adequado e tranquilo/a para a oração
· Escolha o lugar no
qual você se sinta bem
· Busque uma posição
corporal que lhe ajude a concentrar-se
· Acenda uma vela e
tome a bíblia em suas mãos
· Tome consciência
de si mesmo/a e do momento que vivemos
· Faça silêncio
interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus
· Reze, ouvindo e
repetindo o mantra: Pela Palavra de Deus saberemos por onde andar! Ela é luz e verdade,
precisamos acreditar! (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=0S2T8DRwiBM)
(2) Leia o texto da
Palavra de Deus
· Leia com toda a
atenção o texto de Mateus 15,21-28
· Leia o texto em
voz alta (se possível)
· Releia o texto uma
ou mais vezes (se necessário)
· Jesus e seus discípulos deixam o território dos judeus
e desembarca em terras estrangeiras, pagãs
· Eles experimentam atravessar as fronteiras nacionais,
étnicas, culturais e religiosas
· A região tem uma história de resistência ao judaísmo,
e os cananeus são tratados como povo amaldiçoado
· Jesus é procurado por uma mulher desamparada, em favor
de sua filha, atormentada psiquicamente (possuída pelo diabo)
· Jesus passa da indiferença à afirmação da prioridade
do seu povo, das “ovelhas perdidas de Israel”
· A mulher não se intimida, questiona a ideologia da
supremacia dos judeus e reinterpreta a própria afirmação de Jesus
· Feche a bíblia e
responda: O que este trecho da Palavra de Deus diz em si mesmo?
(3) Medite a Palavra
de Deus
· Reconstrua o
cenário do texto, incluindo a si mesmo/a na cena
· Procure participar mentalmente da cena: o desembarque
de Jesus e dos discípulos em território estrangeiro, os gritos e a insistência
da mulher, a indiferença de Jesus, a mentalidade excludente predominante, os
questionamentos da mulher e o reconhecimento surpreso de Jesus
· Será que também nós e nossa Igreja ainda prioriza
alguns setores privilegiados e descarta pessoas e grupos por preconceitos
étnicos, políticos, religiosos, de gênero, de raça?
· Somos capazes de reconhecer na luta perseverante e até
raivosa de algumas pessoas e grupos sinais de fé aguerrida?
· Procure perceber: O que
a Palavra de Deus diz a você hoje?
· Saboreie
interiormente aquilo que mais ressoa ou atrai você
(4) Reze com o texto
lido e meditado
· Tome consciência
de que este texto é Palavra de Deus
· Depois de escutar
atentamente, agora é sua vez de falar
· Não mude de
assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus
· Permita que o
próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta
· Não se preocupe
com raciocínios e frases bem articuladas
· Repita, como ração e súplica que brota das suas
profundezas e da vida do povo: Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim! Jesus,
filho de Davi, tem piedade do teu povo!
· Procure perceber o que
a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus?
(5)
Contemple a vida à luz da Palavra
· Procure contemplar
a realidade do mundo com o olhar de Deus
· Busque meios para
colocar em prática o que Deus lhe fala
· Perceba o que você
precisa mudar a partir dessa meditação
· O que podemos fazer para tomar consciência dos nossos preconceitos
e ajudar nossa família e nossa Igreja a ultrapassar as fronteiras que nos
separam e reconhecer a fé dos outros/as?
· Responda: O que
Deus está pedindo que eu mude ou faça?
· Assuma um
compromisso pessoal de conversão e mudança
(6)
Retorne à vida cotidiana
· Se considerar
conveniente, leia, na página seguinte, o subsídio proposto para ajudar na
compreensão do texto lido
· Recite o Pai Nosso e a Ave Maria, ou faça uma oração pessoal que resuma a experiência de
oração desse dia.
· Recite ou cante a
invocação: Jesus, Maria e José: acolhei-nos, iluminai-nos e ajudai-nos!
· Ouça e cante o
refrão: Louvarei a Deus, seu nome bendizendo. Louvarei a Deus: à vida nos
conduz! (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=PYsPJrMIv7M)
· Apague a vela,
guarde a Bíblia e conclua seu tempo de oração
SUBSÍDIO
O texto proposto para hoje omite a explicação que
Jesus oferece aos discípulos que o interrogam sobre o sentido da parábola sobre
o que realmente torna a pessoa impura (v. 15-20). Depois do dura crítica de
Jesus aos mestres da leis e fariseus, e da instrução incisiva ao povo e aos
discípulos, ele desembarca, com seus discípulos, em pleno território pagão.
Ali Jesus é procurado por uma mulher desprezada por
ser pagã, por ser mulher, por ser estrangeira e por ser mãe solteira, viúva ou
abandonada pelo marido (pois não há referências a irmãos ou a marido). Ela faz
parte de um povo que a tradição judaica trata como amaldiçoado por Deus, mas
pede a ajuda de Jesus em favor de sua filha psiquicamente perturbada. É a
primeira mulher a falar no evangelho de Mateus!
Inicialmente, mesmo sendo invocado como filho de
Davi, o defensor ideal dos indefesos, Jesus não se importa seu grito por
socorro, e a trata no horizonte da ideologia da supremacia dos judeus sobre os
demais povos. Ele entende ser enviado prioritariamente aos judeus! Os
discípulos querem se livrar dela, mas a mulher não desiste, mas ela questiona a
ideologia do privilégio de Israel!
Então Jesus se dirige diretamente a ela, mas para
reforçar a prioridade do seu povo sobre os pagãos. E a mulher que aparece como
necessitada e passa a ser crente se faz teóloga, e reinterpreta a afirmação
excludente de Jesus. Então Jesus reconhece na luta persistente daquela mulher
contra a exclusão étnica e religiosa uma clara manifestação de fé. Esta fé
produz frutos, e sua necessidade é atendida.
(Itacir Brassiani msf)
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