segunda-feira, 24 de agosto de 2020

Leitura Orante do Evangelho (25.08.2020)


Dia 25 de Agosto | Terça-feira | 21ª Semana do Tempo Comum
Evangelho segundo Mateus (23,23-26)

A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.

Em tempos de restrições à convivência e à movimentação social, a leitura orante é um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um tempo pesado e estéril.

Os textos que propomos são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Mas os grupos organizados podem também escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, preparem um roteiro e evitem escolher apenas os textos que agradam mais.

Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos.
 (Missionários da Sagrada Família
https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS)

(1)   Coloque-se em atitude de oração
·      Escolha um momento adequado e tranquilo/a para a oração
·      Escolha o lugar no qual você se sinta bem
·      Busque uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se
·      Acenda uma vela e tome a bíblia em suas mãos
·      Tome consciência de si mesmo/a e do momento que vivemos
·      Faça silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus
·      Reze, ouvindo e repetindo o mantra: Quero levar esta bíblia, ir cantando em procissão; ir feliz como quem leva a luz do céu em sua mão! (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=NkCrA4LJh-k)

(2)   Leia o texto da Palavra de Deus
·      Leia com toda a atenção o texto de Mateus 23,23-26
·      Leia o texto em voz alta (se possível)
·      Releia o texto uma ou mais vezes (se necessário)
·      Comece a leitura no início do capítulo (pois o trecho foi substituído ontem pelo encontro de Bartolomeu com Jesus)
·      Procure entender os detalhes de cada acusação e cada uma das maldições ou lamentos que Jesus dirige aos fariseus
·      Procure ler ao contrário: o que Jesus e o Reino de Deus pedem ou esperam daqueles/as que seguem esse caminho
·      Feche a bíblia e responda: O que este trecho da Palavra de Deus diz em si mesmo?

(3)   Medite a Palavra de Deus
·      Reconstrua o cenário do texto, incluindo a si mesmo/a na cena
·      Seguindo o que fala Jesus, você seria capaz de identificar as principais incoerências e contradições dos líderes cristãos e políticos de hoje?
·      Mais ainda: você seria capaz de identificar e dar nome às contradições e incoerências que rondam você, sua família e sua comunidade em relação ao Evangelho de Jesus?
·      Procure perceber: O que a Palavra de Deus diz a você hoje?
·      Saboreie interiormente aquilo que mais ressoa ou atrai você

(4)   Reze com o texto lido e meditado
·      Tome consciência de que este texto é Palavra de Deus
·      Depois de escutar atentamente, agora é sua vez de falar
·      Faça uma revisão serena e crítica de sua vida de discípulo/a, e da vida da sua Igreja, e invoque a misericórdia de Deus
·      Peça ao Pai a graça de empenhar sua vida pelo reino de Deus, com coerência, transparência e generosidade
·      Peça a Deus pelas lideranças da Igreja, tanto as lideranças leigas como as consagradas e as ordenadas
·      Não mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus
·      Permita que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta
·      Não se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas
·      Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus?

(5)   Contemple a vida à luz da Palavra
·      Procure contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus
·      Busque meios para colocar em prática o que Deus lhe fala
·      Perceba o que você precisa mudar a partir dessa meditação
·      O que podemos fazer para diminuir a incoerência e as contradições das lideranças da Igreja católica?
·      Responda: O que Deus está pedindo que eu mude ou faça?
·      Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

(6)   Retorne à vida cotidiana
·      Se considerar conveniente, leia, na página seguinte, o subsídio proposto para ajudar na compreensão do texto lido
·      Recite o Pai Nosso e a Ave Maria, ou faça uma oração pessoal que resuma a experiência de oração desse dia.
·      Recite ou cante a invocação: Jesus, Maria e José: acolhei-nos, iluminai-nos e ajudai-nos!
·      Ouça e cante o refrão: Guarda a Palavra, guarda no coração! Que ela entra em tua alma e penetre os sentimentos! Busca noite e dia a luz do amor de Deus; se guardares a Palavra, ela te guardará! (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=l0w4rIQdk7g)
·      Apague a vela, guarde a Bíblia e conclua seu tempo de oração
Guarda o coração compassivo para com os pobres, infelizes e aflitos, e quanto puderes, auxilia-os e consola-os. Por todos os benefícios que te foram dados por Deus, rende-lhe graças para te tornares digno de receber maiores. Em relação aos teus súditos, sê justo até ao extremo da justiça; e põe-te sempre de preferência da parte do pobre mais do que do rico, até estares bem certo da verdade. Procure com empenho que todos os teus súditos sejam protegidos pela justiça e pela paz. (Testamento espiritual de São Luís da França a seu filho – Século XIII)

SUBSÍDIO COMPLEMENTAR

Estamos acompanhando a atuação de Jesus em Jerusalém, onde ele se confronta com o templo e é atacado pelos sacerdotes, mestres da lei e fariseus. Jesus faz uma série de críticas aos fariseus e escribas, que começa em 23,1: eles não fazem o que ensinam, impõem pesados fardos ao povo, estão atrás de reconhecimento e notoriedade.

O texto de hoje faz parte de uma série de 7 maldições que Jesus dirige a eles por excluírem o povo do Reino de Deus, por tornar os convertidos piores que eles mesmos, por serem guias cegos e por falsificarem a Palavra de Deus. Hoje temos a quarta, a quinta e a sexta maldições.

Na quarta maldição, Jesus acusa os escribas e fariseus de praticar e ensinar uma visão parcial da vontade de Deus, excluindo dela a justiça e a misericórdia, que estão no centro do coração de Deus. Assim, eles não passam de cegos que se oferecem para guiar outros cegos. Dão importância aos detalhes e fazem menos da compaixão.

A quinta e a sexta maldição acusam esses líderes de incoerência e hipocrisia, pois vivem de aparências e disfarçam a ambição e o roubo violentos que movem tudo o que fazem. Roubo significa pilhagem violenta, e cobiça é descontrole na posse, no sexo e nas acusações injustas. O centro da vida deles está nas coisas e não nas pessoas.

A dura crítica de Jesus é originalmente dirigida aos fariseus e mestres da lei, mas, muitos anos depois, o evangelista pensa nos discípulos de Jesus. É uma crítica recordada e atualizada “para o consumo interno” da comunidade, visando a conversão e a coerência de vida dos discípulos/as do final do século I e de hoje.

Na condição de discípulos/as missionários/as precisamos estar sempre atentos/as ao risco da incoerência e da hipocrisia, pois elas não são privilégio dos fariseus...
(Itacir Brassiani msf)

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